ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Carlos Alves Rocha.
carlos.rocha@utp.br
Professor de Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação – TICE – no curso de Pedagogia/UTP.

      Este artigo tem o intuito de auxiliar no debate do uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação. Faz parte da série de palestras e debates da Semana de Pedagogia de 2002, do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná, na semana de 07 à 11 de outubro de 2002.
     Trata-se de um trabalho que inicia com uma introdução que apresenta o objetivo do mesmo: auxiliar na reflexão para a escolha de uma metodologia de uso de uma tecnologia na educação.
      Em seguida, apresenta uma discussão de alguns aspectos básicos no uso da tecnologia na educação, salientando, em princípio, uma tendência que freqüentemente ronda esse tipo de atividade: a prática educacional tecnicista. Citando KINCHELOE (1997) mostra uma breve análise do seu pensamento a respeito disso, fazendo um vínculo com o tema aqui proposto.
      Continua o artigo com alguns pontos levantados por BASTOS (1996), muito presente ainda hoje nas atividades de inserção de uma tecnologia no processo ensino-aprendizagem. O autor chama a atenção para a escola que continua com práticas pedagógicas que resistem às exigências de um novo cenário que surge, dentro de um contexto social que tem uma dinâmica de mudanças muito veloz. Passando a discutir outros autores, MORAES (1997), FAGUNDES (1996), PAPERT (1994), BRYAN (1996), LITTO (1996), OLIVEIRA (1997), WEISS e CRUZ (1998), ROCHA (2001), o texto mostra alguns aspectos que vão desde a influência oriunda do contexto social em que está inserida a escola, até alguns fatores de natureza pedagógica e humanista.
      Termina com algumas considerações que podem servir de referência para a escolha de uma metodologia que melhor sirva aos propósitos de tornar a tecnologia uma ferramenta pedagógica útil, agradável e ativamente participante de qualquer processo ensino-aprendizagem.

Quer saber mais ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário