ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sermões de Pe. Antônio Vieira

   Uma boa dica para professores de Língua Portuguesa,Literatura e História é analisar com os alunos os sermões do Padre Antônio Vieira.


Sermão do Bom Ladrão, de Pe. Antônio Vieira,uma pequena amostra do conteúdo social que há nestes textos.

"... O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam."

Veja mais em: 

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/s/sermao_do_bom_ladrao


Nenhum comentário:

Postar um comentário