"Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo
ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a
metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em
desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma
metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o
cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar
o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações
relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda
perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares
sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa:
didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração
do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é
indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as
novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de
Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes
possibilite ter outra dimensão dessa ciência."
José Ossian Gadelha de Lima
Leia o trabalho acessando:
Nenhum comentário:
Postar um comentário