ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


Mostrando postagens com marcador Atualidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atualidade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de junho de 2014

Admorável Mundo Novo da Educação a Distância

           "Mundialmente já enraizada, a Educação a Distância, nos apresenta números incontentáveis. E, em terras tupiniquins, a realidade em muito pouco se difere.
         Falamos em milhões de alunos, com os dados do Censo de Educação Superior, 6,7 milhões debrasileiros lançam mão desta modalidade. No mundo as cifras são ainda maiores e mais representativas, como exemplo o Canadá, pais pioneiro na ampliação e massificação da EaD, com os impressionantes 32 milhões de estudantes que contam com 56 universidades, das quais 53 oferecem cursos nesta modalidade. E, a cada dia novos números são atualizados."

Autor: Gildete Ritt

Leia o texto completo em:
http://educacaoeminovacao.blogspot.com.br/2014/06/admiravel-mundo-novo-da-educacao.html

Peter Drucker - Para pensar o futuro

Você ainda escreve cartas?

Por: Eliana Rezende

"Provavelmente a resposta é: "parei faz um tempão!"
Mas houve um tempo em que as cartas possuíam um ritual de produção e atenção. Lembram-se dos envelopes que continham perfume? Pois é... novos tempos. Mas e agora?
As formas de escrita sempre encontraram diferentes suportes e as cartas tal como os diários, representam uma forma de escrita ordinária onde imprime-se com o que se sente."
 
 
 
Veja o texto por completo em:
 
 
Fonte da imagem:
 
 

domingo, 8 de junho de 2014

10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula

 




“Cada país está em um nível diferente no uso das tecnologias móveis em sala de aula. Por isso, é importante que cada um use o guia adaptado às suas necessidades locais”, diz Steve Vosloo, coordenador do projeto. O especialista conta que a ideia de lançar essas recomendações surgiu a partir da constatação de que, mesmo considerando o uso das tecnologias em sala de aula algo pedagogicamente importante, muitos governos não sabiam por onde começar. A questão do acesso já havia sido mais ou menos resolvida; o problema agora era dar significado a esse uso. Especialistas da Unesco espalhados pelo mundo começaram a elaborar um guia com orientações que servissem a qualquer governo, independentemente do grau de maturidade que o país estivesse nesse debate."


Saiba mais sobre o assunto acessando:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

4 tendências de tecnologia que estão mudando a escola moderna

"Se a tecnologia mudou o mundo moderno, imagina só o que ela pode fazer dentro da sala de aula. Meninos e meninas, jovens e adultos, cada vez mais sentem a influência dos aparatos modernos em sua vida cotidiana. E a escola não está longe disso. Pelo contrário! É o espaço que mais tem se esforçado para acompanhar as tendências desta nova geração que  já nasceu na era da internet."


Clique no link abaixo e saiba quais são as tendências de tecnologia que estão mudando a escola moderna.


Fonte da imagem:


A Educação No Fundo Do Poço

By

"Custa-me a entender, para não ser prolixo nessas colocações, que já cansam o povo brasileiro, e já faz tanto tempo, o que permite justificar todos os investimentos feitos na educação deste país.
Desde que me entendo por gente, e já está há quase 40 anos, escuto meu pai falar: '' Governo sem vergonha o que temos, que não faz nada pelo povo’’.
Pois é, amigos, de tanto ouvir, hoje, mais consciente e conhecedor das coisas, vejo que todas essas colocações feitas pelo meu pai são pertinentes, pois um homem de 77 anos já passou por muito mais situações nessa vida do que este seu filho."

Leia o texto completo acessando:

terça-feira, 13 de maio de 2014

Google lança ferramenta para professores

""Muitos educadores podem encontrar maneiras de utilizar a tecnologia em prol de uma educação ainda melhor, evitando o trabalho excessivo. Passamos o último ano bem próximos aos educadores para entender sistemas que podem simplificar suas cargas de trabalho, para que eles possam se dedicar ao que realmente amam, que é ensinar", explica o comunicado no blog.

Matéria completa:  

A Educação No Fundo do Poço

Professor, Palestrante e Especialista em Educação Inclusiva Principal contribuidor
 
Custa-me a entender, para não ser prolixo nessas colocações, que já cansam o povo brasileiro, e já faz tanto tempo, o que permite justificar todos os investimentos feitos na educação deste país.
Desde que me entendo por gente, e já está há quase 40 anos, escuto meu pai falar: '' Governo sem vergonha o que temos, que não faz nada pelo povo’’."
 
Veja o artigo na íntegra em:

terça-feira, 6 de maio de 2014

Senescência e Conhecimento

"Mas afinal, qual a relação desses dois conceitos?

Vejamos: para adquirir conhecimento precisamos de tempo. À passagem de tempo, envelhecemos. Logo, quanto mais envelhecermos, dadas as condições certas, mais conhecimentos adquiriremos. O silogismo pode parecer fútil, mas não podemos negar que tem uma lógica plúmbea. Dado o tempo necessário para adquirir conhecimento, nas condições certas para adquiri-lo, certamente por iteração, ele aumentaria. Não há como negar.
Mas, como qualquer músculo bem treinado, o cérebro no idoso, mesmo com a diminuição natural dos neurotransmissores (dopaminas, serotoninas e norepinefrinas), ainda conseguirá funcionar. Mais e melhor, se for exigido rotineiramente. O exercício cerebral executado, neste caso, seria a relação de conceitos e experiências com novas informações e eventos."

Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto em:


Fonte da imagem:

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico

"A humanidade vive, hoje, um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes sobretudo do avanço tecnológico, nas diversas esferas de sua existência: na produção econômica dos bens naturais; nas relações políticas da vida social; e na construção cultural. Esta nova condição exige um redimensionamento de todas as práticas mediadoras de sua realidade histórica, quais sejam, o trabalho, a sociabilidade e a cultura simbólica. Espera-se, pois, da educação, como mediação dessas práticas, que se torne, para enfrentar o grande desafio do 3o milênio, investimento sistemático nas forças construtivas dessas práticas, de modo a contribuir mais eficazmente na construção da cidadania, tornando-se fundamentalmente educação do homem social." (ANTÔNIO J. SEVERINO - Professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da USP)

Leia o trabalho completo acessando:

Os formatos e as metodologias do futuro

"

Como serão as aulas do futuro? Semi presenciais? Síncronas? Online? Socráticas? Com o uso de simuladores? Haverá um pouco de tudo. Mas o mais importante é que o formato do conteúdo e a sua metodologia pedagógica serão adaptados às preferências de aprendizado de cada aluno.
Algumas escolas mais modernas já começam a estabelecer grupos de discussão para debater sobre como deverá ocorrer a troca de conhecimento entre professores e alunos com a adoção das novas tecnologias educativas que invadirão nossos lares e escolas nos próximos anos. Que conteúdo será lecionado em que formato? Para quais tipos de matéria vale a pena usar um tablet? Quais matérias serão mais bem compreendidas se aprendidas através de um videogame? Isso tudo estará na mesa do educador consciente."(Newton Campos)

Leia o artigo na íntegra em:

Fonte da imagem: promoview.com.br


terça-feira, 29 de abril de 2014

Corpo Humano em 3D

"Imagine como seria ainda melhor se fosse possível visualizar o digestório, circulatório e vários outros, em uma interface interativa que pode ser controlada pelo mouse e não requer arquivos de instalação.
Pois é exatamente isso que oferece o Zygote Body, o antigo Google Body Brownser criado para fins estudantis. O programa havia sido abandonado pelo Google com o fim do Google Labs, mas a empresa resolveu abrir seu código-fonte e entregá-lo à Zygote, que fornecia as imagens usadas no serviço.
Ele roda totalmente online, mas infelizmente não são todos os navegadores que oferecem suporte para o serviço, pois o aplicativo exige que o browser possua aceleração WebGL. Os navegadores Internet Explorer 10, Firefox 4 ou superior, Safari 5.1 ou superior, Chrome 8 ou superior e Opera 12 ou superior tem suporte à tecnologia."

quarta-feira, 9 de abril de 2014

15 Herramientas 2.0 para profesores

"Las nuevas tecnologías han supuesto un gran cambio en la sociedad y uno de los ámbitos en los que están produciendo este cambio es el de la educación. El acceso y manejo de información es ahora mucho más sencillo y está disponible para todos los usuarios."

Acesse o link abaixo e descarregue gratuitamente o livro 15 Herramientas 2.0 para profesores.



"Para poder usar esta tecnología dentro de las aulas proponemos una serie de herramientas con las que se pueden llevar a cabo una gran cantidad de actividades de diversos tipos que fomentarán el desarrollo de habilidades en los alumnos así como la motivación y el entusiasmo por el aprendizaje tanto de profesores como de estudiantes.
El libro se divide en:
- Tabla de contenidos
- La revolución de las TIC
- Las TIC en el aula
- Herramientas
- ¿Quieres saber más?"

quinta-feira, 13 de março de 2014

Exemplos de práticas didáticas não ensinadas aos professores

"... série especial do iG mostra como o professor tem pouca chance de aprender a ensinar . As faculdades têm apenas 5% a 10% de todo o conteúdo voltado a métodos e práticas docentes e a formação dentro da escola, prevista em lei, não ocorre ou se perde em questões burocráticas.
O problema se agrava com a velocidade das mudanças tecnológicas e a dificuldade dos docentes de aproveitar o potencial das ferramentas digitais."

 Saiba quais são os exemplos práticos de técnicas pedagógicas dados pelos especialistas que criticam o abandono da formação do professor acessando o link abaixo.

Temas Científicos Contemporâneos no Ensino de Biologia e Física

"Você é professor(a) de Física, está em sala e, antes mesmo de começar sua aula, um estudante aproxima-se com a seguinte pergunta: Professor(a), você viu no jornal que Plutão deixou de ser planeta? Caso você seja professor(a) de Biologia provavelmente já deve ter sido questionado algum dia sobre a possibilidade de clonagem de seres humanos ou as maravilhas das célulastronco. Na maioria das vezes, essas perguntas nos pegam de surpresa pelo fato de não termos contemplado em nosso planejamento de curso esses assuntos. Tais questionamentos têm feito, a nós professores de ciências, de uma forma geral, refletirmos sobre os temas que selecionamos para ensinar em nossas aulas. Além disso, por trás da discussão sobre a seleção dos conteúdos temos um debate mais amplo que nos remete à relevância social, cultural e política do ensino de ciências que nos faz avaliar o porquê de termos presentes determinados conhecimentos em sala de aula." ( Tatiana Galieta Nascimento, Marco A. S. Alvetti )

Veja este e outros assuntos relacionados em:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rcen&cod=_temascientificoscontempo

quarta-feira, 12 de março de 2014

O Papel das Redes Sociais na Educação a Distância

"O Ensino a Distância tem se tornado indispensável para quem deseja aperfeiçoamento profissional. O EaD tem favorecido pessoas de todo o país, mesmo se tratando daquelas que moram em locais distantes das grandes cidades, possibilitando a troca de informações entre pessoas das mais variadas regiões. Normalmente uma turma de um determinado curso à distância, poderá ter uma quantidade muito maior de pessoas, comparada a de um curso presencial. Esse grupo heterogêneo poderá apresentar uma variedade de informações que agregará valor a todos os alunos." (Eder Maia Lorenzo)

Leia mais em:


Fonte da imagem:
http://www.fucapi.br/educacao/2012/09/dicas-de-seguranca-em-redes-sociais/

quinta-feira, 6 de março de 2014

A contextualização do ensino de biologia frente aos novos avanços da ciência

By Maria Leiliane da Silva

"O presente trabalho propõe uma análise do ensino da biologia, com enfoque na contextualização da prática docente frente aos novos avanços da ciência e tecnologia. Mediante uma pesquisa bibliográfica e reflexões da prática docente, ele realiza uma análise sobre os objetivos da educação científica e os desafios presentes na escola, na perspectiva de traçar um panorama a respeito das relações entre Ciência e Tecnologia já existentes. Partindo da premissa de que a sociedade seja analfabeta científica e tecnologicamente e que, numa dinâmica social crescentemente vinculada aos avanços científico-tecnológicos, a democratização desses conhecimentos é considerada fundamental, as informações aqui apresentadas apontam para a necessidade de uma redefinição da ciência escolar e na forma de condução das atividades de ensino, para que os conhecimentos sobre as novas tecnologias se transformem em conteúdos pedagogicamente assimiláveis pelos alunos e propiciem a oportunidade de ampliarem a leitura da realidade, de forma que tal conscientização possa levá-los a ações que promovam transformações sociais."

Leia o trabalho na íntegra acessando:

Fonte da imagem:


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Novas estratégias para a defesa da biodiversidade

By  Fabiano Ávila

"Estudo descreve como o atual modelo de proteção ambiental de priorizar a criação de reservas não irá resistir ao aumento da população e sugere que ações globais devem ser adotadas mesmo que alterem o modo de vida das pessoas."


"... Segundo a PBL a única maneira de frear de forma consistente a perda da biodiversidade é fazendo uma mudança estrutural no nosso modelo de produção e consumo, mesmo que para isso sejam necessárias leis severas limitando a pesca, a expansão da pecuária e determinando a alteração do uso da terra..."

Leia o estudo por completo acessando: