"Você é professor(a) de Física, está em sala e, antes mesmo de começar
sua aula, um estudante aproxima-se com a seguinte pergunta:
Professor(a), você viu no jornal que Plutão deixou de ser planeta? Caso
você seja professor(a) de Biologia provavelmente já deve ter sido
questionado algum dia sobre a possibilidade de clonagem de seres humanos
ou as maravilhas das célulastronco. Na maioria das vezes, essas
perguntas nos pegam de surpresa pelo fato de não termos contemplado em
nosso planejamento de curso esses assuntos. Tais questionamentos têm
feito, a nós professores de ciências, de uma forma geral, refletirmos
sobre os temas que selecionamos para ensinar em nossas aulas. Além
disso, por trás da discussão sobre a seleção dos conteúdos temos um
debate mais amplo que nos remete à relevância social, cultural e
política do ensino de ciências que nos faz avaliar o porquê de termos
presentes determinados conhecimentos em sala de aula." ( Tatiana Galieta Nascimento, Marco A. S. Alvetti )
Veja este e outros assuntos relacionados em:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rcen&cod=_temascientificoscontempo
Páginas
ESTE BLOG É NOSSO
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.
quinta-feira, 13 de março de 2014
Temas Científicos Contemporâneos no Ensino de Biologia e Física
Postado por
Unknown
às
quinta-feira, março 13, 2014
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Aluno,
Atualidade,
Biologia,
Ciências,
Debates,
Educação,
Educador,
Estudo,
Física,
Grupos de Discussão,
Professor,
Supervisão Escolar,
Temas científicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário