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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER

COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL
Carlo Schmidt - UFSM
Cristiane Kubaski – UFSM


"Este artigo tem como objetivo oferecer uma análise da comunicação de um aluno com Síndrome de Asperger a partir das teorias cognitivas utilizadas para a compreensão dos déficits nos Transtornos Globais do Desenvolvimento, sendo elas a Teoria da Mente e a Teoria da Coerência Central. A primeira entende que as dificuldades na comunicação derivam das falhas em atribuir estados mentais aos outros, e dessa forma não conseguindo prever adequadamente seus comportamentos. Já a segunda entende que o processo subliminar a essas falhas está na tendência em processar as informações e integrá-las em um todo coerente. Foram utilizadas vinhetas da fala desse aluno como base para o entendimento dos processos cognitivos subjacentes. Conclui-se que as especificidades da comunicação de alunos com Transtornos do Espectro do Autismo podem ser compreendidas não como déficits, mas como diferenças, constituindo um estilo cognitivo diferenciado."

Leia o trabalho dos autores por completo em:

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