ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Domínio de conteúdo

  Lembro de meu tempo de colégio, dos irmãos Lassalistas do Colégio São João. Sinto muito orgulho de ter estudado em uma escola onde tínhamos admiração pelos nossos professores.Muitos eram duros,ríspidos,sérios e outros jogavam bola conosco,íamos a passeios,retiros,líamos bastante e nos divertíamos muito.
     Quando os caminhos da vida e escolhas me levaram a Faculdade de Biologia e um concurso público me fez professor estadual decidi seguir o exemplo daqueles professores do colégio. Pensei o que eles tinham de diferente de outros. Conclui que eles eram respeitados, admirados e elevados a exemplos de vida por um detalhe importantíssimo, entre outros tantos: dominavam o conteúdo de suas disciplinas.
     É... sabiam o que estavam ensinando.Tinham na mão o conteúdo a ser ensinado.Da origem latina,grega ou hebraica da palavra até a razão de seu emprego na frase sabia o professor de Português.Da demonstração do teorema até a aplicação da formula dele gerada e os meandros lógicos para a solução de um problema de matemática eram explicados na sua íntegra.Por aí íamos aprendendo com longas provas escritas e as famigeradas provas orais que nos punham a prova de equilíbrio emocional e de conhecimento.
     Não havia recuperação terapêutica ou outras figuras pedagógicas que mascaram a aprendizagem do aluno. Sabia ou não sabia.Se não sabia permanecia na série até aprender e pronto.Não havia devaneios pedagógicos para se aprender.
     O resultado é que se aprendia na marra ou na vontade de aprender... Aprendia-se e não esquecíamos mais, pois até hoje todos aqueles que passaram pelos bancos escolares desta época ( e não vai tanto tempo assim) ainda lembram do que aprenderam e não ficaram sequelados mentalmente ou fisicamente.
     Com 29 anos em sala de aula aprendi que o primeiro passo para o professor ser respeitado por seus alunos, pela comunidade escolar e pelos seus pares chama-se domínio de conteúdo e o segundo é boa vontade de ensinar. Depois vem todo o resto.

Autor:
Renato Hirtz

Nenhum comentário:

Postar um comentário