ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

LENDO PIERRE LÉVY 2 - O COMPUTADOR

Não podemos admitir que a técnica suplantará o homem, ou que a máquina substituirá o homem e toda a sua história. Certamente quem assim pensa caminha na contramão da evolução humana. Cada descoberta feita pelo homem traz em seu bojo a intervenção em cada ramo do conhecimento uma parcela individual da colaboração de indivíduos promovendo no seu todo uma mudança cultural, política, educacional e da forma da aquisição desta nova situação. Quando houve o domínio do fogo pelo homem, esta nova tecnologia provocou o imaginário coletivo na busca de alternativas para seu uso (a iniciativa individual que passa ao coletivo) e, todavia não fez com que todo o conhecimento anterior (seja ele qual for) tenha sido esquecido. Ao contrário,a este conhecimento(fonte motivadora para o surgimento de outros tantos mais complexos) somou-se a uma nova realidade humana. O advento da impressão gráfica (assim como as compilações manuscritas na sua época) chegou para consolidar historicamente todo o conhecimento historicamente criado e que se tornou perene e de um acesso mais fácil a um maior número de indivíduos. A política,as ciências,as tradições,a religião...enfim,todo o conhecimento humano real ou imaginário chega de forma mais efetiva e abrangente a população. As reflexões sobre a importância da comunicação tomaram novos rumos quando da invenção do telégrafo e do telefone. Decretaram de certo modo que o ser humano perderia o contato físico com seu semelhante pela facilidade da comunicação.Não foi o que ocorreu.Na mesma linha de pensamento decretou-se a extinção do rádio,do jornal e do cinema com o surgimento da televisão.Obvio que houveram grandes mudanças no pensamento,na forma de agir e gerenciar os meios de comunicação para uma adequação a nova realidade tecnológica.Agora se analisarmos o quanto de positivo toda esta tecnologia trouxe para motivar o pensar,o refletir,para o criativo humano indiscutivelmente é positiva.Apesar de toda a influência política,de governos e grupos que sempre existiram ( e existirão) para entravar o desenvolvimento humano ou formar massas de manobras benéficas aos seus propósitos. Hoje, segundo Lévy, o computador tornou-se mais um dispositivo tecnológico através do qual percebemos o mundo através de uma matriz de leitura informática, onde todos os fenômenos são apreendidos graças aos cálculos quase instantâneos, imagens e sons que aparecem na tela do monitor ou de outro periférico. Toda a história da humanidade pode passar pela tela do monitor de um computador,algo muito mais complexo do que parece,pois podemos conceber o social,os seres vivos ou processos cognitivos com grande precisão.É uma grande fonte de informações que não destroem,de forma nenhuma,o passado,o presente ou colocam o futuro em dúvida,ao contrário são fontes incalculáveis para motivar o imaginário para a reflexão,a crítica,ao pensamento e a formação do conhecimento individual e coletivo Embora,estejamos numa fase de transição da cultura tradicional para uma nova cultura global ainda indefinida,não profunda e seriamente analisada,onde a ordem dos saberes e representações ainda estão longe de uma organização e uso produtivo não se pode negar a presença marcante das mídias e da informática no mundo.Muito ainda tem-se que mudar no modo de ser ,saber e agir diante destas novas tecnologias.

RELEITURA POR RENATO HIRTZ 
FONTE: AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA TRADUÇÃO CARLOS IRINEU DA COSTA - 1993
domingo 25 julho 2010 18:03

Nenhum comentário:

Postar um comentário