ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Uma atividade essencial: o questionamento.


O "questionamento" é a atividade essencial para iniciar e promover uma "cultura" de "melhoria contínua"!...

Jefferson Ramos da Silva

 As perguntas são o melhor método para o entendimento de qualquer dúvida. Mas o estimulo para a manutenção da curiosidade é fundamental. Desse modo algo próximo do educando ligado ao seu cotidiano. Possui a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, o desafio, o que incomoda de maneira positiva. Entregar um conjunto de perguntas sem nenhum sentido cria apatia e desinteresse. Mas é durante uma conversa nas aulas dialogadas, que boas indagações surgem. Por exemplo, em história que é minha disciplina estava explicando a importância do tempo. Para quem possui quinze anos algo em torno de uma geração é pré-história. Vivemos no presente contínuo. Contudo, ao falar sobre a minha juventude disse sobre Michael Jackson, dos bailes dos anos 80 do séc.XX. Do rock e do passo moonwalker. Um dos alunos disse. "O criador foi James Brown é cantava soul". Dei 10 para o jovem. Isso motivou um trabalho, pois sua afirmação gerou perguntas sobre a história da música jovem e os movimentos culturais. Neste sentido as questões devem estar no centro dos interesses para criar os verdadeiros motivos para buscar as respostas - o desejo que está em algo que pergunta com as antenas dos sentidos prontas para captar do leve bater das asas de uma borboleta; as imagens de alguma parte do planeta. Sempre que os olhos abrem - algo será aprendido naquele novo dia. 

Acesse o link abaixo para saber mais e deixe sua contribuição sobre este assunto via e-mail (veja no alto da página) que postaremos neste blog.

O "questionamento" é a atividade essencial para iniciar e promover uma "cultura" de "melhoria contínua"!...



Nenhum comentário:

Postar um comentário