ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

BIOLOGIA : Bactérias despoluidoras!

      Isso mesmo!! Nem todas bactérias são causadoras de doenças para o ser humano. Muitas delas são fundamentais para garantir a fertilidade do solo, outras habitam partes do nosso corpo e são benéficas, como as que fabricam vitaminas no nosso intestino.        
     Segundo as pesquisas desenvolvidas pela equipe da Dra. Elen Aquino Perpétuo, do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA) de Cubatão, bactérias como Chromobacterium violaceum e a Caulobacter crescentus demonstraram ser muito eficientes na degradação de um composto tóxico chamado fenol. Compostos como este são poluentes ambientais descartados por refinarias de óleo e indústrias químicas.
     Essas bactérias podem se adaptar aos ambientes poluídos por essa substância, tornando-se capazes de utilizar os fenóis como fonte de nutrientes e energia. Devido a sua capacidade, elas podem ser utilizadas para tratar os efluentes dessas indústrias, antes que sejam liberados no ambiente.

Para saber mais sobre bactérias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário