Pedro Demo (2008)
“Reconstruo aqui sumariamente alguns cenários da relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e educação. Ainda que o fosso entre alfabetizações arquitetadas fora da escola (em geral no âmbito do computador e internet) e a alfabetização tradicional na escola esteja se exacerbando (Coiro et alii, 2008), persiste a expectativa de que este fosso possa ser superado à medida que as TICs sejam inseridas em processos educacionais e formativos. Esta inserção é, em geral, vista como simples instrumentação, mas, sendo novas tecnologias alfabetização igualmente (Lawless/Schrader, 2008. Merchant, 2008), sua relevância toma outro sentido, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Com os avanços da web 2.0 e congêneres, os ambientes virtuais de aprendizagem se enriqueceram notavelmente através de programas que facultam autoria (em especial blogs e wikis) (Mika, 2007. Solomon/Schrum, 2007. Stauffer, 2008. Vossen/Hagemann, 2007), aproximando-se de um dos desideratos mais marcantes de processos educacionais: construção de autonomia/autoria (Maturana, 2001. Freire, 1997). “
Leia todo o texto do autor em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário