ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


O que aprendi caminhando na senda

O QUE APRENDI CAMINHANDO NA SENDA

1ª PARTE


A TEORIA


Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente. "(Isaías,30:8)



INTRODUÇÃO



      Não sei por que comecei a escrever. Talvez para registrar algumas coisas importantes. Talvez para deixar firmado um propósito de mudança. O tempo anterior era uma guerra interna e outra externa. Qual das piores? Tenho certeza que a guerra interna é arrasadora. Ela extravasa para o exterior. Foi um tempo de busca. Uma busca, talvez do nada. Segui um caminho de esquerdas e direitas, pouco centrado. Na tentativa de acertar sempre errei. Muitas acertei.  As convicções eram muitas. As defendia febrilmente. Despendia uma energia imensa, porém, pouco frutífera. Tentava arrumar as ideias. O emaranhado era muito grande. A busca do redirecionamento era consolidado com minhas convicções e ideias verdadeiras convincentemente arranjadas em minha cabeça. Nada adiantou. Muitas vezes não queria aceitar o inevitável. Sabia que a ruptura ia acontecer.

Quando gastamos energia desnecessária e caminhamos sem equilíbrio, sem noção que paramos no caminho da evolução o fiel da balança deve voltar ao normal. Para tanto, deve ocorrer uma ruptura. A ruptura ocorreu. Desconexão e convulsão. É um momento eterno, onde Deus se manifesta em nós, mostrando-nos em segundos, nossos acertos e erros. Imagens fusionadas do passado e presente explodem diante de nossos olhos Isto nos faz descobrir dolorosamente falhas e qualidades que possuímos.. O físico e o mental se confundem. Um paradoxo entre o torpor do “tempo perdido talvez” e do tempo cegamente gasto naquilo que tínhamos como verdade.

                   Aproximamo-nos, então, do Ser Superior. É inevitável. Ele sempre está por perto. A cegueira provocada pela saga cotidiana nos cega. Sempre está ali. Conduz-nos e nos dá as respostas necessárias para solucionarmos nossas dificuldades. Não percebemos. Geralmente não queremos ver ou ouvir. É uma questão de pararmos e deixarmos que Ele fale. Na maioria das vezes até mesmo não entendemos sua forma de expressão. A ruptura vem pela nossa própria iniciativa. Não é Ele que provoca as ebulições em nossa existência. A nossa forma de ser é o fator provocador de estar bem ou mal. Ele é pai. Sabe o que seu filho necessita na medida e no tempo certo. O filho é que se subtrai de sua bondade. Ele não é punitivo ou castigar. Somos nossos próprios algozes.

Diante desta oportunidade que ele nos dá de podermos redirecionar a nossa existência o mais importante é agir. Não tentar mudar. Iniciar realmente uma mudança de hábitos, atitudes e convicções. Trabalhar, a cada momento para transformar-se e receber a Força e o Amor do Poder Superior dentro de nós. Fácil? Não é. Não adianta colocarmo-nos como vítimas de situações e aproveitar-se deste fato para acomodarmo-nos com elas. Viver o problema de nada adianta. O segredo está em partir na busca de uma solução. E a solução não está no outro. Ela tem que vir de dentro de nós. Silenciosamente e com perseverança. Nada fácil. Nada impossível. Esbravejar contra tudo e todos não irá alterar nada. A humildade e a abertura para aprender a viver são requisitos importantes. Não nos tornaremos perfeitos, porém teremos a serenidade e o conforto de saber coexistir conosco e com aqueles que nos cercam de forma muito mais agradável. O Ser Superior, nosso Pai nos colocou no mundo para sermos felizes. Este sempre foi seu plano para nossa criação.  

                   Escrevi estas "anotações" para quem quiser confirmar, rever ou aprender alguma coisa mais sobre os segredos do saber viver. Assim como a borboleta, que no auge de sua beleza, vai ao encontro da flor, bebe de seu néctar, coloca seus ovos e, logo em seguida esmorece e morre. Cada minuto que compõe o seu ciclo vital deve ser vivido com tanta intensidade, sem se preocupação com o amanhã. O futuro hoje. Não podemos transformar o futuro numa preocupação, que torne impossível trabalhar hoje, a fim de estarmos preparados para o amanhã. Da mesma forma não há o que se preocupar com o ontem. Este tempo já passou. Não vamos mudar o que passou. Podemos evitar, hoje, o que de errado praticamos ontem, para que amanhã não caiamos nos mesmos deslizes. O ontem é um hoje que já passou. O amanhã é um hoje que está por chegar e não podemos vivê-lo. O que podemos viver?  O hoje e apenas hoje. Aprendi que tudo o que vemos na vida é colorido por aquilo que esperamos ver. O quadro é pintado pelas cores que desejamos enxergar e somos solicitados a fazer de nós mesmos o que deverá nos transformar, para realizarmos nosso destino. E na maior parte de nossos dias, lutamos contra isto. Não entendemos ou não queremos entender o que devemos passar e o que podemos transformar para possibilitar o crescimento.

                   Cabe a cada ser humano buscar a sua liberação da ignorância, da dor, da bestialidade, da mentira, do destino e do não fim. Chegar algum dia a mudar o mundo e criar outro, constituído de homens conscientes e totalmente responsáveis pela sua qualidade humana através do seu interior onde começa esta mudança. Assim, desta forma, começaremos a viver sabiamente por meio do correto uso das forças da Natureza, da compreensão e do conhecimento de Deus, do homem e da vida.

                   Estudar as forças da natureza e a forma como estas atuam e influenciam o ser humano nos leva ao caminho do conhecimento interno e da transformação de tudo que nos rodeia. É um conhecimento oculto à humanidade passional, egoísta, vingativa e escrava de seus desejos materiais. Nada nos será negado quando compreendermos e palmilharmos o caminho que permite ao homem identificar-se conscientemente com o princípio divino que carrega dentro de si. É preciso mergulhar fundo, além de todas as convenções aparentes, a fim de descobrir as verdades fundamentais da vida. 

                   O que está contido nestas anotações são princípios básicos, que pode levar aquele que os lê a um caminho muito mais produtivo, estabelecendo um pacto consigo mesmo na busca de sua realização, de seu autoconhecimento e de seus potenciais e capacidades intrínsecas. Descobrirá dentro de si uma força muito especial, seu Eu interno, o seu verdadeiro Deus. Aprenderá a ser aquilo que realmente deverá ser. Sem carapaças ou fantasias. Com o coração puro. Apenas sentimentos verdadeiros. Com o Universo descobriremos os segredos para evoluir, a impossibilidade de sermos outro se assim não o desejarmos e, que a felicidade começa quando somos nós mesmos, sem a negação de nossas potencialidades e que devemos fazer de nossa vida aquilo que podemos dela fazer.


"Mantém em teu intelecto tudo o que desejas aprender e Eu  te instruirei"
(Hermes Trismegistos).





CAPITULO 1


       Esse é um ciclo de uma oportunidade que poucos tiveram, ou talvez nem se dessem conta. Buscar a sabedoria por uma senda onde  se colhe de tudo e de todos um pouco.Monta-se então,as ferramentas necessárias para tentar alcançar a sabedoria.Tudo o que escreverei aqui pode ser mera ilusão ou grandes verdades.Começa uma nova etapa de minha vida espiritual e  material,por consequência. Busco caminhos para atravessar a ponte que me levará as terras dos indivíduos que tentam falar comigo... Ensinem-me a falar com Deus. Alerto meus cinco sentidos. Experimento vivo e sinto. Tenho fé em minha caminhada e somente com a fé descobrir-se-á o caminho da sabedoria. Para atingi-la é preciso não ter medo de errar e  cada momento de nossa existência é um ato de fé.Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã ou no próximo minuto se não acreditar naquilo que projeta acontecer.A fé não tem explicações e razões para existir. Ela simplesmente existe.

                   Muitas coisas que acontece em nossa vida não possuem explicações.. São “provas” e até mesmo certas “brincadeiras”  que Deus faz conosco para  saber se pode ainda confiar  no ser humano.Aceitar estas “provas” e “brincadeiras é uma questão de fé.Nesta caminhada algo nos atormenta e nos amedronta: escolher  é  a parte mais difícil da caminhada . Começamos por escolher um determinado caminho,uma determinada crença,uma .... enfim, cada momento  é uma  escolha.O mais crucial é realizar uma escolha e  entrar no inferno da dúvida.A decisão foi correta ? Não errei ? 
         E o torvelinho de angústias nos arrebata, pois o medo de errar na escolha é gritante. Ninguém  escapa desta grande prova. Cada passo, cada instante somos obrigados a escolher. É uma lei . O paradoxo se estabelece no momento em que achando que não escolhendo estaremos livres de tudo isto? Mera ilusão. Não escolher já é uma decisão.Não decidir é um caminho.O importante é agir. A sabedoria está em errar, errar, errar cada vez menos... menos...e menos.Nada é completamente errado neste mundo.Um relógio parado mostra-nos a hora correta ,duas vezes por dia. Somos impelidos a agir sempre.

                   A verdade deve ser buscada, descoberta e entendida e não apenas acreditar naquilo que dizem ser a verdade. Ela deve ser vivida e nunca teorizada.Não há que crer ou dizer que o Grande Arquiteto do Universo existe.Isto é um fato cósmico confirmado e sempre presente.É preciso descobri-lo a qualquer custo,mesmo que sejamos limitados ou  extremamente cultos.Não há necessidade de teorizar Deus.Vivenciá-lo é o mais importante,mesmo diante da pobreza  ou riqueza material.E este entendimento do Poder Superior é uma escolha nossa.E esta escolha nos levará por caminhos ásperos e duros,porém suaves e doces a cada descoberta que realizarmos.Há um constante morrer e renascer.Não há tempo a perder.Não podemos ficar no "Jardim da Espera" ou prorrogar tudo isto para outras vidas.A nossa missão deve ser cumprida neste tempo e agora.E devemos ter sempre em mente que prêmio ou castigo não existem por parte do Poder Superior.Nós nos ofertamos prêmios e castigos.

"Viva esta tua vida tão intensamente como se não existisse outra” (Livros Sagrados).



CAPÍTUL0 2

                                                    
A energia do Universo e a nossa nosso "céu" se transforma. Tudo flui.Tudo  deve estar em movimento.Deus fez com que o Universo e  todos os seus componentes estejam em ação. Tudo se move de uma forma ou de outra. Muitas formas de energia emanam de nós e chegam até nós. 

O importante é fazer com que a nossa energia movimente-se. Até mesmo os objetos que compramos nos dizem e nos trazem energias. Energias de alegria, de amargura, de compensação de perspectiva de mudar de vida. Assim como na agricultura é importante manter a terra revolvida, assim como o mar mantém suas águas em permanente ir e vir avançando na praia que por sua vez movimenta-se, nossos pertences  devem estar em constante movimento. As roupas que não usamos mais devem ser despachadas a outrem. Aquelas que não nos fazem sentir bem devem ser descartadas. Nosso guarda-roupa deve ser reorganizado com certa frequência. Nossa casa deve ter os móveis, lugares e decoração refeitos de quando em quando. Isto modifica a energia a nossa volta haja visto que  nossas emoções se transformam em matéria  e vice-versa. Estamos diante de pontes entre o visível e o invisível. E a melhor maneira de destruir a ponte entre o visível e o invisível é tentar explicar as emoções.

Os hinduístas chamam de prana a essa energia universal que se manifesta em todas as coisas que vivem no mundo. É uma energia de vibração permanente, que ocorre em tudo o que é objeto ou organismo vivo. Tudo vibra. O gasoso, a eletricidade, a luz, o calor, o líquido e o sólido. Tudo faz parte do todo energético universal. E, essa vibração também é coordenada por uma lei ou princípio e através dos diversos tipos de vibrações, manifestam-se os fenômenos do mundo físico e do mundo moral. Cada ser assim o é, devido a diferenças de vibrações que existem.

Seja qual for o tipo de objeto ou ser vivo, manifestam-se da forma que são de acordo com seu tipo de vibração. Os estados de ânimo individuais ou coletivos, estudados por psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e filósofos, é a causa de um efeito de vontade que se determina no momento em que o conjunto de pessoas se unem em determinado objetivo e concentram suas mentes para que algo aconteça  ou tenha seu final de determinada maneira. Isto nada mais é do que o poder da vontade concentrada.

                   Da mesma forma, determinados oradores possuem tal nível de vibração levando uma multidão a realizar algo estarrecedor depois de ouvi-lo. Na verdade, receberam dele um elemento vibratório de tamanha intensidade que os contagia. Outras vezes, somos contagiados de modo indireto por esta força vibratório. Ao passarmos diante de um teatro, de uma casa de show ou cinema, uma pequena multidão, carregada da vontade de assistir determinado evento, passa-nos esta força de vontade de modo inconsciente para nós. Alguns denominam esta força vibratória de influência, curiosidade ou modismo. É um estado vibratório agindo da forma mais evidente.

                   Tudo vibra no universo, e esta vibração penetra na vontade alheia. E quanto mais uma força vibratória for bem dirigida, for adequadamente projetada mais ela terá poder de ação. Por isso, cabe-nos dar atenção as influências que sofremos, a todo o momento, por estes estados de ânimo de modo que possamos trabalhá-los tirando proveito para que suas manifestações nos sejam proveitosas.



         CAPÍTUL0 3
        
                                                                                                     
As emoções não devem ser explicadas, nem entendidas. Elas devem ser vividas. Viva as suas emoções. Cada compra, cada momento, cada fase de nossa vida foi determinada para nós. Assim como é muito dispendioso para nossa carga de energia sentir as emoções alheias. Cada um é dono do seu problema ou da sua satisfação. Ajudar sim, tomar para si e sofrer junto com o outro é uma soma paradoxal. A carga de um problema produzido por um soma-se ao fardo do outro.

         Não podemos envolver-nos com as situações alheias, de modo que soframos da mesma forma que a outra pessoa está sofrendo e nem nas mesma ou maior intensidade. Compaixão é um sentimento  desgastante.Devo auxiliar, estar presente e aconselhar, mas nunca  introverter  o sentimento do outro.Estaria aumentando meu carma e atrapalhando o  carma daquele que  deve passar por  esta ou aquela situação mais penosa. Vivendo o sofrimento do outro estarei na mesma situação sem ter condições de refletir ou de discernir de uma forma adequada para solucionar ou buscar um meio de transitar por uma fase crítica de forma mais amena. Compaixão é um sentimento  devastador. ”Com” e “paixão”. 

                   Paixão é um sentimento ígneo e passageiro que destrói com o ser humano. É violento, abrasador e de duração extremamente curta que provoca alterações significativas em nossa caminhada. Muitas vezes nos cega e provoca a irracionalidade nas ações a serem tomadas. Nada é mais frustrante a uma pessoa quando esta se propõe a ajudar outrem e nada vê de resultado. Isto se explica porque há uma lei de vida que diz "ninguém ajuda ninguém". Isto significa que aquele que não quer se ajudar nada adianta colocar um arsenal de boas intenções e de ofertas de encaminhamento. Cada um se autoajuda. A proposta de mudança deve vir de dentro para fora. Podemos indicar caminhos, mostrar soluções e orientar. Porém, o propósito e a ação de transformação são da vontade daquele que pretende mudanças. O poder Superior nos dotou de uma qualidade muito séria e importante: o livre arbítrio. Esse verdadeiro dom de poder escolher o que pretensamente é bom ou ruim para nossa existência. Cada um deve decidir sobre seus atos e pela sua própria vida. Esta capacidade de determinar o nosso destino nos dá a liberdade de seguir o "nosso caminho" responsabilizando-nos por estes atos.

                   Desta forma, ninguém se responsabilizará ou será responsabilizado se determinada pessoa, apesar de estar sendo ajudada de uma forma ou de outra, não queira esta ajuda. Ele tem o "direito" de escolha. Quantas pessoas tem em volta um grupo de indivíduos dispostos a dar-lhe todas as oportunidades de vencer na vida, mudar de vida, afastar-se de determinados vícios e nada adianta. Não aceitam esta oferta porque decidiram permanecer com aquele estilo de vida que, naquele momento, pensa ser o melhor.

A cada um de nós, o Poder Superior determinou um caminho a ser seguido. Deu-nos uma parcela de compromissos em relação ao todo, e aqui chegamos com um grau maior ou menor de capacidade. Junto a isto Ele nos permite ultrapassar nossas limitações. Cabe a cada um cumprir ou não cumprir com esta determinação. Está em nossas mãos  a decisão de cumprir com nosso destino ou seguir nossos próprios caminhos. Reconhecer Deus, aceitar o que somos, para que viemos e como podemos agir, nesta vida é diferente para cada ser humano. Somos nós que nos propomos ao comodismo do que está por vir ou buscar alternativas de avançar sempre mais. O objetivo é fixado. A questão individual está no fato de palmilhar ou não o caminho que nos levará ao cumprimento deste objetivo. É o livre-arbítrio que move nossas ações e que nos faz melhor ou não. Deus nos colocou aqui para sermos sempre melhores e felizes. O fardo ficará mais ou menos pesado de acordo com nossas ações. É a lei da Ação e Reação que entra em jogo.
 

CAPÍTULO 4  


O ser humano desenvolve sua formação através de hábitos. Desde a educação, modo de ser e de colocar-se diante do mundo, tudo é construído pelo hábito. Há o hábito de ler, de passear... enfim somos determinados pelo hábito. Daí, sermos possuidores de uma determinada quantidade de bons e maus hábitos.. Muitas vezes, uma porção maior de maus hábitos do que bons hábitos. Seremos melhores ou piores diante da sociedade na proporção dos nossos bons hábitos. O hábito de ingerir drogas, seja do que tipo for, torna-se uma dependência química. Toda a ação repetida por muitas vezes, torna-se um “costume” e com ele convivemos, tornando-nos boa  ou má pessoa. Uma das etapas da nossa evolução é deixar de lado os vícios ou maus costumes. Nada mais lógico do que substituir um mau hábito por um bom hábito. Para tanto há uma forma fácil e suave de abandoná-los: a imaginação. Se incentivarmos a imaginação com desejo, crença e expectativa treinando-a a visualizar objetivos de forma que possamos vê-los, senti-los e tocá-los, obteremos o que desejamos. É desta forma que podemos construir um novo tipo de homem, eliminando os maus hábitos.
        
        Quando falamos em ajudar os nossos irmãos, uma das maneiras de ajudá-los é fazê-los adquirir bons hábitos através da palavra. Lembre-se que Deus criou o Universo através do verbo. O verbo se fez ação e produziu o concreto. O que aí está. Quantas vezes recebemos diante de nós uma pessoa que necessita de uma palavra ou de um conselho. Quantas vezes, sem saber por que, colocam-se diante de nós pessoas estranhas na busca de uma orientação. E, esta orientação pode mudar, muitas vezes, destinos. É comum hoje em dia, por todo um contexto social nos subtraímos de contribuir com nosso conhecimento, com nossa experiência. Não é só através da ajuda material que realizamos a caridade. Uma palavra na hora exata pode salvar uma vida. Há uma notável diferença entre ser intrometido e participar quando chamado. Quem quer ajuda fatalmente solicita para alguém.
         
        As palavras não só reflete a realidade. Elas criam a própria realidade, como se produz a saliva ao enxergarmos o alimento. Carregamos o nosso cérebro com as informações que recebemos e com as imagens que produzimos. Também, as palavras permanecem em nosso cérebro, pois o primeiro a ouvir  as palavras que emitimos, somos nós mesmos. Interessante que o Criador colocou dois ouvidos bem próximos de uma só boca. Desta forma devemos ter muito cuidado com as palavras que emitimos. A palavra constrói. Deus se manifestou através da palavra. A criação do Universo se fez através do Verbo. O Verbo se fez realidade. O homem foi criado pela palavra e Ele deu vida a este homem através do Sopro Divino. Desta forma é através de nossa boca, mais especificamente da palavra que criamos nossos monstros e nossos anjos. A palavra maldosa, vil e grosseira nos deixa exatamente assim. Palavras como "nunca", "jamais", "desgraçado" e tantas outras que usamos ,principalmente nos momentos de raiva ou descontrole, marcam nosso caminho. Lançamos no ambiente onde vivemos energias construtoras de negatividade e involução. Procuremos usar de um vocabulário ameno, doce e calmo e geraremos um ambiente tranquilo ao nosso redor. Da mesma forma Deus, que se manifesta em todas as coisas, tem na palavra sua forma favorita de agir. 

         A Física moderna já constatou que a onda sonora vibra, produz energia e se desloca no infinito até encontrar uma barreira. Retorna na mesma forma na forma de eco. E permanece nesta atividade. A palavra é o pensamento transformado em vibração. A palavra tem um poder maior e mais forte do que muitos rituais. A verbalização está presente em todas as civilizações do mundo. Seja na forma de cânticos e orações principalmente. A oração nada mais é do que uma forma de verbalizar um pedido ou um desejo. Os cânticos é outra variante de verbalizar sentimentos dos mais diversos. O som provoca as mais diversas reações. Em algumas religiões a "reza forte" corta males, produz a sorte e dá proteção. Isto tudo nada mais é do que o poder do verbo. Os próprios mantras utilizados em várias religiões, seitas e fraternidades tiram proveito da vibração produzida pelo som de letras, palavras ou frases que expressam desejos, saudações ou servem para harmonizar o espírito ou prepará-lo para a execução de algum ritual. A música alimenta a alma, estimula a produção de leite no gado, a produção de ovos nas aves, enfim o som influencia diretamente a vida no Universo. O universo emite seus sons. O mundo tem o seu som, o seu barulho. Uma das coisas mais gratificantes é aprender a escutar o barulho do mundo e os sons da natureza, seja onde você estiver. Inconscientemente ouvimos as pessoas falarem que gostam de ouvir o barulho do mar, sentem-se bem ouvindo o som de cachoeiras,o farfalhar do vento... 

                   “... siga o ruído da água da fonte, e chegará ao satori.” (Budismo Zen). Descobrir os caminhos e o sentido das vibrações sonoras é algo maravilhoso e nos leva, realmente, ao satori (estado de êxtase). Nada mais rico e produtivo do que ficar na beira de um rio, ao redor do fogo, no alto de uma montanha ouvindo o mundo, como digo. 

                   No que se refere ao som, sabemos que ele nada mais é do que energia. A Física nos explica tudo isto. Com isto podemos dizer que o tipo de som nos traz formas diferentes de energia.A música é um dos instrumentos ou meios importantes para aquisição de formas de energia que entram em nosso corpo por nossos ouvidos .Assim como a música,vimos anteriormente que  a palavra é a ferramenta da criação. Cuidado, então, com as palavras e com os sons que ouvimos. 




CAPÍTULO 5


                                          
                   O verbo é a forma divina de manifestação seja de maneira audível ou inaudível. O som  e a palavra nos conduzem para dentro de nós mesmos originando conhecimento acrescida de  uma força pura e inteligente que servirá para nossa evolução,a fim de efetuar cumprir nossa missão.Os animais emitem sons e com eles,possivelmente,tratam de comunicar-se entre si e com os humanos.Vimos que o Universo e o mundo  produzem seus sons.O mar,o vento,as árvores,as montanhas...enfim vivemos produzindo e ouvindo sons.Nada mais adequado do que  selecionar estes sons,através do conhecimento dos mesmos,a fim de tirar-lhes o máximo de proveito. 

                       Em cada um os mantras e a música agem de forma diferente sobre nós. A música tem seu efeito sobre a nossa aura.Estimula  exalar perfumes  que se disseminam imperceptivelmente através do ar.Da mesma forma que os animais exalam seus "perfumes" para atrair seus parceiros ou os da mesma espécie,as flores os emanam para atrair os pássaros e insetos. Isto é feito para que possam ser fertilizadas e dar continuidade à vida. Conosco ocorre o mesmo processo por influência da música que provoca atração de determinados tipos de seres da natureza(seres elementais),como por exemplo,os anjos."Onde há perfumes existem anjos".Mas dependendo do tipo de música,de sua vibração e de que forma e tipo de odores produz,torna-se veículo de seres energeticamente positivos ou negativos.Assim,é importante o cuidado com o tipo de música que ouvimos para que não sejamos alvo de vibrações negativas que virão nos prejudicar,afetando nosso sistema nervoso,nosso espírito e alma.
                   Já os mantras, atuam de forma diferente da música. São considerados sons puríssimos,com vibrações não ondulantes.Não atuam sobre a aura.Na realidade são verdadeiros raios vibratórios que atuam sobre nossos xacras de forma direta.Sua eficácia esta relacionada com o uso de sinos ou gongos e emitidos de forma gutural que vão agir nos centros de força.Conforme a entonação ele atua somatizando um xacra,abrindo e dilatando-o de fora para dentro.Outras vezes atua de dentro para fora.Este assunto serviria para preencher páginas e páginas de um estudo muito mais profundo. 
                   As Leis da Física nos ensinam que todo o corpo ao vibrar, produz um determinado tipo de som. O som,portanto,nada mais é do que um número de ondas provocada por uma vibração.Este número de ondas indica a natureza do som produzido.A variedade de sons produzidos  é imensa.E estes produzem transformações imperceptíveis,na maioria das vezes,em todo o nosso organismo.As aplicações destes sons são vistas da Medicina até a Indústria,em aparelhos e eletrodomésticos.Há discussões científicas de que muitos aparelhos são prejudiciais ao ser humano ou a própria natureza.O som afeta o ordenamento molecular dos corpos,modela formas geométricas,provoca fenômenos de atração e repulsão e influi na coesão orgânica da matéria.
                   A célula, composta de material orgânico e Inorgânico não é uma estrutura estática. E como tal,está  em movimento. E este movimento, produz som. Talvez um som que nosso ouvido não detecte.E somando-se a grande quantidade de células de um corpo humano e,por consequência,de todas as pessoas do mundo,produz-se o som do Verbo.
                  
       Todo esse estudo serve para aprofundar um pouco mais sobre o poder do som e das palavras. As lendas e histórias infantis falam muito na "palavra mágica".Muitas lendas e história de povos antigos fazem referência a ela também.Essas palavras levam o homem a locais distantes,a realizar desejos,invisibilidade e tantas outras situações de desejo.As mesmas lendas relatam que em função da degradação do ser humano e de sua avareza,perderam o poder desta palavra.O próprio hipnotismo se realiza com o som das palavras.Diante de tudo isto,e de tantas outras circunstâncias, não há como negar que a palavra exerce determinado poder sobre a existência humana.

                    Existe em cada letra, em cada palavra um poder criador, que afeta o homem. Sempre citamos um  axioma que ouvimos uma vez: "observa a natureza e descobrirás os segredos do universo".A partir  disto podemos  observar que cada uma das letras pronunciadas  nos levam a  realizar um movimento corporal e a emanação de um tipo de energia.Esta energia,por sua vez,vai influenciar  nosso plano físico e astral.Pronunciar uma palavra,um nome é evocar o que é assim denominado.Cada um de nós recebe um nome não por acaso.Cada nome não deixa de ser um mantra.O nome de uma pessoa é uma evocação de um pensamento e,este se materializa.Cada nome contém um mistério,um atributo a que se refere,uma virtude e uma inteligência.

                   De cada letra nasce uma força. Da união das letras surge a palavra e,desta surgem forças que criam um determinado fim.Cabe a cada um de nós descobrir os segredos contidos em nosso nome e nas letras.



   CAPÍTULO 6

  Todos os conhecimentos que adquirimos tem por objetivo o próprio desenvolvimento espiritual. Buscamos de várias maneiras a descoberta do nosso Deus Interno e, por consequência, o Deus Cósmico. Na verdade,todas estas ações em prol do nosso desenvolvimento  visam  a manipulação de nossa mente. Há necessidade de sairmos da escuridão para a luz. É um desafio que se apresenta a todo o momento em nossa existência.A polaridade entre a luz e a escuridão é o fator provocador de nossa evolução.É preciso que entremos na escuridão e daí partamos em direção da luz.Isto serve como motivação da vida interna.Nada pode existir se não houver a mente.Nada se faz sem a intervenção de nossa mente.O famoso "Poder Mental" nada mais é do que o conhecimento profundo dos meandros de nossa mente e,por consequência,o uso adequado dela.Este uso adequado fará  atingir níveis de capacitação de bem viver muito mais gratificantes.O almejado sucesso  nas áreas  de atuação,por nós escolhidas,dependem da maneira como a utilizamos .

             O que não for gravado em nossa mente não pode ser percebido pelos nossos órgãos da recepção. Tudo que for registrado nela  em algum momento, far-se-á realidade,pois todo o universo está contido dentro dela.O que pensamos de forma correta ou adequada irá se tornar realidade.Para isto,dependemos de duas grandes ferramentas.São chaves para abrir-se muitos caminhos no rumo  da evolução.Estas duas ferramentas  são: imaginação e vontade.A imaginação é feminina e a vontade é  masculina.As duas se complementam.As duas unidas possuem o poder da criação.Todo o êxito está  na união destas duas forças criadoras.Imaginar com muita clareza e objetividade aquilo que queremos e estabelecer  com critérios  hierárquicos e temporais para planos e metas,visualizando-os mentalmente  no tempo presente,meticulosamente é relevante.A vontade é  querer.Determinismo:é o desejo de que nossas metas cheguem  a termo.Com estas duas ferramentas inicia-se a ação.Nada vale a mente funcionar com  perfeição não havendo trabalho.Em toda a pessoa de sucesso há uma mistura equivalente entre trabalho mental e braçal.Nada se consegue sem esta mistura equilibrada.            
           Quando fala-se em equilíbrio muitos assuntos vem a mente.Um destes assuntos são as leis fundamentais da magia.Não falo da  magia conhecemos dos livros infantis ou de falsos esoterismos.Magia,na realidade,significa o poder de transformação.Transformar o homem bruto de espírito em um ser evoluído e com domínio de si mesmo convivendo com  forças da natureza.A primeira destas leis,eu diria destes  preceitos,é a força de vontade.Muito se consegue em nossa vivência, neste mundo, se tivermos uma boa dose de "querer".Cada meta,plano ou intenção deve ser adubada com   a vontade de querer e o querer deve seguir o agir.

                  Fala-se muito em magia negra e magia branca.  O medo maior se refere a magia negra: o uso de forças demoníacas para atingir determinados objetivos. Magia nada mais é um verdadeiro processo de transformação do ser humano que objetiva suas metas de forma bem definidas e trabalha para isto.

                   O poder de transformação está dentro de cada um e se manifesta conforme as suas formas de pensamentos. Na natureza não existe forças do mal.Somos nós que direcionamos,através das formas de pensamento,a maneira como estas energias irão atuar e os resultados disto tudo.O bem e o mal coabitam no interior do ser humano.Ser  do bem ou do mal depende exclusivamente do nosso arbítrio.

                   Há um universo dentro de nós e nele as energias transitam, cabendo a cada um usá-las para nosso desenvolvimento espiritual e como pessoa humana. A energia elétrica que nos proporciona a luz,também mata aquele manipulador desorientado ou inconsequente.O pensamento em movimento coordenado e equilibrado  cria coisas benéficas.De outra forma o resultado é negativo.

                   O negativismo, ódio, rancor, inveja,... originam um mago negro interior.Harmonia,o amor,a paz e a alegria são instrumentos para neutralizar estas energias. Não há força maléfica que penetre em nosso íntimo se estivermos de bem conosco e com o mundo. Usando,novamente,o raciocínio lógico,chegaremos a conclusão que o Ser Superior não nos colocou neste plano para viver a tristeza,o ódio,o sofrimento e a frustração. “... Não temerei nenhum mal, porque tu estás comigo...” (Salmo 23:4). Eis aqui o profundo caminho da verdadeira magia. 

                   Outro preceito que devemos ter em mente é a presença sempre constante da luz astral. Esta é intermediária infalível e espalhada por todo o espaço cósmico e por meio da qual podemos agir a distância.Muitas vezes a solução de um problema não está próximo de nós.Está longe.Aquele que  necessita de nosso auxílio pode não estar ao nosso lado.Em todas as circunstâncias podemos agir para a transformação de situações que ocorrem ou poderão ocorrer.É a  lei das correspondências. “O que está em baixo, está acima e vice-versa”. Somos parte da essência divina.Fomos criados a sua imagem e semelhança.esta dentro de cada um a força do Ser Superior.Isto significa que tudo o que faz parte do  universo esta  também presente no nosso interior,dentro de nossa alma.
 
     Podemos usar destas forças cósmicas para obter a realização dos nossos desejos, intenções e planos. Da mesma forma que as fazemos descer sobre nós ou sobre aqueles que queremos auxiliar podemos contribuir para que estas mesmas forças subam ao cosmos para que haja equilíbrio tanto em baixo como em cima.

    Novamente, voltamos ao poder de imaginação. Junto com a força de vontade agem em mesma proporção, apenas a imaginação deve preceder a vontade. Não a imaginação corriqueira que quase sempre nos acompanha: sonhadora,utópica ou irrealizável.Imaginar é criar uma tela mental onde projetamos mentalmente  metas e projetos que podemos realizar utilizando tudo o que foi descrito acima.A vontade emite correntes de força.A imaginação deve criar a imagem do que se quer.A vontade dirige e utiliza a imagem.




CAPÍTULO 7



Uma das preocupações do homem,desde os seus primeiros vislumbres de consciência do mundo que o cerca é em relação ao seu sucesso na vida.Carregamos este compromisso de "ser alguém" no  amanhã  . Somos  pressionados por  muitos fatores e elementos   para sermos melhores e maiores do que somos.Buscamos grupos ( de amigos,de estudos,,...),identificando-nos com trabalhos e causas que nos projetem para fora de nós e nos envolvam em atividades mais amplas.Junto com todo este envolvimento, deve estar presente o nosso comprometimento de enfrentamento de novas e diferentes possibilidades.

Planejamos,estabelecemos metas e muitas vezes este almejado sucesso custa a chegar até nós.Há uma extensa bibliografia sobre "como obter o sucesso".Há as mais variadas simpatias e dicas para que isto ocorra.A nossa realização deve ser alcançada,muitas vezes a  custos muito  drásticos.O que esquecemos,na maioria das vezes é que o sucesso não chegará até nós.Ao contrário,nós é que temos que alcançá-lo.E para isto devemos possuir  ou desenvolver certas qualidades. Muito além daquelas que já comentamos anteriormente.
A primeira delas,bastante difícil exatamente na fase mais crítica de nossa vida,adolescência, é saber ouvir.Adquirir conhecimento pela palavra,pela transmissão de informações daqueles que já trilham há muito este caminho.Talvez não tenham galgado uma posição previlegiada,mas poderão contribuir exatamemnte com  o modêlo daquilo que não devemos  utilizar.Com os erros também se aprende.Ouvir,sem preconceitos desde o mais simples até aqueles mais graduados nas diversas áreas do conhecimento.O Poder Superior nos deu dois ouvidos,uma boca e dois olhos.A boca deve ser usada proporcionalmente ao número de ouvidos e olhos que temos.
         Ouvir mais e ver  todos os detalhes que nos rodeiam."O demônio mora nos detalhes" é uma afirmação antiga e verdadeira.Já nos deparamos com pessoas que durante uma sessão de lamentações diz: "- foi um mero detalhe...".Se deixássemos de lado tantas preocupações,por vezes sem sentido nenhum,haveria tempo para observarmos um criança recém-nascida,os animais,os vegetais e até mesmo os seres vivos inferiores que adaptam-se ao ambiente em que vivem das formas  mais simples e com um resultado eficiente.A criança ao acordar espreguiça-se,estimulando todos os seus centros nervosos.Relaxa e entra em sintonia de uma forma mais adequada com o meio onde vive.Um vegetal,luta de forma hercúlea para esgueirar-se entre obstáculos  para receber  a luz solar  ou mesmo a luminosidade artificial.Os seres vivos inferiores,mesmo com o sistema de tentativa-erro encontram seu caminho para a sobrevivência dentro do ambiente onde vivem.Eles não se desistem diante das dificuldades do seu ambiente e naturalmente buscam seus objetivos até serem alcançados.
         A luta e a perseverança não podem ser dipensadas no propósito de chegarmos ao ápice.Não basta querer simplesmente.Há que lutarmos.Colocar-se em ação para a conquista do desejado.A perseverança nada mais é do que a verdadeira força de vontade.Seguir o s propósitos estabelecidos,as metas a serem atingidas e a luta a ser desenvolvida.Quando começamos a despontar e obter lucros de que espécie seja,lembremos daqueles que estão ao nosso redor e que de uma forma ou de outra contribuíram na ascensão a postos mais elevados.Aprender a dar.Outra ferramenta importante em nossa trajetória.Nada consegue-se por si só.Há um somátório de esforços.Nosso e dos outros. Não podemos ser egoístas,individualistas e sonegadores da doação.A pior magia negra que conhecemos é a incompreensão e a intolerância.Se existem forças ocultas,elas são o ciúme,o ódio e a inveja que alimenta aqueles que "vestidos da pele de um cordeiro" se autoelegem como defensores do mundo e líderes de grandes ações em prol do mundo.

         Ao falarmos em aprender a dar,não só significa  a doação  financeira ou material,mas a doação como pessoa humana.Muitos ao atingirem um determinado patamar de sucesso ou tornam-se egoístas ou verdadeiros beneméritos do descargo de uma consciência  em ebulição e amarga.Na verdade,uma palavra de carinho,o saber ouvir,um gesto de apoio configura-se numa  caridade muito  mais valiosa do que grandes somas em dinheiro ou qualquer outra coisa.

O fracasso é outro verdadeiro mestre.Com ele podemos  aproveitar o máximo.Grande número de pessoas perde muito de seu tempo lamentando-se de fracassos ou de pequenos fracassos.Esquecendo de tirar destes, ensinamentos profundos para o amanhã.Aprender com o fracasso é uma oportunidade imperdível.Ele nos dá lições de como não proceder em outras situações similares e mostra de forma crua os aspectos que devemos melhorar.Lamentar o fracasso nada adianta.O importante é manter-se ativo e seguir em frente.

Outra qualidade que devemos desenvolver é ser ativo.Estagnação é um veneno para o ser humano.Ser ativo complementa as outras qualidades.Não esperar pelo sucesso,mas ir ao seu encontro e realmente alcançá-lo dá a nossa mente a mensagem de que ainda estamos vivos e somos úteis.

         E entramos em outra qualidade: o respeito.Respeitar as qualidades e os defeitos das pessoas.Respeitar suas limitações  e sentimentos.Enfim,dar ao outro o direito de ser o que é.Não esperar pela palavra de ânimo ou de motivação.Automotivar-se é muito importante.Não deixar que o dia termine com a sensação de fracasso ou de que você poderia ter feito mais.Motive-se.Coloque limites temporais para realizar suas atividades.Não dê tréguas ao cansaço ou desânimo.Eles são verdadeiros "cupins" de nossa  estrutura na luta  que travamos para chegar  ao almejado sucesso.



               
                                      CAPÍTULO 8
                           

                        Não é o que acontece ao homem,mas sim o que ele faz daquilo que lhe acontece,que representa a chave para uma vida mais bem sucedida. Não são os fatos que acontecem com a pessoa.É a pessoa que provoca o fato.Não creio em destino.O destino existe para aqueles que não sabem o que querem. A palavra pode ser dividida em duas partes: des + tino.O prefixo des nos lembra alteração ou desequilíbrio e forçando o significado poderemos dizer que expressa uma condição de ausência.Tino relaciona-se com conhecimento,entendimento e percepção.Destino poderia ser traduzido como "sem percepção".Um homem que se deixa levar pelo destino, nada mais é do que aquele que vive sem conhecimento,sem entendimento e sem percepção.Conduzir-se neste mundo sem percepção das  complexas(mas entendíveis) cadeias da natureza,do Ser Superior e da sua linguagem.Não há destino.Há seres humanos sem rumo,desorientados,desconhecedores de si mesmo e do mundo.
     

                             A vida é como um espelho.A imagem que nela projetamos ela reflete.Conforme a nossa fisionomia,de acordo com os trejeitos....tudo ele reflete exatamente.Se desejamos o sucesso,mudança de vida,aperfeiçoamento,se preenchermos a superfície do espelho com pensamentos positivos,ideais elevados e acreditarmos que tudo isto realmente irá acontecer,é desta forma que a vida nos responde.Nós é que arquitetamos o que queremos que a nossa vida se torne.Para isto deve haver o estabelecimento de um programa de vida,pelo qual lutaremos e trabalharemos lembrando as qualidades que devemos possuir ou desenvolver para chegar até  lá.Devemos plantar sementes  de boa qualidade apenas em solos férteis.Nada se reproduz em terra ruim.Nada  germina e cresce em uma  terra coberta por ervas e espinhos. Escolha bem  a semente e o tipo de solo .O sucesso de cada pessoa  e os motivos de seu fracasso estão na proporção do solo e da semente que usa.Perseverança,definição de metas e humildade são requisitos essenciais para nossa caminhada em direção ao sucesso.

                   A maioria das pessoas na tentativa de alcançar sua realização,seja material ou espiritual busca seu "mestre" ou aquilo que chamamos de aliança ou ponte para  encontrá-lo.Fazem o arquétipo de um indivíduo perfeito,extremamente culto,com grandes e profundas mensagens.Um homem destituído de qualquer defeito.Essencialmente perfeito.Saem em busca de uma religião ou de uma organização que lhes dê todos os fundamentos necessário para atingir este ou aquele estágio,quando na realidade não é assim que as coisas acontecem.Outros, estabelecem alianças com deuses,espíritos e guias que desconhecem.Ignoram  os vínculos que estabelecem com estas entidades e as consequências que advirão disto tudo.Outros em bibliotecas,devoram livros e livros no afã de adquirir conhecimentos,que ocuparão espaços inúteis em seus arquivos de memória.Não que um mestre não tenha seu real valor.Não descartamos o estabelecimento de alianças e  apoio de entidades espirituais e religiões,sejam elas quais forem.

                   O conhecimento e religião são importantes.O  equilíbrio é a dosagem certa e necessária de todas estas coisas.Na senda não há lugar para radicalismos e exagêros.Um mestre é um homem igual a todos os outros,com os mesmos defeitos e qualidades....

"no meio de vós eu estive fraco e tímido.Cheio de grandes temores;a minha palavra e a minha pregação não consiste em discursos cheios de sabedoria,mas na demonstração do Espírito e da Força Divina para que vossa fé não se fundasse na sabedoria humana,mas na força de Deus...".

                   Muitas pessoas queixam-se de que seus mestres pouco lhes ensinam.Na realidade um verdadeiro mestre,antes de tudo e pelo seu conhecimento,deve ser cuidadoso com seu discípulo.O conhecimento e a verdade devem ser fornecidas de modo homeopático.A verdade pode ser perigosa se mal usada.Uma pessoa muito franca se torna inconveniente,em determinadas ocasiões.O mestre ensina na medida em que seu discípulo mostra que esta conseguindo vencer a besta. Dominar seus próprios instintos e não se deixar conduzir para os abismos das trevas.Ele deve somar-se na luta entre o bem e o mal.Deve aprender a matar o animal destrutivo e maléfico que é ele próprio.E,isto só ocorrerá com o tempo,assimilando com calma os ensinamentos de seu mestre.Tudo tem seu tempo.E o processo de aprender a evoluir não é para os imediatistas.
                   Há um mestre interno dentro de cada um de nós que nos fala a todo o momento  e muitas vezes nos recusamos a ouví-lo.Não estamos acostumados a parar e deixar que ele nos oriente e nos dê o conhecimento necessário para irmos adiante em nossa caminhada.Há várias maneiras de entrarmos em contato com Deus e com o nosso Deus Interno.A primeira é através da oração.Outra,é através da meditação.Duas coisas que  poucos aprenderam,verdadeiramente,realizar.




CAPÍTULO 9


Muitas vezes, ao passar por uma encruzilhada, por determinados locais estratégicos observo oferendas ou mais popularmente "despachos”. O que vou considerar neste ponto do que escrevo, considero-o com propriedade de conhecimento e de exercício. Acredito em um número muito grande de fundamentos do candomblé e da umbanda, não deixando de discordar de tantos outros. Os ditos "despachos" (gosto mais de falar em oferendas) veem-os como uma forma de aliança com entidades espirituais. Através daquilo que ofereço, de como ofereço, para que ofereço e onde realizo meu ritual, ela transforma-se numa verdadeira ponte de duas mãos. A primeira, daquilo que quero e a segunda via daquilo que resultará desta comunicação. Acredito que muitas vezes as pessoas que depositam ou realizam rituais de "deitar um trabalho" não imaginam as alianças que estabelecem. Desconhecem com quem e o que resultará disto tudo. Vejo estas oferendas como verdadeiros "contratos" estabelecidos com entidades espirituais. Aliás, os rituais nada mais são do que formas de estabelecer relações com vibrações e energias fora de nossos níveis espirituais. Como será cumprido este contrato e quais as cláusulas que foram estabelecidas? Aí surge a questão comum, muitas vezes, de ouvirmos pessoas que até pagaram quantias volumosas para realizarem, um "trabalho" e de nada adiantou, ou piorou a situação, ou tudo deu certo. A questão é com que vibração (ou nível de energia) foi estabelecida o que chamo de ponte ou aliança. As entidades espirituais são portadoras de níveis de evolução, tanto quanto nós.
          
O mais importante é o nível de pensamento (bom ou ruim) e o cumprimento das minhas promessas diante desta aliança que proporcionará maus ou bons resultados. O entendimento dos rituais estabelecidos em cada religião é uma obrigação, tanto de seus dirigentes como de seus adeptos. Isto porque, só assim saberemos que tipos de aliança estarão estabelecendo com os estes rituais praticados.
         
 Torna-se prudente, portanto, acautelar-se para não abrir canais sem a devida consciência. Poucos sabem o que o grande armazém do mundo contém. Mais ainda, o que há no infinito depósito do universo. As pessoas devem saber como proteger-se dos monstros que elas mesmas criam em sua mente e que mais tarde podem atormentá-las. Outro aspecto é evitar envolver-se com criações originadas por outros que poderão ser algozes ou atormentadores sagazes e violentos.
         
 Na verdade, todas estas formas de rituais servem para que possamos acertar nossa frequência com o Divino. Não necessariamente que devam existir haja vista que o veículo mais importante para alianças é a nossa própria mente. Os símbolos sejam eles quais forem (cruz, mandalas, pontos riscados, estrelas, triângulos...) nada mais são do que formas de ativar estados vibratórios, pelos quais se entra em contato com o seu Eu Maior, com o seu Interno e desta forma consegue ir em direção ao seu salto existencial. Quando isto ocorrer, você irá até as profundezas de seu ser e, então haverá o conhecimento de você mesmo. "Conheça-te a ti mesmo", será o resultado obtido. Daí, você saberá o que lhe foi dito e o que foi dito sem ter sido dito. Você descobrirá um conhecimento que não encontramos nos livros. É um conhecimento profundo emanado do Verbo. São mistérios a serem desvendados. A própria palavra mistério traz em seu bojo um significado muito profundo. Sua origem na língua grega significa "o iniciado". Por sua vez iniciado, ainda revendo a língua grega, significa “aquele que fecha seus olhos e lábios". Na essência, é aquele indivíduo que se volta para dentro de si, na tentativa de desvendar seu interior desconhecido com o objetivo de entender-se como um ser que deve “queimar com o fogo sagrado seus defeitos e barreiras que o impedem de vislumbrar o caminho de seu próprio equilíbrio”.


                                                                            
                                           CAPÍTULO 10

Uma das angústias humanas é estar em contato com o Ser Superior. Daí porque (volto ao assunto) procuramos o estabelecimento das alianças, dos símbolos, dos rituais, dos grupos esotéricos, das associações, dos centros espíritas e de uma infinidade de outras formas. Ter e sentir a presença do Ser Superior. A procura está entorno de ter-se Deus presente sempre junto a nós. Na verdade esquecemos que a nossa existência é a maior prova de que Deus está junto a nós. Se olharmos para a Natureza vendo o modo como ela age, como se desenvolve e o que ela nos influencia estarão entendendo Deus e suas ações. A forma mais eficaz de entrar nas profundezas de nós mesmos, descobrir-nos e mantermos um contato com Deus é através da meditação. Meditar é a capacidade mais divina que possuímos rumo ao desconhecido (que somos nós mesmos). Existem inúmeras fórmulas para pô-la em prática. Nada disso é o suficiente. Não meditamos com a mente, mas para a mente. Meditar é morrer para nossa mente. É psíquica. Na meditação verdadeira e séria existe primeiro, uma distinção entre o real e o irreal. É necessário estar consciente sem a mente. Para tanto é necessário eliminar a mente, o ego e tudo o que nos define. Eis que surge desta forma a consciência pura.
         
 A meditação é um processo de entrar em contato com o universo através da mente. A meditação nos retira de um sono profundo, cheio de sonhos. Através dela você entra em contato com tudo o que ocorre ao seu redor. Este sono nos tira a visão do que se realiza tão perto de nós. "Eu estou aqui, mas não tenho ideia do que acontece ao meu redor". Este é um dos maiores males do ser humano: alienação, a inconsciência ou a cegueira do todo.
         
 A consciência pura surge quando limpamos nossa memória dos acontecimentos vividos. Estes obstáculos impedem a meditação que nos guiará até esta mente pura. Devem-se eliminar barreiras criadas por nós mesmos e pelo meio do qual fazemos parte. Figuras criadas e com as quais convivemos, definições elaboradas sobre nós e outros que fazem parte de nossa memória. Tudo isto nos obstaculiza atingir a mente pura. A memória é algo fantástico e trabalha muitas vezes em silêncio para nos induzir a ações inexplicáveis. A memória acumulada de outras vidas, a memória que formamos sem nos dar conta nos faz agir inexplicavelmente impedindo o processo evolutivo. Somos vítimas destes arquivos. Eles interferem e perturbam a caminhada pela ponte que nos levará diante de nós mesmos. Estabelecer uma luta contra esta memória que nada vale para nossa vida. Eliminar estes "monstros" que nos atordoam e não dos deixam seguir adiante é fundamental.



CAPÍTULO 11


Para que você tenha condições de meditar deve, antes de tudo, desenvolver sua capacidade de atenção. Diria melhor, de prontidão. Um estado de alerta interior e exterior. Uma vez ouvi dizer que se "observarmos a natureza aprenderemos lições importantíssimas do Criador". Isto quer dizer que é necessário estar alerta. Alerta a fala do mundo, ao ruído do mundo, suas transformações, seus fenômenos e principalmente a sua sábia ação de vida. "Observar o funcionamento de seu corpo é uma lição de vida. O corpo é muito mais sábio do que nossa mente". Nosso corpo é formado por milhões de células que trazem dentro de si uma bagagem hereditária de bilhões de anos que foram se acumulando de muitas vidas, de muitos povos e este acúmulo de experiências o torna sábio. Uma árvore, um animal por mais simples que seja traz consigo todas as informações necessárias para a sua sobrevivência. Estas informações que chamamos de instinto faz parte de seu corpo, de suas células e estão contidas em seus genes. 

O corpo é um grande mundo em si mesmo. Experimente trabalhar com a respiração. Alerte-se para os movimentos respiratórios, para a entrada do ar e para sua saída. Isto provoca um estado de relaxamento e faz bem. Procure ouvir o s batimentos cardíacos. Sinta seu coração contrair e relaxar. Tente ouvir o sangue fluindo por dentro dele. Procure dar-se conta de seu corpo, isto é, de si mesmo. Ao executar qualquer tarefa, um exercício muito produtivo, é dar-se conta de que é você mesmo que está realizando esta tarefa. Quando estiver ouvindo alguém, quando estiver falando lembre-se de que você é que esta ouvindo ou falando. Isto é estar alerta ou em prontidão. Dar-se conta de que você é parte e faz parte do mundo. Você não é apenas uma peça qualquer. Você é uma identidade e não pode viver com a mente coletiva ou sob o comando dela.

         Certa vez, numa consulta ao meu psiquiatra foi proposta uma “tarefa de casa”. Antes de qualquer compromisso ou atividade deveria pensar ou até mesmo falar que “eu vou a este compromisso por que quero” ou “vou realizar esta tarefa por que eu quero e estou com vontade de fazer”. Exatamente o objetivo do profissional era trabalhar minha mente para que eu não realizasse atividades automaticamente sem perceber minha movimentação, meu trabalho, dificuldades e sucessos. É prejudicial ao corpo e a mente a incorporação autônoma das atividades diárias. Como disse antes, não somos apenas parte de uma grade máquina. E quando isto ocorre perdemos a visão clara de nossa individualidade e do todo.



                                                                          
                                      CAPÍTULO 12
                                

Aprendi que no mundo há três grandes forças: o amor, a imaginação e o sexo. Cada uma delas deve ser trabalhada de forma que sejam despertadas e colocadas em prática para que possamos obter nossa evolução e crescimento como ser humano. 

Sobre o amor muito se tem escrito, falado e não são em número menor as teorias sobre ele. Este sentimento tão complexo não é aquele, apenas, que sentimos pelo sexo oposto. Não é só o sentimento que se estabelece em uma relação entre duas pessoas que se completam. A força do amor que coloco aqui é do Amor de Deus. Aquele sentimento que deseja encontrar o Ser Superior: "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei...". É o amor fraternal.

                   Outra forma de amor extremamente forte é o maternal porque ele permite a continuidade da vida. Um dos maiores milagres, uma verdadeira prova da existência de um Ser Superior que cria e comanda é o processo de fecundação e o desenvolvimento embrionário dos seres vivos, mais particularmente da espécie humana. Esta capacidade de um ser dar origem a outro ser vivo é o resultado de uma ligação perfeita. Na espécie humana, a união sexual de dois seres, onde dois se fazem um, através da penetração do órgão copulador masculino no feminino é na realidade um duplo desdobramento. É o amor de ligação, desde que não seja animalesco, por interesses ou por ato hediondo.

                   O amor é sobretudo um sentimento que vai muito além das teorias e das frases bonitas. No amor não há egoísmo, pois há o prazer de entregar algo. É um total entregar-se de todas as possessões em benefício daquele que amamos e ter-se a felicidade de ver o outro feliz. O amor existe quando há uma vibração una com aquele que amamos. O amor cria. Criar é um ato pertinente ao Ser Superior. Cada vez que praticamos um ato de amor com nosso amado ou com nosso irmão, estamos sendo semelhantes ao Criador e, consequentemente, atingimos um estado de graça e gozo supremo. Quanto maior for este sentimento, mais humilde você deverá ser para ajudar e conviver com o teu próximo. Este amor é despojado de orgulho, de vaidade e de falsa sabedoria que são os maiores defeitos do ser humano. É o amor subtraído da compensação, cheio de compreensão e caridade com o próximo, assim como gostaríamos de que nos tratassem. É um sentimento de entrega. É exercido com o sorriso franco, com um gesto real de carinho, com o tempo gasto (?) em ouvir o próximo, pela palavra de consolo, pela mão que ajuda... Gestos simples que muitas vezes deixamos de efetivar por que.... Não há tempo. Estamos muito ocupados, não vale a pena e tantas outras justificativas que fazemos cabíveis nestas circunstâncias. 

Uma ocasião eu li num folheto que “Deus somente entra pela porta que tem escrito no alto: amor e trabalho.” Este exercício de amor nos constrói silenciosamente. Abre portas para irmos em frente. Não me refiro à caridade que distingue, promove ou que possui intenções compensatórias de ações negligentes ou culposas. Falo da caridade pela própria palavra: carinho. Olhar ao redor e estar alerta às necessidades dos outros. Não fazer pelo outro, mas carinhosamente e sutilmente mostrar-lhe o seu caminho para subir.

Nada adianta, e isto é uma premissa antiga. Diante de um amigo com algum problema ou que esteja passando por uma crise a tendência é solucionar o problema alheio. Até por que se a oportunidade da solução existe fica mais fácil para nós. Não perdemos tempo. Também não ensinamos nada. O mais importante é fazer o outro compreender que tem condições suficientes para alcançar a solução ou soluções de seus obstáculos. 

Da imaginação, já falamos alguma coisa, mas nunca é demais acrescentar mais alguma coisa. A imaginação é uma força que deve ser dominada. Isto, porque podemos correr o risco de criarmos um destino duro e negativo, pois todo o pensamento tende a se realizar. Falamos anteriormente que a nossa mente muitas vezes pode obstaculizar nossa vida, pois ela é a porta de entrada para um plano de energia (ou quarta dimensão). Tudo pode ser imaginado pelo homem e tudo o que for imaginado pelo homem é uma realidade no plano de energia e pode realizar-se no plano material. Nosso pensamento é energia eletromagnética de alta vibração. É necessário educar a imaginação para que ela dê lugar somente a pensamentos bons, bonitos, positivos e otimistas. É importante que se abra as portas para pensamentos de êxito, paz e prosperidade. Pensamentos negativos ou formas imaginadas de negatividade, de impossibilidade, de literal negação podem provocar a materialização destas circunstâncias.

                   Hoje a Ciência Médica sabe que o ser humano pode provocar determinadas disfunções em nosso organismo. Chamam, eles, de doenças psicossomáticas. Na realidade nossa mente pode alterar as funções orgânicas de modo inconsciente e consciente. As enfermidades se originam primeira em nossa mente (através da imaginação) e só depois de certo período (que pode ser curto ou longo) se manifestar. São verdadeiros castigos que impomos ao nosso corpo físico de forma inconsciente ou consciente por remorso, ódio ou mesmo vingança. Podemos obter a absolvição de nossas falhas de outro modo. Criamos nosso próprio castigo ou nossos próprios "algozes" que irão nos devorar. Tudo isto pela força da imaginação.



CAPÍTULO 13




Continuando ainda sobre o assunto das enfermidades, sabemos que as doenças originam-se primeiro na alma. Ainda que seja uma lesão puramente física tal qual a fratura em uma perna. Nada ocorre por acaso. Todos os acontecimentos são programados ainda em vidas passadas, antes de assumirmos nossa reencarnação ou durante esta vida... Muitos eventos que acontecem as pessoas podem não ter explicações aparentes ou imediatas. Através da meditação ou em estado de consciência pura podemos obter as respostas a tudo o que ocorre. Tudo tem causa, que devemos buscar nos estados vibratórios de nossa alma.

Voltemos à doença. Estes estados devem-se, geralmente, a estados anímicos e mentais de caráter destrutivos mantidos durante longo tempo na alma. Eles formam verdadeiros núcleos magnéticos de caráter altamente destruidor. Quando um destes estados chega a um nível de saturação (chamados de coagulações eletromagnéticas) adquire uma força constante pela repetição de estados negativos, desdobra-se ou materializa-se fisicamente em forma de alguma enfermidade ou mesmo de uma ruptura de uma determinada situação.
Eis porque muitas vezes passamos ilesos por determinado acidente, onde o resultado mais provável deveria ser a morte. Na verdade criamos uma situação onde deveríamos estar diante da morte provável. Na maioria dos casos, estas pessoas reveem todo o seu código de vida. Após elabora um novo projeto de vida. Outras vezes surgem situações inexplicáveis que causam transformações nas pessoas, mudam rotas de vida ou de situações. Tudo gerado em níveis profundos de nossa alma.

Cada desejo e cada pensamento que criamos estão dando a luz a verdadeiros filhos invisíveis que estão formando nossa boa ou má-sorte na vida. Por isto, não creio em destino. Há uma missão destinada a cada um de nós. Esta tarefa pode ser cumprida com uma produtividade maior ou menor dependendo de sua capacidade evolutiva em sua caminhada. Podemos dizer sem exageros que o ser humano é filho de si mesmo porque de acordo com suas exteriorizações energéticas vai se formando e criando a si mesmo. De nós depende a criação de anjos ou demônios ao nosso redor nos proporcionando uma melhor ou pior passagem por aqui. Se aprendermos a estar alerta na análise de nossos atos, vamos gradativamente descobrindo a causa de nosso fracasso ou sucesso econômico, sentimental, ou seja, lá do que for. A nossa atual situação é produto de uma cadeia de acontecimentos quer têm sido produzidos por negligência, despreparo ou decisões equivocadas. Pensamentos negativos que nos acompanham o rancor, a mágoa, o ciúme, a inveja,... Todos estes sentimentos interferem naquilo que chamam de destino e que chamo de missão.


                                      CAPÍTULO 14


Muitas são as forças que obstaculizam nosso desenvolvimento espiritual. Os complexos,inibições e principalmente os pensamentos negativos ou destrutivos.Estes podem ser  direcionados a nós ou à outrem,não importa.Estamos lidando com energias negativas.Nossa vida depende da força de imaginação,do amor  e do sexo.Estas forças influenciam nossa alma e altera seu estado de harmonia e funcionamento.O homem envelhece mentalmente(e até fisicamente de modo precoce) porque sua alma também envelhece.Se o azar o persegue esteja ciente que sua alma está em estado de doença.E isto precisa ser modificado.

O hábito de querer muitas coisas ao mesmo tempo e nada realizar, é altamente prejudicial. O cumprimento  da própria palavra(que é força criadora) é indispensável para adquirir domínio sobre os acontecimentos externos.Coloque em prática as decisões tomadas e leve-as até o fim.É uma forma de,metodicamente,começar a obter o domínio sobre as forças da Natureza.É o começo de poder realizar tudo a que nos propomos.E isto deve ser feito sempre com otimismo.Qualquer obstáculo deve ser transposto com pensamento positivo e obterá  a superação.Ao adotar uma atitude mental positiva o indivíduo isola-se de todas as vibrações destrutivas que possam chegar até ele do meio externo,e por lei da harmonia captará apenas o positivo e o superior.Este é um estratagema importante.

                   Muitas vezes ouvimos pessoas dizer que "pegaram" coisas ruins ou negativas de um determinado ambiente ou pessoa. Na realidade o que ocorre é que neste momento estamos com nossas defesas imunológicas  e espirituais em baixa.No momento em que isto ocorre,estamos com pensamentos negativos  o que ,como já vimos,colabora para a abertura de nosso corpo e  mente destas  forças que nos aniquilam ou nos abalam. Há que negar o negativo ou prejudicial para nós, mesmo que estamos passando por crises, problemas ou situações difíceis. Negar o negativo é redundante, mas é a solução para que possamos avançar em nosso caminho de modo mais eficaz para  sobrepor-nos  a tudo o que for ruim  ou desagradável  que possa  nos acontecer ou que estiver ocorrendo.É a transmutação mental.É necessário que tenhamos uma força de vontade e criemos o hábito disto.Já vimos que a casualidade não existe na vida.Tudo obedece a causas exatas e elas nascem em nossa mente e afetam nossa alma.Tudo é ditado pela lei da causa e efeito.Ela é que desenha e determina o caminho através do qual andamos em nossa vida.Está dentro de nossas reais possibilidades agir com forças positivas(causas positivas) para que possamos ter uma colheita produtiva mais adiante.

                   "Sede vossas próprias luzes. Sede vosso próprio apoio. Conservai-vos fiéis à verdade que há dentro de vós, como sendo a única luz.” (Buda).




CAPÍTULO 15


Uma das coisas mais importantes na busca do desenvolvimento espiritual, e mesmo do desenvolvimento como ser sociável e que compartilha com os demais é conhecer-se a si próprio. É extremamente difícil você estabelecer a sua própria imagem. Falar, escrever ou mesmo pensar "de você mesmo" muitas vezes causa momentos de desconforto e inibição. "- É melhor mudar de assunto...". É interessante adquirirmos a capacidade de contemplar-se a si mesmo e com toda a veracidade poder dizer: "-eu sou assim...".  É a diferença que nos faz racional em relação aos animais: conhecer-se a si mesmo no mais profundo de nosso âmago, ter acesso a um à consciência de si. Conhecendo-nos, podemos descobrir o mistério da vida e da verdade. Desenvolver formas de mudanças que provoquem a saída desta prisão que é a ignorância de nós mesmos. A partir daí descobriremos os mistérios da morte, da sabedoria, do amor, da fraternidade,... Enfim de nosso Pai, que chamamos de Deus. "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela. Porque a porta é estreita e curto é o caminho que leva a vida, e poucos são os que a encontram...".

“A partir disto, voltamos a nos referir à busca e o estabelecimento de alianças na tentativa de encontrar a porta certa e o caminho correto”. “Muitos são os convidados e poucos serão os escolhidos...”. Na verdade muitas pessoas buscam nas mais diversas religiões a solução de seus problemas. A maioria , tal qual um cão perdido, vai alternando caminhos, de porta em porta, de casa em casa e nada encontra. Outros "com mais sorte" o encontram com maior rapidez. Na verdade, são mais sortudos. O que é necessário é, antes de mais nada, estabelecer um conhecimento profundo de si mesmo. Quais são os meus objetivos ? Quais meus defeitos e qualidades ? O que posso e devo melhorar ? O que  bloqueia a caminhada ? Enfim, estabelecer dentro de si mesmo a luz, a verdade e a vontade de melhorar. É necessário que sejamos guiados pelo nosso próprio espírito. Desta forma podemos nos libertar verdadeiramente.

O que o homem enfrenta na tentativa de conhecer-se a si mesmo é a fuga da consciência. Este obstáculo será vencido pela contínua e severa observação de si mesmo. Manter a individualidade em todos os sentidos de tal maneira que não percamos a noção de nossa identidade. Antes de qualquer coisa e de qualquer acontecimento, não esquecer o que somos. Uma das formas é registrar sempre que nós é que queremos isto ou aquilo, nós é que desejamos realizar tal coisa. Eu dirijo, eu atuo, eu vejo... Nada deve ser feito mecanicamente. A identificação de a nossa ação no desenrolar dos acontecimentos faz com que nos lembremos de nós mesmos. Não há nada relacionado com egocentrismo. A sensação é de estar agindo pela consciência própria e não automatizado. O automatismo nos carrega para um estágio igual quanto ao sono. É necessário despertar. Estar alerta sobre a nossa pessoa como um todo. Importa estarmos focados em nossas atitudes, sentimentos e conceitos. Obtém-se isto pelo exercício da capacidade de atenção. Atenção àquilo que estamos realizando para atingir um determinado fim por nós estabelecido.

Quanto mais consciente seja um indivíduo, mais distante estará do animal. Este nível consciente está determinado pela capacidade de um homem existir e atuar livre de automatismos psíquicos. Ser dono de nossas emoções e sentimentos. Nada de tornar-se frio ou insensível, mas se ter o comando de nossas ações em todos os níveis. Realizar aquilo que queremos e que é bom para nós e não porque somos impelidos a isto. A mente trabalha corretamente quando funciona livre de perturbações emocionais, compulsões instintivas e de tudo aquilo que distorce e embaralha o pensamento. Tudo nos força um distanciamento de atributos denominados de consciência, personalidade, liberdade, livre arbítrio e vontade. Estas características humanas são anuladas pelo automatismo e influências externas impelindo a prosseguir de qualquer forma e jeito. Controlar estas forças negativas para nosso progresso espiritual é benéfico. Há que provocar uma total abertura do subconsciente, tal como se abríssemos um determinado objeto para verificar o que há dentro dele.
                                             
É incrível quando um homem se torna adormecido de si mesmo. Um adormecer para si e para o mundo. A pessoa pensa estar acordada, mas não está. Imaginamos estar acordados e na realidade estamos sonhando.O efeito que este sono provoca origina uma ruptura de intensidade variável. A dor, o sofrimento, "castigo" ou "provação" chega provocando um despertar de seu próprio egoísmo e da sua desatenção para com seu Eu e com sua evolução. Adágios populares falam de que através da dor, da proximidade com a morte ou com situações extremamente traumáticas o ser humano é levado a fazer um balanço quase que instantâneo de sua vida. Diante disto retoma, na maioria das vezes, posicionamentos esquecidos ou estabelece novas metas para sua vida. O homem é sacudido de seu sono, de seu embotamento e reestrutura seu caminho. Nem sempre é necessária esta ruptura se estamos alerta. Estar liberto é alcançar este estado de consciência de si mesmo. Nada mais é do que "eu sou Eu".

Esta abertura de nosso íntimo, este conhecer-se a si mesmo pode ser feito a partir de qualquer momento, desde que queiramos que isto ocorra. Acordar é possível, nem que seja em um breve momento. Explodir para o divino pode ser realizado em um breve momento. Não importa a idade ou condições em que nos encontramos. O destino, famoso "costas largas" de muitos erros e tentativas malogradas pode ser trabalhado e alterado. Quando nascemos, somos tal qual um disco rígido de computador ou como uma fita magnética em branco que vai sendo impregnada, com o passar do tempo, de informações. Estas informações são conhecimentos adquiridos com a descoberta do mundo onde estamos. Emoções que vivemos desejos experimentados, com frustrações e angustias pelas quais passamos. Vamos acumulando tudo isto nos mais profundos recôncavos de nossa mente. Dependendo do nível de qualidade destas gravações, marcamos o nosso destino futuro. Utilizamos durante nossa vida as informações gravadas. Imaginem se estas informações forem inadequadas ou distorcidas? Tudo será analisado e determinado de acordo com a escala de valores que estão armazenadas. Agiremos de acordo com os programas existentes em nossa mente.

Assim se desenvolverá nosso destino. Os problemas do ser humano estão relacionados com uma gravação mental adequada e de ótima qualidade. Caso isto não ocorra, nos resta alterar o conteúdo desta gravação de tal modo que possamos, também, mudar a nossa vida. Isto se consegue com a meditação e com a análise profunda do nosso íntimo. O desconhecido se torna mistério para nós e nos provoca o medo.



CAPÍTULO 16


Ainda sobre o destino,devemos lembrar  que são gravadas vibrações cósmicas resultantes das diferentes posições planetárias no momento do primeiro movimento respiratório de uma criança. Segundo as posições que ocupam no espaço, cada planeta determina diferentes combinações de raios cósmicos que atuarão no futuro destino de todos nós. Há três fatores básicos que se combinam para formar esta herança de vibrações cósmicas. A primeira, os planetas, que na realidade são verdadeiros verbos. Determinam as ações que irão se desencadear ao longo de nossos impulsos, as motivações psicológicas e induções são por eles determinadas. Em segundo, os signos que determinam doze tipos de atitudes que podemos ter em relação a esta caminhada de vida. As casas astrológicas, determinam situações ou áreas específicas da vida de cada dia, ou em que campos de experiências tudo isto irá se manifestar. Perguntaríamos, então, se não se configuraria como severa injustiça para aqueles que desconhecem estas informações no momento que decidem ter um filho ?

A concepção e o nascimento determinam os acontecimentos futuros da pessoa humana . Mais ainda, o momento de planejar, implementar e executar qualquer projeto deve ser orientado pela posição de astros e outras influências que mais tarde falaremos. Então, não haveria injustiça com aqueles que desconhecem este tipo de  efeito  nos seus  descendentes ? Não. A injustiça não existe. Cada qual recebe os efeitos de  a-ções que tenham posto em  movimento. Já vimos que nada ocorre por acaso e que muitos são os convidados e poucos os escolhidos. Deus não castiga ninguém , o próprio homem que ao transgredir as Leis da Natureza, castiga-se e bloqueia a si mesmo. Casamentos mal planejados, relações apaixonantes, feitas por interesses ou por motivos de revolta ou rancores são transgressões a Grande lei Cósmica. Disto pode resultar filhos com  uma influência planetária prejudicial a sua própria vida.

Há fatores determinantes do destino de uma pessoa. Já vimos que a posição dos astros no momento da concepção e do nascimento influenciam de maneira direta. O próprio destino dos pais é transferido no ato da procriação para seus descendentes.  experiências recebidas até os vinte e um anos de idade e depois dos trinta e três anos vão atuar no futuro deste indivíduo. Outro fator são as realções amorosas. Estes são assuntos que vamos desenvolver mais adiante. Apenas diremos  que a cada relação sexual, o homem(ou mulher) adquire parte do karma de seu companheiro e passa a  conduzí-lo pelo resto de sua vida, se não souber manipulá-lo e livrar-se dele.

Inconscientemente o homem está a procura de sua libertação. Certamente não da liberação dos deveres, das responsabilidades e de tudo o mais. O ser humano está em busca da iluminação de seu interior, de sua mente e de seu cérebro de tal forma que se livre de tudo que bloqueia sua visão maior. Ele quer perceber,compreender e utilizar os dons do Espírito Santo, se tornar um Deus Filho e ir ao  encontro do Deus Pai,numa real união transcendental.Nada mais do que buscar a cristificação.


                                                                      
                              
CAPÍTULO 17


  Voltando ainda ao assunto da concepção, é importante fazer menção ao progenitores. Uma  criança que  possui uma mãe que tem características de uma mulher passional, egoísta, insatisfeita e com um nível de desequilíbrio acentuado gravará profundamente este tipo de forças nesta criança durante a concepção e gestação. Esta criança deverá ao longo de sua vida, lutar duramente para eliminar estas vibrações destrutivas que passaram a fazer parte do seu próprio ser.

  O pai, no momento da ejaculação transmite ao novo ser, toda a sua força masculina espiritual que será usada pelo novo ser. Se o progenitor é um homem tímido para a sua própria existência, não evoluído, com moral baixa, a criança sofrerá e deverá lutar muito para ultrapassar estas falhas.  Ele deverá alcançar a força masculina realizadora para encontrar seu espaço no dia-a-dia e tornar-se um indivíduo realizado. Eis  porque há  homens e mulheres "de sorte" e homens e mulheres que "vieram para sofrer".

Não há injustiça por parte de Deus. Nós quebramos com alianças estabelecidas com o Pai. Determinamos nossos destinos e os destinos de nossos descendentes. Os filhos são desdobramentos de seus progenitores. Verdadeiros prolongamentos espirituais, herdando parte de seus karmas e muitas vezes sofrendo com isto.

Estamos neste plano com o objetivo de evoluir espiritualmente como pessoa humana. Não podemos deixar de repetir isto. Estejamos atentos para esta verdade. A procriação dos filhos pode se realizar de forma científica. Datas e épocas precisas podem contribuir para formar uma raça de seres mais fortes, inteligentes e mais capazes em todos os sentidos. Quando um casal se une e decide realizar um ato de criação de  um novo  ser é lançado  ao espaço um  aviso eletromagnético cuja intensidade é diretamente proporcional a qualidade moral, afetiva e espiritual de cada um. Quanto maior for esta descarga eletromagnética  maior será, também, a altitude que ela irá alcançar. Este aviso chegará em níveis de  energias  com maior  intensidade que se somarão e retornarão ao corpo do pai  no momento do espasmo sexual. E do pai, através do sêmem que penetra na mãe, somando-se as energias dela, originam  o nível energético que o futuro indivíduo terá.

A relação entre um homem e mulher no intuito de unir-se em convivência  matrimonial deve ser observada de modo muito particular e com especial atenção. Uma mulher passional, dominante e desequilibrada em relação aos problemas da  vida, determinará ao seu parceiro uma vida sem crescimento e sem perspectivas de sucesso. Sua dominação dobre o parceiro  e a ausência da entrega espiritual ao companheiro faz com que ela absorva toda a energia masculina dele, deixando-o desorganizado espititualmente. Este homem se torna incapaz de criar e abrir caminho por si só. Obterá muitas derrotas. Tudo virá abaixo de muito sacrifício. A cada ataque de raiva, a cada explosão de ciúme, a cada crise de ódio ou insatisfação, contra o companheiro, estará  atraindo energias negativas transformando-o num fantoche. Dele se ouvirá repedidamente que é um de pouca sorte.



CAPÍTULO 18


O homem ao encontrar uma mulher que saiba amá-lo, que se entrega espiritualmente e lhe dá o melhor que ela possa ter como pessoa humana, envolvendo-o com positividade e permaneça ao seu lado mesmo nas horas mais difíceis será favorecido pela fortuna, pela "boa estrela" e alcançará o êxito em seus projetos.

O carma advindo de outras vidas, a carga eletromagnética recebida na hora da concepção (formada pelos nossos pais), a posição dos astros ao nascer, o conjunto de experiências pelas quais se passa antes dos trinta e três anos de idade e as relações sexuais mantidas com nossos parceiros e o tipo de companheiro presente ao lado forma aquilo denominado de destino ou sucesso na vida.

Nenhum ato que praticamos torna-se um fator isolado. Cada ato que realizamos tem uma consequência. Em várias ocasiões a justiça terrena parece paradoxalmente injusta.  Quantos saem de um processo de responsabilidade ilesos ou absolvidos. Questionamos muitas vezes atitudes de determinadas pessoas, sejam elas de boa índole ou o contrário, que prejudicam seus semelhantes e não são responsabilizadas. Somos muito imediatistas e queremos ver a justiça atuando imediatamente e de forma pungente. Um ato praticado jamais permanece sem efeito para seu executor. Assim como nada é por acaso, nenhuma ação fica sem efeito. É a Lei da ação e reação. Esta reação poderá ter seu efeito imediato, a médio ou longo prazo, mas virá. Colhe-se o que se semeou e em certos casos, a colheita far-se-á em outras vidas e não nesta pela qual passamos. Questionemos certos indivíduos que possuem tudo para serem felizes e uma catástrofe lhes ocorre ou são infelizes dentro de um palácio. É a Lei do Carma.
                    
Cada um busca seus louros e vitórias, mas também colhe seus castigos e sofrimentos. São rescaldos de vidas anteriores que não foram recolhidos. Morremos e conosco levamos uma bagagem de ações boas ou más. Nosso corpo se extingue. O que fica é o nosso espírito. É a parte do indivíduo que continua vivendo e tem conhecimento de tudo o que aconteceu antes. Tudo fica armazenado como arquivos. Esse espírito busca um novo corpo com o intuito de continuar seu processo evolutivo e seu amadurecimento. Ele tem que resgatar suas ações e avançar neste caminho de aquisição de conhecimento para estabelecer seu equilíbrio interno e tomar coordenar seu próprio destino.
                    
Lembremos que pecado e castigo é uma coisa só. O pecado é o aviltamento ao caminho estabelecido para atingir a evolução e por razões várias é abandonado. Ao relegar nossos dons a um segundo plano, ao evitar o conhecimento de nossas fraquezas e negar atitudes de eliminar estas falhas no sentido de atingir a superação. Cabe a cada um de nós acharmos uma saída para todo este processo, mesmo que tenhamos de lutar durante muitas vidas para que isto se realize.
                   
 E este destino pode ser alterado ou modificado através da aquisição de conhecimentos que mostram como viver sabiamente por meio do correto emprego das forças da Natureza. É através da liberação da ignorância, da dor, da bestialidade, da mentira, do egoísmo, da vingança.... É entrar num mundo consciente e totalmente responsável pelas nossas qualidades humanas e chegar à compreensão e conhecimento de Deus, do que ele pretende de nós, o que a vida exige de nós e o que queremos de nós mesmos! Só através de uma muita força de vontade, de valores definidos e claros e de uma confiança a toda a prova no Ser Superior e em si mesmo é que conseguiremos "burlar" e mudar “aquilo que está escrito”.

Há muitas fórmulas para mudarmos nosso tipo de vida para melhor. Dos mais simples aos mais complexos. A literatura sobre o relacionamento matrimonial, sobre segredos e dicas para obter e manter uma boa união entre os casais é extremamente farto. O importante que se tira de tudo isto são procedimentos básicos que qualquer pessoa, realmente disposta a mudar, pode realizar. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é em relação aos nossos sentimentos. Hoje em dia, não só pelo afã da sobrevivência, mas também, por tudo o que já vimos a respeito das influências da concepção, do nascimento e do que herdamos de nossos pais, embotamos nossos sentimentos. Muitos se tornam frios, outros bloqueados, outros frustrados e... Os sentimentos ficam trancados no íntimo de cada um ou se tornam verdadeiros desconhecidos.

Há necessidade da consciência de nossos sentimentos, reconhecendo qualidades, defeitos, angústias e frustrações. Colocar-se diante dos sentimentos e enfrentá-los é o primeiro exercício para uma mudança. Desvendando e entendendo os sentimentos, passaremos a outra batalha. Lidar com nossas emoções. Situações de medo, pânico, fracasso, sucesso, situações desesperadoras, de alegria, enfim, todos nós passamos ou passaremos por elas. Lembremos que na vida nada é permanente. Tudo passa. Já comentamos que no Universo tudo se movimenta e nada permanece imóvel. Nenhuma situação, portanto, é permanente. É a Lei da Impermanência das Coisas. Não se exaspere. Crie dentro de você a magia do otimismo e enfrente os problemas de forma mais consciente e com maior sucesso. Não perca a motivação nunca. Não se deixe levar pelo pessimismo de que nada vale a pena.
                    
Outro aspecto não menos importante é em relação aos sentimentos dos outros. Há anos a pessoa vem criando a consciência da individualidade. Há no ar uma névoa muito forte do egocentrismo que age sobre todos. Ouvimos muitas pessoas relatarem que desconheciam, depois de vários anos de convivência, a pessoa com mantinha uma união matrimonial ou comercial, por exemplo. Isto denota que a capacidade de reconhecer os sentimentos e as emoções no outro nunca foi exercitada ou estávamos cegos para isto. Não se importar com a dor do outro, rejeitar a procura de um necessitado de carinho ou de uma palavra amiga, deixar de reconhecer a carência de outro, é não admitir que possam num amanhã bem próximo, passar pelas mesmas situações. Esta atenção ao outro se denomina, caridade. Ser generoso, ajudar o próximo, destinando-lhe um minuto de atenção que seja nos fará mais feliz. A caridade ou a generosidade é um exercício que faz bem, muito mais para quem a realiza, do que daquele que a recebe. Devemos ponderar que não é necessário, de agora em diante, agirmos como verdadeiros pastores ou evangelizadores, na busca de irmãos carentes ou problemáticos, com verdadeiras crises. Não se angustie com esta prática. Espere e fique aberta a generosidade. Haverá sempre o momento certo de você realizar a sua caridade.

"O discípulo encontra o seu mestre quando estiver pronto, para receber dele as lições que precisa aprender."




CAPÍTULO 19



Já ouvimos por inúmeras vezes que a tarefa mais difícil, para o ser humano, é as relações que devem estabelecer com outras pessoas e principalmente nas uniões matrimoniais. Ocorre que a maioria das pessoas acredita estar no caminho certo. O fato de praticar o bem, pertencer à determinada religião ou cultuar determinada crença está salva e mais evoluída do que os demais. Estas pessoas esquecem de que a verdadeira evolução começa com a revolução da consciência. Consciência de si mesmo e dos seus "eus psicológicos".

A purificação da mente é um trabalho incessante e contínuo, pois o íntimo psicológico de cada um é de difícil acesso e evitamos a cada momento de encará-lo. Conhecer estes meandros, muitas vezes abarrotado de defeitos e vícios, constitui-se numa das etapas, aí sim, do nosso desenvolvimento. Esta revolução de nossa consciência irá proporcionar uma vida melhor, sem violência, medos, conflitos, doenças e miséria espiritual. Libertar nossa mente de todos os entraves psicológicos que nos mantêm escravos de um mundo irreal, extremamente egoísta, cheio de apegos, de inveja, luxúria e prepotência. Fatos concretos devem provar nossa mudança nesta caminhada, nas relações no lar, no trabalho, na igreja ou onde quer que esteja. 

 Nesta caminhada não há facilidades e nem atrai os imediatistas. É extremamente difícil libertar-se do erro. Deixamo-nos envolver por um mundo ilusório e de escravidão. Vivemos, na maioria das vezes, num mundo de fantasias, sendo muito delas criados por nós mesmos. A iluminação é algo como um diamante precioso que deve ser comprado por alto preço e muitos são os caminhos e métodos para conseguirmos alcançar esta aquisição, que nada mais é do que a libertação total ou suprema. Podemos seguir por qualquer um destes caminhos. Uns menos ásperos, outros que nos impõe maiores sacrifícios e, alguns, extremamente duros. O certo é que aqueles fáceis são destinados aos homens que sentem pena de si mesmos e nunca chegarão lá. Os de maiores sacrifícios são destinados aos "homens de pouca fé". O caminho mais duro é aquele que nos torna libertos de nós mesmos e das coisas fúteis.

Tenhamos sempre em mente que se o caminho for fácil, este certamente é o errado. "Se é fato que o caminho a que isto conduz parece árduo, pode, no entanto, ser encontrado. Por força ele tem que ser difícil, pois é tão raramente percebido; caso a salvação estivesse bem à mão e pudesse ser descoberto sem grandes penas, como poderia ser desprezada quase que por toda a gente? Tudo o que é nobre, todavia, é tão difícil quanto raro.” (Spinoza).              

Por longo tempo criamos hábitos nocivos que influem em nossa vida. Há que trabalhar por outro longo período para chegar-se a libertação dessas cargas que nos escravizam. Não há resultados imediatos. São pequenas conquistas do dia-a-dia que vão se somando e proporcionam a almejada transformação. É um trabalho individual. Requer muita humildade, pureza de sentimentos, vontade e amor. Da mesma forma como o Poder Superior colocou seu Filho entre nós e sacrificou-o para nos salvar, esta revolução de consciência deve ser encarada como um verdadeiro sacrifício individual e interno que logrará a libertação para a verdadeira vida.

O sacrifício nada mais é do que a capitulação de todas as coisas materiais e a destruição de uma grande heresia - a heresia da separação. Há o sacrifício dos sentidos e da gratificação pessoal. Necessitamos estar em constante equacionamento mental pela luz da Sabedoria que possui inúmeros caminhos, pelos quais a sabedoria do Poder Superior percorre. Todo o desejo e fama devem ser sacrificados, com a vontade polarizada para o espírito, transformando todo o desejo numa só vontade que se fundirá com a vontade de Deus. É extremamente difícil reverter o desejo em vontade. Vontade de ser exatamente o que Deus quer que procuremos ser. Deus nada coíbe. Ele aponta o caminho correto. Não há necessidade de isolamento. Basta sermos nós mesmos e usarmos daquilo que Deus nos proveu: somos um pequeno fragmento divino. E assim o sendo, somos dotados de dons que nos levarão a queimar nossos carmas de vidas anteriores e nos tornarão livres. Somos pequenos deuses.

No maravilhoso livro do conhecimento, a Bíblia, na 1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios, encontram-se os nove dons que o Poder Superior concedeu ao ser humano. Estes dons devem ser desenvolvidos pelo homem a fim de atingir seus méritos como filho de Deus. É óbvio que não poderemos desenvolver todos. É necessário identificar aquele com o qual fomos favorecidos e colocá-lo em prática. Na verdade, em várias ocasiões nos questionamos o que há de bom dentro de nós. Sempre colocamos que nenhum ser humano é de todo ruim. Por pior situação em que nos encontramos ou por menor que seja nosso nível de conhecimento, sempre podemos contribuir com alguma coisa de bom ou de útil a sociedade. Deus, como Pai, não deixaria nenhum de seus filhos virem a este mundo tão estéril ou tão negativo que nada de bom, nele fosse encontrado. Já comentamos que é o próprio homem que se transforma. É o próprio homem que progride ou regride. Sempre salientamos que o Pai não castiga. Nós criamos nossos próprios castigos de forma consciente ou inconsciente.

Como dissemos antes, os dons concedidos pelo Pai ao ser humano, são em número de nove. São eles: a palavra da sabedoria, a palavra do conhecimento, a fé, a cura, a operação de milagres, a profecia, a conversa com os espíritos, as línguas e a capacidade de interpretação. Se analisarmos cada uma delas chegaremos a evidentes conclusões de que cada um de nós possui um ou outro destes dons. Cabe a cada um de nós, desenvolver esta capacidade não só em benefício próprio, mas também, em favorecimento dos nossos irmãos necessitados ou menos favorecidos. Nenhum destes dons será produtivo pelo simples fato de tê-lo. Em todo o caminho da senda, nada adianta se não partilharmos com o próximo. Aquele que pelo uso de seu dom e pela prática do bem, do amor fraterno e de suas virtudes humanas eleva-se espiritualmente e torna-se possuidor de conhecimentos que são impossíveis de adquirir em livros e através de mestres. A arte de viver é tão fácil e tão difícil ao mesmo tempo. A chave de todo o segredo está em "amai-vos uns aos outros".

Tudo quanto o homem faz na vida tem duas causas fundamentais: o impulso sexual e o desejo de ser grande, obter sucesso ou realizar-se. Entretanto, pensamento e ação devem sempre estar juntos. A força mental é de vital importância para o ser humano realizar os seus desejos. Colocar em ação a força mental nada mais é do que concentrar ou fixar a mente em apenas uma coisa que se elegemos como prioridade. A base de nosso triunfo está no poder de nossa mente que pode ser desenvolvido a cada momento. Acreditar neste poder também é essencial.

No homem há sete centros básicos fundamentais que usados elevam seu nível espiritual e lhe transformam sua vida para melhor. O primeiro centro é o INTELECTUAL, situado no cérebro; o CENTRO MOTOR ou do movimento, localizado na parte superior da espinha dorsal; o EMOCIONAL, no plexo solar; o INSTINTIVO, encontrado na parte superior da coluna dorsal; o SEXUAL, radicado nos órgãos genitais; o EMOCIONAL SUPERIOR e o MENTAL SUPERIOR que se localizam fora de nosso corpo, no perispírito. Lidar e ativar estes centros básicos gera na consciência humana uma serenidade mental que desconhece o medo, uma constante atenção a tudo quanto ocorre exteriormente, e a filosofia do homem religioso, que coloca a sua confiança inabalável na ordem superior de forças e sabe dominar as suas emoções. Se nos dirigirmos à leitura do Livro Apocalipse, na Bíblia, encontraremos a referencia as Sete Catedrais ou Sete Igrejas que nada mais são do que os sete centros básicos ou chacras. São elas: Eféso(centro magnético do cóccix), Esmirna(centro magnético da próstata), Pérgamo(plexo solar,na região do umbigo), Tiatira(centro magnético do coração), Sardis(centro criador,na laringe), Filadélfia(olho da sabedoria,no centro das sobrancelhas) e Laudicéia(coroa dos santos, centro magnético da glândula pineal). Através da meditação e purificação de nossa mente poderemos ativar e desenvolver estes centros energéticos. Deles podemos tirar proveito para o nosso desenvolvimento como ser humano e espiritualmente. Mais adiante comentaremos com mais profundidade sobre estes centros.







CAPÍTULO 20



Uma das forças ainda incompreendida, pouco usada ou usada de forma incorreta é o Poder magnético sexual. Um dos sete centros básicos ou energéticos do ser humano é o Centro Sexual. Este centro gera a vida. Nele se encontra o verdadeiro mistério da vida no homem. Nada menos que o mistério de Deus se oculta no sexo, ao ser este capaz de criar e trazer à vida um novo ser humano que traz em seu interior a Chama Divina. Se Deus é nosso Pai necessariamente tem que manifestar-se através do sexo. O sexo é o reencontro com o sentido da vida. E esta força, ainda incompreendida, simboliza-se na Serpente Dormida (a Kundalini). Ali está em estado latente toda a energia sexual, localizada na base da coluna vertebral. E, são através da manipulação correta desta força que conseguimos nos tornar verdadeiros alquímicos. A Alquimia, arte tradicional do ocultismo ensina a transformar os vícios (maus hábitos) em virtudes. Até bem pouco tempo, pensava-se que o alquimista era um bruxo (no sentido pejorativo) que possuindo receitas e fórmulas mágicas para transformar o chumbo em ouro. Na realidade, qualquer um pode ser um alquimista, desde que comece a transformar-se de um ser humano vil em um verdadeiro filho de seu Pai. Desta forma gozará de todas as benesses que ele guardou para seus convidados. Lembremos a grande Lei da Correspondência que diz: "Como é acima  é abaixo. Como é abaixo é acima.Tudo o que está dentro de nós, também está fora. Aquele que conquistar sua natureza interna alcançará também o domínio da externa."
O Poder Magnético Sexual se perde por três causas: emoções negativas, desejos desenfreados e estados imaginários negativos. Hoje em dia com o avanço da mídia em todos os setores, muitas vezes somos impelidos a entrar em contato com informações de desastres, guerras, assaltos, mortes... Tudo isto provoca emoções negativas que influenciam e marcam nosso subconsciente. Haverá aqueles que dirão que é inevitável o contato com este tipo de informação ou de situações. Outros dirão que esconder-se ou negar a sua existência é frieza ou até mesmo covardia. Nada disso. O que não podemos é nos deixar influenciar ou contaminar nossa mente com o pessimismo de um futuro aterrador. Da mesma forma, os desejos desenfreados em todos os sentidos(já falamos sobre a força do desejo)criam formas energéticas extremamente negativas que atrapalham nossa evolução. Faz-se necessário que haja um grande domínio sobre os sentimentos, a fim de que o coração não elimine o magnetismo produzido e acumulado pelo sexo.
Aqueles menos avisados desconhecem a grandeza do sexo. O homem e a mulher concentram-se em si, dois princípios da natureza, que se unem numa relação sexual: a força e a beleza. Não a força muscular, mas aquela herdada do Poder Superior. A beleza, não do corpo, mas aquela contida na alma do ser humano e na criação do Cosmos. Nada mais perigoso e decisivo do que a primeira experiência sexual, que é marcante no despertar da consciência. Se uma mulher teve uma experiência sexual ruim ou frustrante, custará muito a ser feliz no amor e com muito dificuldade encontrará a felicidade. Psiquicamente ficará marcada com este fato. Nem o homem, nem a mulher se dão conta de que adquirem parte do karma daqueles com que mantém uma relação sexual. Não são educadas para tirar da prática sexual as energias que dela brotam e as deixam fluir, ficando desta forma esvaziados de uma das mais importantes fontes de conhecimento e essência vital para continuar caminhando na senda da evolução.
O perfil psicológico tanto do homem, quanto da mulher também devem ser observados. Sabemos que uma mulher ciumenta, irritável e dominante expulsa toda a energia sexual que nela se encontra, tornando-se gradualmente vazia de atrativos físicos e espirituais. O efeito é o mesmo em relação ao homem que naturalmente apresenta sentimentos como o ciúme, indecisão, medo, volubilidade, passividade e desequilíbrio em suas ações. "Conhece-te a ti mesmo" deve ser o lema e pórtico do nosso templo interno. A relação perfeita é a união de dois indivíduos que verdadeiramente sabem amar. Para isto é necessário que tanto homem, como mulher saibam relacionar-se não só no plano físico. Para o amor existir entre duas pessoas é preciso à presença de uma verdadeira comunicação de almas em níveis de pensamento, sentimento e vontade. As energias vibratórias devem ser afins. Há casais que estabelecem uma perfeita consonância nos planos de pensamento e sentimentos e um antagonismo terrível no nível de vontade. Constantemente ocorrem choques e dispêndio de valiosas cargas de energia. Outros são opostos no plano de pensamento ou de sentimentos. Nenhum destes casais terá uma relação de complementação ou de felicidade. As rupturas e os choques ocorrerão sistematicamente.
Outro aspecto que devemos considerar são os casamentos que ocorrem apenas no plano físico, ou no plano histérico, ou no astral. Os casais devem unir-se nos três planos para que haja uma união perfeita. Encontramos uniões feitas apenas no plano físico. Homem e mulher não se encontram unidos na esfera etérea ou astral. No lar onde o casal dialoga em termos de adição e subtração, perdas e lucros e interesses individuais, não se pode dizer que exista o amor. O amor só existe se os dois parceiros responderem "sim" a seguinte pergunta: sacrifica-te por aqueles que amas dando a tua própria vida, teu próprio sangue para que o teu "amado" continuasse vivo? Não esqueçamos que o amor é uma energia assustadoramente Divina. Com o Fogo do Amor podemos nos transformar em deuses ou demônios. Eis a alquimia de transformar a lua em sol ou o ferro em ouro.



         CAPÍTULO 21



Cabe aqui, esclarecermos de forma mais explicita o termo alquimia. Se formos entender este termo como o processo de transformação de metais grosseiros em ouro,descobriremos  que na natureza há,realmente,processos de transformação dos metais grosseiros em ouro.

 Estes processos ocorrem ao longo do tempo no interior da Terra. É a alquimia entendida como terrestre.O que muitas pessoas não conseguem conceber é o verdadeiro significado do  "...transformar metais grosseiros em ouro...".Além da alquimia terrestre,existe a alquimia no sentido simbólico.Este sentido é psíquico e espiritual.A unificação dos planos espiritual,mental,psíquico e físico da existência humana é o grande objetivo  dos ocultistas.

Esta transformação é a transmutação do grosseiro, do irracional para o nobre e racional.

 O homem mundano comum, inconsciente ou cinicamente egoísta, onde todos os seus esforços se concentram em seu próprio crescimento material e pessoal, onde seus objetivos nada mais são do que atingir o melhor para si próprio, por meio de sua vida física é o perfil de um metal grosseiro. Sua transmutação ocorrerá no momento em que substituir a "lei do eu" pela  "lei do amor".Só dessa forma ele poderá enxergar que o mundo não existe apenas para ele,e sim para todos os outros e que cada um tem seu espaço merecido e ao seu momento.Ele deverá atravessar três amplos corredores do aprendizado.O primeiro corredor é o da ignorância(onde só existimos pelos sentidos),o do aprendizado(descobrimos que a vida é composta de fases amargas e doces)e o da sabedoria(obtida pela experiência e onde encontramos nosso mestre interior).É na alquimia que  encontramos a purificação da mente.Esta purificação vem com a descoberta de que trabalhamos pelo próprio trabalho,a viver no eterno e não limitados no tempo e crescermos no silêncio,desejando apenas aquilo que está dentro de nós e o que está além de nós.Aí entenderemos que a nossa alma é imortal,imperecível e eterna






                                      CAPÍTULO 22
 

Neste ponto em que me encontro, transferindo para o papel o conhecimento que adquiri ao longo de meu caminho pela senda da evolução, me dou conta de que isto poderá ser lido. Muitos lerão até o final,outros pela metade  ou não terão a curiosidade de entrar em contato com estas informações.Haverão aqueles que não acreditarão em nada do que aqui  está sendo escrito.. Pouco me importa se lerem ou não. Pouco me importa se creditarão ou não. O que me importa é que por mais um canal, consigo ser aquecido pelos conhecimentos que adquiri. Não há nada de sobrenatural.Apenas,corajosamente escrevo e tento repassar aos que desejam ir além dos portões do jardim,em busca do que esqueceram um dia.Nenhuma iluminação espiritual pode ser alcançada de modo fácil.Não há fórmulas prontas.Deve ocorrer só,e somente só,o esforço pessoal.Gastamos muito tempo pensando nos detalhes que nos levaram a uma determinada situação,principalmente quando esta situação é difícil.Perdemos muito tempo procurando culpados e efeitos externos que provocam  determinado acontecimento.Não acreditamos que nossos problemas são solucionáveis e possuímos as ferramentas para esta solução.Cada momento da vida é um verdadeiro ensinamento para que mudemos nossa conduta para revivê-lo ou não.

Nos detalhes sórdidos, já nos referimos a isto, está o demônio caprichoso e astuto. Ocorrem em nossa vida onde o caos se estabelece.Lembremos que do caos,o Ser Superior criou o mundo,dando-lhe movimento,luz e todas as coisas maravilhosas que nos rodeia.Viver os "problemas" é somatizar doenças,distúrbios e o impedimento de nossa ação.A própria mente do ser humano se movimenta.Tudo é movimento,mudança e crescimento.Não há que temermos um recomeço.Um dos grandes empecilhos para a mudança é o orgulho.O orgulho de admitir que estávamos errados.O orgulho de retomar um caminho.Ao mesmo tempo,custamos a aceitar novas situações e acontecimentos.Crescemos e fomos educados para vencer e,não nos ensinaram como.Estancamos numa posição que parece-nos confortável,mas não aceita internamente.Estabelecemos,convictamente,justificativas"aceitáveis" para não avançar.
      A firme vontade e fé em si mesmo, guiadas pela razão e pelo amor da Justiça conduzirão o homem a ponto de chegada. Devemos desejar os poderes da Magia.E para adquirir os poderes da magia  observemos a seguinte regra: "ama sem querer e trabalha sem temor".O amor sem compromissos de retorno.O amor  desprendido de qualquer interesse e sem afeição.O amor com sacrifício,aquilo que denomina-se caridade.Tornemo-nos verdadeiros magos.Trabalhemos sem cessar na razão inversa de seu interesse material.Seu coração não deve ter paixões,a fim de poder dispor do amor dos demais.Seu trabalho se torna cego diante do seu irmão necessitado.Sem distinções de classe ou credo.É necessário ser doce e digno de todos.Desse modo conquistaremos a "espada flamígera" com a qual conquistaremos os segredos maiores da Natureza.Todos nascem com o direito a realizar-se. E,esta realização se processa através da vontade firme,unida a ciência da verdade e da justiça.Entrar na luta pela nossa realização é um dever de todos e aquele que  triunfa nesta batalha nada mais faz do que realizar sua missão da Terra.Aquele que sucumbe se torna,fatalmente,um "imortal".É necessário desenvolver retidão de propósitos,tolerância nas opiniões,inteligência para discutir,clemência para julgar,verdade no falar,graça para expressar-se e paz no coração.É o domínio do espírito sobre a matéria.É conquistar seu reinado através do equilíbrio utilizando-se de causas nobres para que tenhamos efeitos benéficos.





                                      CAPÍTULO 23



O sábio é dono de si mesmo, por suas próprias forças e, consequentemente se faz dono dos demais. Mesmo entre a "decomposição" e a "morte" do ser humano,temos que reconstruir a nossa vida interna."Separarás a terra do fogo,o sutil do espesso,com grande indústria."Eis a operação da Grande Obra ensinada por Hermes.E para que consigamos livrar a nossa alma de todo o preconceito e vício que rodeia-nos,nos dias de hoje,deve haver sacrifício.Crucificação,dor e morte são fatos que nos envolvem nesta senda.A própria traição está sempre a espera  de um tropeço ou de que fraquejemos no caminho.O mago,aquele que quer transformar-se em um verdadeiro filho de Deus deve ter a capacidade de resignação.O poder do perdão nos dá a benção do próprio perdão,cura os enfermos e nos leva a ressurreição.

Quando falamos em morte, até por tradição cultural, lembramos o fim, o vazio, a extinção. Cada dia que acordamos,morremos para o ontem e nascemos para o hoje.O significado da morte é muito mais abrangente do que podemos imaginar.Morremos muito mais vezes do que podemos imaginar e,da mesma forma ressuscitamos tanto quanto.E este é mais um processo de  magia.O homem que deseja atingir sua plenitude deve realizar sua própria morte em vários aspectos e,nascer para aqueles que lhe permitam cumprir sua missão neste lugar.É o princípio do nascimento numa outra.Lembremos que o universo reabsorve,a cada instante,o que  saiu  de seu  interior e não  se espiritualizou."Na natureza nada se cria,tudo se transforma",dizia Lavoisier.Nada  permanece em seu estado natural ou na sua forma original.As mutações ocorrem continuamente provocando um início e um crescimento renovado.Tudo gira em torno da estabilização e maturidade na busca de uma harmonia e dissolução final.Tudo é preparado para um crescimento renovado.A crise ocorre  para que haja uma retomada e uma mudança de vida,de emprego,de atitudes,enfim,para que haja realmente uma renovação.A realização de um objetivo ou o alcançar de uma meta,nada mais é do que a forma de iniciar uma transformação.
        “... Nem o bom nem o mau resultado é automático ou preestabelecido decisão está nas mãos do homem. Está em sua capacidade de levar a sério a si mesmo, à sua vida e felicidade; em sua disposição para enfrentar o problema moral seu e de sua sociedade. Está em sua coragem de ser ele mesmo e por si mesmo” (Erich Fromm). A maioria  dos homens passam por este mundo como verdadeiros sonâmbulos que se reptam através de modismos,tendências,rituais e tradicionalismos.Eles não conseguem visualizar que na maioria das vezes se torna um repetidor de erros oriundos da ignorância e da expressão "sempre foi assim"  ou    assim, porque  deve ser assim". Um buscador que caminha pela senda deve "matar" estas condições de vida. Deve morrer,para que proceda-se o "Fiat lux" na escuridão de seu caminho.Morrer no sentido de nascer para poder triunfar diante destas amarras da ignorância .     

                                                



CAPÍTULO 24


Morrer ao conformismo é a sua primeira morte. Sim,morrer a aceitação daquilo que está. Matar o "sempre foi assim" ou o "é assim porque sempre foi assim". Devemos renascer como guerreiros que ao invés de se lamentar luta por conquistas. Não perca tempo com lamúrias e queixumes, esperando um "milagre". Na verdade esta morte é um derrubar fronteiras e assumirmos nosso real papel de filhos do Ser Superior. É não aceitar a pobreza, quando podemos alcançar licitamente a riqueza. É possuir conhecimento e ter poder, sem ser poderoso e ser tão melhor quanto se possa, sem ser divino.

Até por uma questão de cultura, preferia dizer de aculturamento, somos extremamente conformistas. Se nascemos pobres nosso destino é continuar pobre. Se vivemos numa sociedade de cultura mediana, basta-nos esta cultura. E assim poderíamos construir uma lista muito grande de preceitos que nos envolvem no dia-a-dia e que se arraigam em nossa mente. Não é assim. Estamos neste mundo para crescermos em todos os sentidos. Um destes preceitos, que chamo hipócrita é de que o dinheiro é coisa maléfica. Na verdade, para lidar com o dinheiro há que se ter um equilíbrio perfeito. "Não é rico o que tem dinheiro sim o que o gasta, emprega e desfruta com sabedoria. Aquele que amarra o dinheiro não é rico, é ávaro." O dinheiro deve ser veículo de evolução. A riqueza deve servir para a aquisição do livro, para assistir uma peça de teatro, ouvir boa música, de uma mesa farta, enfim ser escravo do homem. O dinheiro (ou a riqueza) não pode é servir para que caiamos na luxúria, no egoísmo e na avareza. Nestes casos ele se torna maléfico, pois não sabemos como lidar com ele. De tudo isto que tratamos, queremos deixar a ideia de que não há "pecado" algum em querer ter. É necessário termos condições de ajudar o próximo. Necessitamos sobreviver, viver e progredir. Não incorremos em falta alguma se quisermos lutar para sermos mais e melhor. Isto é um caminho para a elevação espiritual.

 E para deixarmos os estados de conformismo deve ser eliminado o medo. O medo é um sentimento que nos bloqueia. E aqui vamos quebrar, novamente, outros tabus da dita tradição. Não estamos falando de valentia. Estamos nos referindo à eliminação do medo de ser, de ter e de estar. Afastar o medo da pobreza, da riqueza, da dominação, do conhecimento e das mudanças. Viver dentro de leis de equilíbrio é vital. E dentro destas leis do equilíbrio, tudo que realizarmos irá se constituir em uma realização valida. Palmilhar ao lado da justiça e com justeza é o pensamento de todo o vencedor, lutando e eliminando nossas limitações e pensamentos opressores. Somos o maior milagre da natureza. Somos únicos biologicamente e fruto da Criação Divina. E, eliminando nossas limitações, lembrar sempre que por mais que adquiramos, por mais que conheçamos e por maior que seja o nível de evolução, maior será a nossa guerra. Venceremos muitas batalhas, mas a guerra contra nossos inimigos interiores é longa e dura. "Os ponteiros dos relógios giram em círculos, em torno de um eixo, para nos lembrar sempre que o tempo não para."

 A segunda morte é aquela em que deixamos de ser apenas mais um para ser um. Morte a tendência de seguir a maioria. Criaremos neste ponto de nossa batalha a nossa própria individualidade. Ele deve evitar o "ser comum". Sem alardes, sem protestos e sem grandes gestos de revolta, deixa de lado a massa que anda no mesmo passo e pensa em uníssono para ter a sua própria identidade. É o reconhecimento do "eu sou único na natureza. Não outra pessoa idêntica a mim. Sou o maior milagre da natureza." Há que construir um novo ser humano que seja ele próprio. Um indivíduo autêntico, reconhecido pela sua individualidade e personalidade única. Há que reconhecer qualidades e defeitos e deles fazer uso para esta nova criação.

 Exatamente como um sensor que registra todos os detalhes e fatos, como uma máquina fotográfica que perpetua os momentos e como uma filmadora que registra todos os pormenores, assim deve ser um verdadeiro homem. Filtrar o que lhe é útil e eliminar ou desconsiderar o que é inútil. Em todos os momentos, no trabalho, na rua, em seu lar, nas suas relações o aprender aumenta seus conhecimentos e se é testado em nova etapa de evolução. Não deve estabelecer um distanciamento com os demais. Isto é soberba e atrapalha a caminhada. Não é útil polemizar com ninguém por ter avançado na senda da evolução e nem enraizar-se numa determinada linha de pensamento, de tal forma que só nossos pensamentos e opiniões sejam válidos. “... o sábio se torna mais sábio, à medida que muda de opinião para aprender e avançar cada vez mais...”.

Agora precisamos matar este homem e com isto extinguir a sua criação: sua individualidade. O homem não precisa mais lutar, por que se torna inatingível, pois esta nascendo um novo ser. É um ser cósmico. É um iluminado. Na verdade esta última morte trata de criar a consciência da auto-realização. É chegado o momento de realizarmos o que aprendemos de modo que tudo se torne um hábito. E, este conhecimento se tornando parte do dia-a-dia nos transforma. Esta transformação deve ser consciente. Nós é que somos seus executores. Nós agimos assim, porque assim queremos. É a consciência da auto-realização. É uma morte a todas as coisas do mundo e do reconhecimento público e entrar nas entranhas da senda, avançando até, quem sabe um dia chegar a fecundar em sabedoria e nascer sabendo, com uma personalidade individual, portador de um valor alquímico e pertencente aos mais altos níveis cósmicos. "Vocês serão como a rocha do mar, que jamais se afoga com a onda, pois depois que ela passa a rocha não perdeu sua firmeza, mas sim se poliu, aumentando a pureza de suas formas."
         O Ser Supremo nos deu uma prova da Lei do Retorno fazendo o mundo redondo. Pelo que sabemos os astros possuem o formato esférico e isto nos dá a ideia de princípio e fim. "O mundo é redondo para que nos encontremos nos polos opostos, novamente”, diz um adágio popular. Sua forma nos faz lembrar de que permanecemos, na essência, apesar da diferenciação geográfica pelas quais passamos. A própria natureza se expressa em ciclos de vir-a-ser. Num processo de ser e dissolver estamos envolvidos para que possamos evoluir. Matamos o ontem para construir um novo hoje, que amanhã fatalmente estará morrendo, para um próximo dia futuro. A morte é o meio pela qual o espírito amadurece. Morremos a cada dia, a cada instante. Em todos os sentidos. Todas as mudanças nos torna mais forte e aumenta a compreensão do mundo e de nós mesmos.






CAPÍTULO 25



Conhecimento é uma lei,com todas as consequências e exigências que isso acarreta, é sempre e de todo modo regente e normativo. A cada novo conhecimento que adquirimos provoca uma mudança em nosso comportamento de forma superficial ou profunda. Esta mudança, consequente da aquisição de novos conhecimentos, nada mais é do que uma morte. Morte de nossa ignorância sobre este assunto e um novo nascimento. A cada momento estamos morrendo e nascendo. Não basta apenas renascer. É necessário que saibamos amadurecer e que este amadurecimento seja benéfico para a nossa evolução como pessoa humana. Não conseguimos saber tudo e sobre tudo. Quanto mais aprendemos mais sentimos a necessidade de saber e saber mais. Ocorre que tudo tem seu tempo. O ritmo de nossa existência nos dita o que e quando aprender. Ao mesmo tempo não podemos esquecer que ao chegar o momento de aprender, amadurecer e evoluir corre em linha reta. Cabe a cada um de reconhecer o tempo que chega e aproveitá-lo. Corremos o risco de pagar muito caro se o deixarmos fluir e não entrarmos em sua influência. O processo de aprendizagem tardio é muitas vezes doloroso e de um jeito ou de outro, chegará o momento da aprendizagem.

Aprendemos o que descobrimos. Requer grande esforço aprender aquilo que nos é transmitido. O entendimento pode variar. A partir do momento que descobrimos por nós mesmos, aprendemos de uma forma mais fácil. E, desta forma, vai se juntando as partes descobertas até conseguir edificá-las naquilo que chamamos de conhecimento. E este conhecimento sob a luz astral tem efeito produtivo. Somos verdadeiros "pedreiros" do Grande Arquiteto do Universo. Construímos, mas não temos o dom de criar; executamos, mas não comandamos; temos livre arbítrio, não para realizar o que queremos, mas para aprender, novamente, a distinção entre o certo e o errado. 
O momento de aprender surge sempre quando as condições de aprendizado são ideais, isto é, quando estamos prontos para entrar em contato com este ou com aquele conhecimento.
Da mesma forma, as experiências pelas quais passamos são determinadas de acordo com a capacidade que temos de vivenciá-las e delas sairmos com uma nova bagagem de conhecimento, transformações e, por conseguinte, renascidos para uma nova etapa. É muito confortável dizer-se que sobre determinado assunto já sabemos tudo e que dentro de nosso caminho, de nossa religião ou de nossa filosofia de vida já sabemos o suficiente e que adotamos esta ou aquela teoria. Isto é o fator determinante do bloqueamento, da estagnação e das teias do fanatismo.
Há um ditado muito profundo que diz: "Ninguém pode provar de todas as frutas deste mundo, mas todas devem ser conhecidas”. É muito bom tomarmos ciência de novos conhecimentos. As coisas novas devem ser estudadas para que possamos selecionar aquilo que é benéfico para nós ou pudermos descartar esta ou aquela linha de pensamentos nosso próprio organismo nos demonstra que não podemos assimilar os alimentos por inteiro. Há necessidade de digerirmos os alimentos e os nutrientes, dele originados, são selecionados pelo organismo para que possam ser aproveitados. Os demais, não proveitosos, são eliminados. O importante é entramos em contato com novos conhecimentos, sob o risco de perdemos a corrente do tempo de aprender.




CAPÍTULO 26



A pedra filosofal, objeto precioso para o homem desde os tempos remotos, tido como uma tábua escrita que se prestava a meditação ou uma substância que poderia ser utilizada para a transmutação, foi por muito tempo perseguido e nunca encontrado. Na realidade, esta "tábua escrita" onde constava todos os segredos,nunca existiu. Na realidade este objeto tão almejado está dentro de cada um de nós. A busca do nosso Sol interior, o modo como faremos esta luz interna começar a brilhar e todo o caminho para nosso amadurecimento constitui-se nesta famosa pedra filosofal. Ela nada mais é do que o objetivo estabelecido pelo homem de transformação. A mudança do espírito, do comportamento, da relação com a matéria e da transformação da alma. E tudo isto se realiza através do conhecimento. Conhecimento de nós mesmos e das formas de chagarmos a este conhecimento.

  O silêncio, o recolhimento e a reflexão sobre todos os acontecimentos relacionados a nós e ao mundo se fazem necessários. Muitos podem dizer que é impossível empenhar-se nesta tarefa. É o afã do dia-a-dia, o trabalho, obrigações e responsabilidades, a sobrevivência...  enfim, tudo ao nosso redor não nos possibilitaria manter esta tarefa. Somos muito imediatistas e abrangentes. Tudo e hoje. Este é pensamento da maioria. Esta tarefa não se completa em uma vida. Começa em pequenos detalhes que podemos modificar. Iniciam-se pela eliminação de pequenos maus hábitos e aquisição de bons hábitos. Lembremos que o Poder Superior não concretizou sua obra suprema em um dia. Foram sete dias. Outra lembrança que se faz necessária, que tudo tem seu tempo, é que Cristo levou 30 e poucos anos para conhecer-se como Mestre e Filho de Deus. O importante é começar. O pior é o autocastigo que nos impingimos pelo tempo perdido.

 O ser humano não é uma folha de papel em branco, quando nasce. Não é como um caderno ou um livro de páginas ainda por serem escritas. Uma criança ao nascer já traz consigo uma bagagem bastante grande. Suas possibilidades, limitações e dificuldades, situações que lhe provocarão alegrias e tristezas, o que necessitará aprender e os dons que frutificarão. Tudo está em forma potencial. Ao longo do tempo, os padrões de mudanças externas e internas irão determinar seu posicionamento diante de inúmeras facetas de sua vida. Tudo o que for vivenciado por este indivíduo lhe trará desenvolvimento ou involução. Dependerá de sua maneira de posicionar-se diante dos fatos vivenciados o grau mais elevado ou não destas transformações.





CAPÍTULO 27



Os ciclos pelos quais uma pessoa passa é de suma importância. Observar as diferenciações entre um ciclo e outro, assim como se observa as diferenças entre o dia e a noite lhe trará uma melhor compreensão e um conhecimento mais profundo do seu ritmo de vida. Não se discute que sabemos perfeitamente quais são as atividades que podemos desenvolver durante o dia e quais aquelas que podemos realizar a noite. Temos consciência daquilo que estamos realizando fora de horários normais e que podem acarretar desequilíbrios, sejam orgânicos ou em qualquer outra área. Assim, observando as fases, ciclos ou situações pelas quais passamos em nossa existência, comparando-os entre si podemos estabelecer uma linha de tempo. Verificaremos que os eventos ocorrem ao longo deste tempo e a experiência surge nesse processo temporal. A medida que ficamos mais velhos,maior será a sabedoria madura. Eis porque,dizem na palavra comum,os mais velhos são mais sábios. Não necessariamente, se aprendermos a comparar e analisar os eventos que acontecem conosco. Tudo no universo ocorre em ciclos. A vida, por exemplo, ocorre em ciclos. Descobrir padrões regulares destes ciclos nos proporcionarão um preparo mais adequado e resultados mais produtivos no enfrentamento do dia-a-dia.
         Os ciclos são períodos de evolução no qual os aspectos humanos e da natureza evoluem e atingem um nível máximo para, em seguida, em ou período seguinte começar a sua decadência. Biologicamente há, durante a existência de um ser vivo, um ciclo vital que inicia-se no nascimento e termina na morte, passando por várias etapas de evolução a cada fase de seu desenvolvimento. Tudo no universo passa por ciclos. Estes ciclos possuem um elo de ligação entre si. Um está na dependência do outro. Assim como uma semente lançada à terra, germina, cresce,f loresce, frutifica e termina seu ciclo com sua extinção. Nenhuma etapa pode ser ultrapassada. Não há conclusão de um ciclo se o outro não se completa. É a lei da continuidade que existe para tudo.
         O que podemos fazer é preparar-nos para enfrentar cada um dos ciclos de nossa existência de forma mais adequada e produtiva. Aduba-se a terra, protege-se a semente, cuida-se da planta, usa-se de insumos para que suas raízes, flores e frutos sejam mais vistosos e que ela, ao morrer, tenha  cumprido de forma  especial o  seu papel produtivo. Assim, a cada ciclo de nossa vida, deve- mos estar preparados para enfrentá-los e transitar por eles sempre de modo mais adequado e produtivo.
         Uma das formas que o ser humano busca sua harmonização interna, além da meditação, é através da oração. Na realidade orar é conversar com Deus. E muitas vezes levantamos nossos olhos aos céus para orar, esquecendo que o nosso verdadeiro Deus encontra-se dentro de nós mesmos. Outras vezes, de tanto olhar para os céus ficamos com nosso pescoço duro e com o olhar fixado no alto que nunca mais conseguimos olhar para nós mesmos e para o próximo. Deus nos fez sua imagem e semelhança. Mais uma vez lembraremos que em nosso íntimo contemos uma centelha do Senhor Nosso Deus. No momento que conseguirmos nos interiorizar, destituindo-nos de todos os artifícios que a convivência social, econômica e de compensações psicológicas nos coloca, nós mesmos , conseguiremos encontra-nos com nosso Deus Interno.
         É preciso aprender a falar com Deus. É necessário que saibamos nos dirigir ao nosso verdadeiro Ser, com nosso Íntimo, com nosso Anjo Guardião. Não há como negar a força inimaginável que possui uma oração bem formulada. Não há religião que conteste isto. Através de centenas de maneiras realizam-se oração. No entanto, conseguir realizar uma oração na verdadeira medida. São Paulo uma vez colocou: "...recordai que vossos corpos são o templo do Deus  vivo e que o Altíssimo mora neles...". Concluímos que  o nosso verdadeiro templo de oração é em nosso íntimo e com nosso Íntimo. Daí, quando oramos o primeiro a escutar nossos pedidos é o nosso próprio  Anjo Guardião. O espírito mais próximo e que convive conosco permanentemente.
         Não há necessidade de rituais complexos e lugares especiais para que consigamos efetuar uma poderosíssima oração. Há que falar como se estivéssemos numa conversa via telefone com nosso Anjo Guardião e com nosso Íntimo. Não há orações formuladas, prontas e que, esta ou aquela, sejam mais poderosas ou de menor eficácia. A oração deve ser elaborada de modo simples, direto e sincero. "... pedi e recebereis, batei e vos abrirão...". Não há complicações. Com a tua mente, durante a tua conversa com Deus, visualizarmos acontecimentos, situações e soluções pelas quais estás orando. É importante observar que os espíritos e o próprio Deus não te darão  coisas materiais. Peças sempre oportunidades para conseguires alguma coisa. Solicita apenas que ele transmita a força necessária  para que os dons que ele te deu,possam ser colocados em prática  e desta forma possas solucionar as situações que te afligem.
         Quando alguém nos presta um grande favor, é de bom tom e através de um sentimento de gratidão, agradecer. A oração não serve apenas para que roguemos ao Poder Superior por alguma coisa. Esta fala com nosso Íntimo é importante para reconhecermos a sua misericórdia e agradecer. Esquecemos das orações de agradecimento muitas vezes.




 CONCLUSÃO



Ao escrever esta coletânea de informações que foram à base de meu caminho, não tenho nenhuma preocupação mercantilista com isto. Na realidade concentro aqui pontos básicos para o início de uma caminhada. Muito se lê e se ouve de verdades desvirtuadas, mal dirigidas e com tendências para este ou aquele objetivo que não cabe aqui discutir. Sempre escutei que "o papel tudo aceita " .É uma verdade.Muitos livros passaram pelas minhas mãos e me ocuparam muitas horas de leituras e reflexões.Muitos nada acrescentaram,outros acrescentaram alguma coisa .Houve aqueles que nada esclareceram e uns tantos que,verdadeiramente,brincaram com assuntos muito sérios.Há aqueles que de maneira vil manipulam a credulidade das pessoas com assuntos e verdadeiros roteiros grotescos de sucesso,paz  e desenvolvimento espiritual.
         O mais importante de tudo isto é estarmos sempre atentos nesta caminhada com aquilo que, inegavelmente, é humilde em sua comunicação, é profundo em conhecimento, sem vender ilusões baratas, e verdadeiramente espiritualista. O verdadeiro espiritualista nada almeja de publicidade e de demonstrações de seus dons e experiências extraordinárias.Sua fé é seu ponto de apoio para tudo o que faz,sem alarde e manifestações que beiram a encenações teatrais.O  verdadeiro espiritualista é consciente de que sua fé lhe proporciona a força necessária para manter a energia a fim de que possa manipular as desafiantes situações de seu dia-a-dia.
         Cabe a cada um de nós estarmos alertas para estas situações onde entraremos em contato com uma infinidade de publicações e eventos com cunho espiritualistas. É necessário lembrar sempre que no conflito entre a luz e a sombra,o verdadeiro guerreiro busca no seu interior a verdade que proporcionará a paz consigo mesmo.E só desta maneira poderá ajudar-se a si mesmo e cumprir de forma mais produtiva sua missão  nesta etapa de sua existência.
         Cada um de nós tem e sempre terá ao alcance de sua mão o que vem de Deus. Importante é lembrar que aquilo que procede de nós deve ser correspondente na mesma intensidade e sem máculas.Ele não é responsável  pelos nossos defeitos.Na verdade,cada um de nós é responsável pelas nossas dificuldades que passamos ao preterir o bem.E é através da contemplação que iremos distinguir o bem do mal e pelo exercício pleno e correto do livre arbítrio é que entraremos no caminho da senda de forma correta.


                        









                                                                       
                                                                                                               





















































































                                                   













 





Nenhum comentário:

Postar um comentário