Dez pontos a rever na educação O Brasil segundo o autor esta despertando e começando a dar a educação o espaço que ela necessita, onde se abre mais espaço na mídia para o tema e os resultados ruins dos exames nacionais mostram a deficiência, dando-se espaço ao Plano de Desenvolvimento da Educação, com intenção de apontar as raízes deste problema foram enumeradas dez questões centrais deste problema.
1- Educação Básica – apesar de esta ser obrigatória e gratuita, as péssimas condições em que são oferecidas no sistema publico fazem com que se perpetuem as desigualdades sociais.
2 – A ampliação do acesso à escola não acompanhou a melhoria dos equipamentos e da infra-estrutura, o que diminui a participação cultural.
3 – Com a inadequação do ensino a cultura a escola vem formando uma massa de analfabetos funcionais que não conseguem ingressar no mercado de trabalho, esta característica é crescente pela falta do resgate social e inclusão educacional, tendo suas conseqüências impressas na cultura e na economia, para reverter este quadro é necessário à capacitação profissional adequada.
4 – Formação de professores vem acontecendo apenas no sentido teórico, ou seja, apenas nas academias, desta forma os professores descolados da pratica não conseguem relacionar o contexto da escola as praticas, para mudar é necessário uma parceria entre escola e academia onde se proporcione uma formação calçada na pratica.
5 – Professores das series iniciais e gestores formam-se nos cursos de pedagogia, tornando estas habilitações sem focos e prejudicando as categorias, os cursos de licenciatura não possuem articulação responsável entre saberes disciplinares e competências pedagógicas.
6 – Livros-Texto e outros materiais são editados sem o contexto da escola publica, seu alvo são as crianças da rede privada, faltam recursos adequados à rede publica.
7 – A educação de massas vem sendo feita de forma que o aluno ainda é aquele ser no qual o professor deposita conhecimentos, para possibilitar uma mudança é necessário que se crie políticas educacionais que visem à emancipação do jovem.
8 – Avaliação, esta vem acontecendo de forma a punir e excluir os alunos, o que acaba por classificar a escola e não aperfeiçoa-la.
9 – Avaliação de professores deve ser feita de acordo com o desempenho de seus alunos e não supervalorizando títulos, os professores devem ser pagos adequadamente por sua capacidade.
10 – A mobilização da vanguarda intelectual e política são responsáveis pela produção cultural e social de um país, por enquanto isso não acontece às universidades seguem sua política educacional de atingir metas de produtividade seguindo propostas inadequadas de avaliação.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário