ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

MUDANÇA DE HÁBITO

     Sou um apaixonado pela tecnologia, principalmente pela informática. Os benefícios que todo o desenvolvimento tecnológico trouxe para as pessoas é incontestável.Não há retorno para este desenvolvimento que facilitou a vida do cidadão e já faz parte dela de modo natural.
    Desde pequeno a criança entra em contato com o controle remoto da televisão,do aparelho de som,com brinquedos eletrônicos e até mesmo manuseia habilmente um celular . Na frente do computador as pessoas entram em contato com o mundo através das redes sociais. Pessoas desconhecidas travam amizades e mantém contato com outras pessoas desconhecidas.Há uma disputa velada para ver quem tem um maior número de contatos pelo mundo afora.Outras,chegam a reunir seus “amigos” em festas para comemorarem e se conhecerem na realidade.Há casos de uniões daqueles que se conheceram  “via internet”.
   Por outro lado,fatos constrangedores e que envolvem a área criminal ocorreram com “amigos virtuais” que de fato agiram como “inimigos virtuais”.Apesar de tudo isto,as redes sociais são caminhos produtivos para o inter-relacionamento pessoal e em todas as esferas da ação humana. Da mesma forma, o e-mail é o meio de comunicação mais eficaz e documental da rede mundial.
   Através dele as informações,de todos os tipos,giram o mundo.Movimentos sociais,empresas e entidades no mais amplo sentido fazem dele seu meio de comunicação.E,chega-se ao twitter.Usado debilmente por uma parte dos usuários e produtivamente pela outra traz em si a particularidade de ser o mais rápido,mais abrangente e de impacto quase imediato para o objetivo que se desejar atingir.Seguimos e somos seguidos por um número de pessoas que auemnta dia a dia numa proporção quase geométrica.
   Como educador vejo nestas ferramentas da tecnologia da informação e comunicação um caminho fantástico para a educação e cultura. Através de um leque quase infinito de atividades certamente promoveremos a formação do conhecimento global e específico do aluno,ser social e que está vivendo a era digital,mas isto são considerações para outro momento.
   Considerei tudo isto acima para chamar a atenção de uma outra situação paradoxal a esta. As pessoas estão perdendo a capacidade de relacionamento quando se vêem frente a frente.Parece não suportarem mais a presença do outro.A falta de educação ou ausência dela,por exemplo,daquele que para em frente a uma banca de jornais para comprar uma edição matutina de um jornal e daquele que está ali para vender é algo curioso.Já me dei conta do espanto de determinadas pessoas,em situações corriqueiras,quando ouvem um “bom dia “ ou “como vai ?”. Em contra partida trocam mil gentilezas quando estão em bate papo via sistemas de comunicação instantânea, scraps lindíssimos são enviados quando alguém faz aniversário e emotions enchem o espaço dos e-mails com as mais diversas sensações de carinho, amizade ou considerações pelo destinatário.
   A mesma pessoa que atende no balcão de uma repartição pública,loja ou empresa com aquela deseducada má vontade envia e-mails cordiais e educadíssimos questionando se o atendimento pós venda está sendo do agrado do coitado que sofreu um processo quase traumático de ausência de cordialidade básica.
  Já fui solicitar um atendimento numa repartição municipal sendo recebido como se ali  estivesse pedindo um favor ou atrapalhando toda a dinâmica administrativa.A resposta que recebi foi um sonoro “não há possibilidades” de forma lânguida e um “seguinte” como forma de despedida.Escrevi um e-mail exatamente com a mesma solicitação e horas depois a resposta positiva a solicitação que havia feito vinha carregada com uma cordialidade beirando a pieguisse .Pasmem: ela havia sido emitida pelo mesmo funcionário que me atendeu anteriormente !
   É paradoxal o quanto a rede mundial de computadores favorece as interrelações humanas e o quanto estamos nos afastando um do outro reservando nossos bons sentimentos para serem transferidos através de um teclado ou de um mouse.
   Será que terei de enviar um e-mail a minha esposa para marcar uma janta romântica hoje à noite? Enviar um scrap ou uma mensagem de texto cheia de emotions,sinais sonoros e musiquinhas ?
   Prefiro falar ao seu ouvido sentindo o seu perfume, suas reações... é bem melhor !

Renato Hirtz
Fev/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário