By Vicente Martins
Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA),em Sobral, Estado do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1996). Atua, principalmente, nos seguintes temas: dislexia e suas disfunções correlatas (disgrafia e disortografia), lingüística, língua portuguesa, formação de professores, políticas educacionais, educação especial, legislação educacional.
"O que devemos entender por leitura ou alfabetização em leitura? Afinal, o que é dislexia? Devemos entender a alfabetização em leitura como uma habilidade adquirida (portanto não é inata) pela criança, em idade escolar, de decifrar signos gráficos (letras, diacríticos, sinais de pontuação, números etc.) que traduzem a linguagem oral. A alfabetização em leitura é a primeira fase de acesso ao código ao léxico. Nos anos 80, fala-se, no campo pedagógico, em letramento como um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. Para as crianças que não tendo desenvolvido a habilidade de decodificar textos escritos, podem ser letradas no sentido da fazer uso social dos textos escritos (anúncios, panfletos etc )."
Leia o trabalho completo em:
http://www.profala.com/arteducesp158.pdf
Páginas
ESTE BLOG É NOSSO
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Escolarização dos alunos com transtornos funcionais específicos
Postado por
Unknown
às
terça-feira, fevereiro 04, 2014
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Aluno,
Criança,
Disgrafia,
Dislexia,
Disortografia,
Educação,
Educação Básica,
Educação inclusiva,
Educador,
Grupos de Discussão,
Pedagogia,
Professor,
Psicopedagogia,
Saúde,
Transtornos Funcionais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário