André Barcellos Carlos de Souza
" Na reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia
Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na
formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano,
e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada
hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e
imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico,
uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações
políticas
relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas."
relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas."
Veja mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário