ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

CAUSO: DISCURSO DE “CONTIÚDO”

Blog de coisastantasderenatohirtz :COISAS TANTAS DE RENATO HIRTZ, CAUSO: DISCURSO DE “CONTIÚDO”
       Rubião foi eleito vereador por seus méritos, pelo seu esforço e pela participação efetiva nas ações realizadas em prol dos menos favorecidos da sua cidade. Criado pelo mundo, muito cedo teve que trabalhar e em vista disto afastou-se dos estudos quando estava na 3ª série do antigo primário. Matuto, de cultura reduzida, nunca se interessou em continuar seus estudos e com isto, tornou-se um indivíduo tido como “ignorante”, “grosso” e em bocas pequenas “muito burras”, mas era esforçado o vivente.
     A escola da vida e talvez, o seu instinto de preservação é que o auxiliavam na sua carreira política.Chegou a ser presidente da comissão de obras na egrégia câmara de vereadores de sua cidade.
      Certa feita, acompanhando um engenheiro de obras para a verificação da construção de uma ponte de vão considerável no município, aprontou uma das suas.feitas as devidas medições e avaliações topográficas foi constatado que a edificação da referida ponte não poderia ser de madeira, como desejava o Rubião.Seria inviável e naquele caso haveria a necessidade de ser construída uma ponte de concreto armado, com pilastras e outros recursos de engenharia.
     -Mas como não dá? Dá sim.Coloca uns troncos bem grossos e uns “taubuão” e ta feita à ponte, retrucou o Rubião. O Rubião já olhava para o engenheiro com um ar de impaciência.
      Este, por sua vez, vendo que não adiantava tentar esclarecer, em detalhes, o nobre edil tentou simplificar a explicação.
     -Caro vereador.A largura e o comprimento da ponte é muito grande.Por aqui passarão carros e caminhões pesados.Uma ponte construída com madeiras não suportará o peso e, além disso, há a Lei da Gravidade.Vai vir tudo abaixo.
      Imediatamente Rubião, com um ar de soberba e satisfação, em alto e bom som rebate.
      -Meu amigo doutor, se o “ploblema” é esta tal de Lei, faço um projeto de lei na câmara e eu e meus “cumpanheiro” “revoguemo” a dita! Não tem “ploblema”.
      O engenheiro e os que estavam ao redor se entreolharam e foram saindo de mansinho, escondendo os risos entre as despedidas e abraços formais.Rubião não perdendo a pose, abre o vidro do carro e grita para o engenheiro:
     - “Decha” comigo doutor.Me dá uns 15 dias e está “Lei de Gravidade” ta revogada ““.  
     Outro dia, por força de protocolo foi convidado para participar de uma reunião sobre “Problemas de Segurança Pública no Município”.Assunto que estava em alta no momento, merecendo a atenção das autoridades. Na reunião estavam presentes o Prefeito, o Presidente da Câmara de vereadores, o Juiz de Direito da Comarca, o Promotor, o Delegado de Polícia, Advogados, Professores, Presidentes de Associações e o Rubião que fazia parte da Comissão de Segurança do Município, também.
      Reunião iniciada e ouviram-se as considerações de cada uma das autoridades presentes, colocando seus anseios, problemas e soluções para o problema que estava sendo tratado. Rubião, no seu íntimo, ficava admirado quando ouvia alguém falar bonito.E pegava daqui e dali alguns termos e expressões que achava interessante e que lhe soava bem aos ouvidos. E não havia dúvida.Podendo emprega-las ao longo de seus discursos, assim o fazia.Não interessava que as palavras ou expressões se encaixassem de forma correta ou não ao assunto que estava tratando.O importante para ele era falar bonito e impressionar quem o estivesse ouvindo, positiva ou negativamente (o que acontecia na maioria das vezes).
      E lá pelas tantas, o coordenador da reunião passa a palavra ao Rubião.Aprumou-se na cadeira puxa o “nicrofone” e inicia sua fala:
     -Meus senhores e minhas senhoras.Não vou dizer o nome de cada um, pois levaria muito tempo e o “ploblema” é estrutural.A “cromplexidade” do “ploblema” é tanta que não sei por onde devo começar a “reatar” cada uma das partes de provocam tal situação.O importante é identificar se as atitudes das autoridades do “municips” esta ou não de acordo com a legalidade das ações que devem eliminar o “ploblema” que ora “aflége” a população menos assistida.O certo é que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e não vamos misturar as coisas se não vai ficar tudo na mesma coisa.Uns “prende”, outros vão lá e “soltam os bandidos” e ainda tem outros que condenam os bandidos e os “dvogados” vão lá e tentam soltar de novo.E aí “se conséste” a problemática do “ploblema” .Tem que prende e deixa preso, sem os “dvogado” se mete à tira eles de lá.E tenho dito.
     O silêncio era divino.As pessoas que ali estavam levaram alguns segundos para absorver a tamanha profundidade da intervenção do caríssimo vereador.Estavam estáticas até que alguém resolve bater palmas timidamente e ser acompanhado por outros.
      Até hoje não se sabe se a salva de palmas foi pela brilhante intervenção do Rubião ou para que se pusesse um fim naquela reunião malfadada.

Autor:
Renato Hirtz)

Foto - Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário