ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por que avós e netos se dão bem?

  Parei para analisar porque avós e netos convivem tão bem. Os pais dizem que os avós estragam os netos fazendo suas vontades todas e babam por eles.
     Uma criança não tem medida de tempo. Tem muito tempo pela sua frente,basta ver que muitas vezes passa horas vendo aquele filme já visto dezenas de vezes e sente as mesmas emoções sem nenhuma preocupação.Se deixarem ela fica horas brincando na pracinha e sempre acha que foi muito pouco tempo.Parece que o tempo e a energia de uma criança são inversamente proporcionais em grandeza.
     Já os avôs têm em vista muito pouco tempo, mas aprenderam a lidar com ele e já não mais se angustiam com ele. Já podem ter o luxo de se deixar levar pelo tempo e viver um dia que parece ter mais do que 24 horas.
     Aí reside o âmago da questão. Os avós se igualam aos netos na questão do tempo e se dão ao prazer de viver a vida de modo tão sábio.Os dois se permitem serem eles mesmos e sabem curtir cada momento de sua existência brindando-se com as coisas mais simples e delas absorvendo a alegria da vida. Já os pais estão atarefados com mil coisas. Não tem tempo para brincar,sentar a sombra de uma árvore,ir a pracinha,comer algodão doce ou ver aquele filme “espetacular” sobre os dinossauros ou ler aquele livro surrado dos contos das Mil e uma noites ! O dia deles é muito curto. Seria muito bom se o dia se alongasse em mais horas para que pudessem passear de mãos dadas com o filho e ir até uma sorveteria e numa contra indicação comer sorvete às escondidas para evitar uma dor de garganta ou que provocasse um aumento no nível da glicose.
     Se permitir viver a vida em todos os seus momentos. Esta é a cumplicidade entre avós e netos.

Autor:
RENATO HIRTZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário