ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


domingo, 29 de abril de 2012

Pais x Escola

 
     Estes dias Dora Lopes postou uma imagem de Diego Silva no Facebook  que fez relembrar minha caminhada.

      Cansava de fazer reuniões para entrega de boletins, prognóstico bimestral, casais colaboradores de turma, conselho escolar com 1 pai ou 1 casal de pais. Os pais se tornaram omissos, ausentes e transferiram para a escola muitas de suas responsabilidades. 
      Por nossa vez, fomos aceitando quase que inconscientemente estas responsabilidades na tentativa de, quem sabe, solucionar os problemas de nossos "segundos filhos". Hoje a escola se esgota, os professores sentem-se impotentes (forçando o termo, talvez) pois não temos o poder para dar um fim a tantos conflitos e diversidades que habitam nossas escolas.
     Pior é que nos deixaram sozinhos nesta caminhada e nos cobram como super humanos, a fonte inesgotável de toda a sabedoria e linimento para sanar todas as dificuldades de nossos educandos.   
     Não vejo outro caminho de solução para tudo isto fora a premissa de que uma escola se faz com a força participativa de gestores escolares, pais e alunos. Já passei por estabelecimento de ensino que mudou seus rumos e fizeram acontecer, conseguiram ser ouvidos e obtiveram o que necessitavam quando este triangulo mágico se tornou equilátero.
(Renato Hirtz - abril/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário