ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA

COMO ALUNOS E PROFESSORES CARACTERIZAM A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA? 
  
MARILIS DE LARA 


"Neste trabalho são abordados aspectos da prática educativa no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, particularmente a relação entreteoria e prática segundo o que dizem os professores e os alunos. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se nos estudos de Alves (2005), Cunha (2004), Marx e Engels (1979), Kuenzer (1999; 2002), Pistrak (1981), Vasquez (1977)e Veiga (2000). Os objetivos da pesquisa consistem em: analisar a relação teoria-prática na prática educativa no curso Técnico em Agropecuária Integrado; caracterizar a organização e os conteúdos das disciplinas de Agroecologia, Criações, Culturas e Horticultura, e identificar qual a compreensão dos alunos e professores sobre a relação teoria-prática nas disciplinas. Através de questionários, entrevistas e observações durante as aulas, foram obtidos dados sobre as concepções da relação teoria-prática, técnica de ensino e a organização das referidas disciplinas. Na compreensão dos alunos, teoria-prática são importantes e valorizadas; afirmam que a teoria vincula-se aos fundamentos recebidos em sala de aula e a prática vincula-se a ação realizada fora dela. Na perspectiva dos professores, percebe-se a concepção de uma prática que, ultrapassando a visão utilitária, gera a de unida de, que articula teoria-prática em sua prática educativa." 
Leia o trabalho por completo em:
Fonte da imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário