ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


Mostrando postagens com marcador Ecologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ecologia. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Histórias em quadrinhos: forma criativa de aprender biologia

"Estudantes de biologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) produzem, semestralmente, o Gibiozine – revista em quadrinhos que viabiliza os conhecimentos acadêmicos de forma divertida. A ideia fez tanto sucesso em São Paulo, que acabou se tornando um projeto de extensão e passou a contar com a participação de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas locais e de colaboradores de outros estados.
O professor Hylio Lagana, motivador do projeto, afirmou que tudo começou de maneira despretensiosa: em um dia de aula, como outro qualquer, em que realizou um exercício para que os estudantes procurassem, recortassem, copiassem e colassem imagens e textos que explicassem os conceitos da biologia."

By Redação do EcoD

Veja mais sobre o assunto em:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Lixo Eletrônico: entenda o que é

"Podemos classificar como lixo eletrônico aquele aparelho eletrônico ou elétrico que consideramos obsoleto, ultrapassado, velho e que é descartado como lixo. Para citar alguns: televisão, aparelho celular, tablet, computador, impressora e muitos outros.
O lixo eletrônico, devido ao consumismo crescente em grande parte dos países, especialmente nos países em desenvolvimento, está se tornando um problema cada vez maior."

lixo eletrônico 

Leia o artigo na íntegra em:


terça-feira, 13 de maio de 2014

Gestão de Resíduos Sólidos - Vídeos

No link abaixo poderão assistir os vídeos :

  • Vídeo 1
    A Política Nacional dos Resíduos Sólidos
  • Vídeo 2
    PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
  • Vídeo 3
    Desafios da Política Nacional dos Resíduos Sólidos - Lei 12305/10
  • Vídeo 4
    Experiências que deram certo

segunda-feira, 17 de março de 2014

Ensino de Ciências

"O Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, esta vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências em Educação em Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos das pesquisas realizadas e materiais vinculadas as mesmas"

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Jogos de Ciências e Biologia

Aprender de um jeito descontraído, motivando o aluno a interpretar fenômenos da natureza e relacionados aos seres vivos, assim como interpretar de forma lúdica os conteúdos é o que se propõe este site.


Veja outras informações em:


Software 'poupa' rãs nas aulas práticas

"As 20 rãs que morreriam a cada ano nas aulas práticas de fisiologia e bioquímica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem respirar aliviadas. Para poupar os anfíbios de serem dissecados por alunos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física, o biólogo Francisco Cubo Neto, desenvolveu um software didático que se mostrou mais eficaz que o corpo dos animais para avaliar os reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica."

Veja na íntegra a reportagem acessando:


Fonte da imagem:

Amazonas vai se transformar em emissor de CO2, indica estudo

"A bacia amazônica deixará de resfriar a atmosfera e se transformará em mais uma fonte de emissão de dióxido de carbono (CO2) se as alterações climáticas, como os extremos nas precipitações, continuarem, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica Nature."

Leia o artigo por completo em:

Fonte da imagem:

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Clima, alimentação, saúde e biodiversidade

"Os problemas no Brasil são muitos, segundo o Livro Vermelho da Flora Brasileira, editado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; 2.118 de 4.617 espécies estudadas estão ameaçadas pela perda e degradação de hábitats, pela expansão de monoculturas extensivas e pelas queimadas, principalmente no Cerrado (já afetado em 50% de sua área por incêndios e desmatamentos; e que já perdeu grande parte de seu estoque de água no subsolo, que alimenta todas as grandes bacias nacionais)." (Washington Novaes).

Leia o texto na íntegra acessando:

Direito e Legislação Ambiental Vídeos Gratuitos


   Basta você colocar seu nome e e-mail para assitir vídeos interessantes sobre o assunto e quem sabe, utilizá-los em sala de aula.




Fonte da imagem:
http://www.ambientelegal.com.br/a-judicializacao-dos-conflitos-ambientais/

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Educação e informação sobre os assuntos ambientais

 "Educação e informação sobre os assuntos ambientais mais diversos, num enfoque proativo e que incentiva as pessoas a refletirem sobre os seus hábitos e a agirem em prol da qualidade de vida."

"Água, Energia, Lixo, Aquecimento Global, Educação Ambiental e Informação Ambiental. Esta página é dedicada a explorar estes temas e convida você, visitante, a refletir sobre os impactos de sua vida no planeta."

Visite o site e aproveite os conteúdos, artigos, informações e dicas sobre assuntos ambientais:
 http://www.recicloteca.org.br/default.asp?Editoria=1&SubEditoria=59

quarta-feira, 18 de abril de 2012

I CURSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, EM PORTO ALEGRE

Objetivo:

Capacitar os participantes sobre os métodos e procedimentos do Licenciamento Ambiental em conformidade com a Legislação e normas ambientais do Estado do Rio Grande do Sul, através do conhecimento de aspectos técnicos,...
 
 

Saiba mais sobre o curso que será realizado no mês de maio deste ano acessando :


gepsolucoesambientais.blogspot.com.br

 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Biólogo



Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.

Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.

Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feedbacks.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
Biólogo não deixa filhos,apresenta sucesso reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo. 


(agradecimentos: Eliane Evanovich)


Fonte da imagem:
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/3-setembro-dia-do-biologo.html

domingo, 30 de outubro de 2011

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Mundo reciclável

Link para álbum de fotos da atividade do Colégio Estadual Prof. Nicolau Chiavaro Neto.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Mundo reciclável


     Sábado,20 de outubro fui a uma escola relembrar meus tempos de professor. Curti muito  a atividade final do Projeto de Educação Ambiental - Mundo Reciclável da Escola Estadual Prof. Nicolau Chiavaro Neto,de Gravataí,RS.
     A gurizada estava empolgada e mais uma vez eu comprovei que o aluno(a) estimulado(a) descobre que pode superar a si mesmo e mostra produções incríveis.
Vamos curtir algumas fotos e os trabalhos de alguns grupos.



Alunos relatam experiências e trocam conhecimentos adquiridos entre si.





Nestes momentos há uma produtiva integração entre alunos,professores e comunidade escolar.
O processo de socialização é muito positivo.






A criatividade dos alunos é impressionante.
Abaixo sofá,banquetas e almofadas feitas com material reciclável (garrafas plásticas).


Cortinas e poltronas feitas com material reciclável.



Brinquedos não estavam ausentes nas produções dos alunos.



A vida deve ser reciclada e preservada.


Produtos de limpeza também feitos com material reciclável.
Tudo pode ser aproveitado mantendo o ambiente equilibrado e sustentável.


Produção de energia sem agredir o ambiente natural: a energia eólica.



Vamos brincar construindo os próprios brinquedos ? 
Brincando e aprendendo.



Produzindo enfeites e adornos para casa com material reciclável.


 Material reciclável transformando-se em bonitos presentes e podendo
resultar em lucratividade para quem aprende a utilizá-los.


 Professores no final da atividade curtem com alunos o material produzido.






Professores e comunidade recebem lembranças da atividade e comentam as interessantes produções dos alunos.
Na mão do professor um cofre feito com garras plásticas.



Comemoração de uma atividade que teve sucesso.


"Tia Sema " meiga,atenciosa e educada chama a atenção de quem chega a Escola e é recebido por ela.
Os alunos a estimam muito e não há quem não a obedeça.
Conhece a todos e tem sempre uma palavra de carinho ou de orientação para a vida.
"Tia Sema " continue cuidando dos alunos desta escola e parabéns pelo teu profissionalismo.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biodiversidade



As estimativas recentes da perda de biodiversidade planetária ajudam a pintar o sombrio quadro da extinção: cerca 12% das aves, 23% dos mamíferos e 32% dos anfíbios já sumiram do mapa.