O desenvolvimento e as atividades na Educação Infantil O diagnóstico pedagógico e a avaliação das necessidades educacionais especiais devem ter caráter global e funcional, permitindo:
• Identificar o nível, o grau e o tipo de especificidade necessária à adaptação curricular;
• Caracterizar as especificidades de desenvolvimento e de aprendizagem da criança cega ou baixa visão;
• Identificar e valorizar a construção do sistema de significação e os conhecimentos adquiridos pela criança;
• Reconhecer e respeitar a forma diferenciada e o caminho próprio que cada criança utiliza para perceber, compreender o mundo e adquirir conhecimento;
• Evitar avaliações comparativas e analógicas do desenvolvimento e produção da criança cega com a criança que enxerga;
• Considerar que a criança com deficiência visual necessita de mais tempo para construir esquemas simbólicos, pré-operatórios e conceituais do que as outras crianças;
• utilizar como referencial para avaliação situações de brinquedos, jogos e atividades da vivência e da experiência prática da criança.
Quer saber mais ?
Acesse:
Fonte: http://www.visaolaser.com.br
Fonte imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário