ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Entender para escolher bem



Há muitos candidatos para poucas vagas. E os eleitores ficam naquela confusão de escolher o melhor. E nem sempre aquele que promete resolver todos os problemas do seu município é o mais indicado. Há os que com mais verba para o financiamento de sua campanha deslumbram a população com grandes passeatas, bandeiras e farta distribuição de panfletos listando  realizações que enchem os olhos e criam esperanças inimagináveis. É uma maratona que provoca situações que vão do ridículo à ofensa da capacidade de discernimento das pessoas.
A grande maioria das pessoas é incrédula com a fala dos políticos. Torna-se insuportável os discursos que se repetem a cada ano. E fica bem visível que muitos candidatos não sabem onde começa e termina suas funções de vereador. É aí que entra a busca de informações pela comunidade. A história de que não queremos ouvir falar de política ou que ela interessa aqueles que gostam de política já está ultrapassada. Não é obrigação nossa fazer política, mas ter noção dos tramites de todo o processo eleitoral, do trabalho exercido pelos eleitos e por aqueles que pleiteiam um cargo eletivo há que se ter.
Um vereador tem funções muito limitadas como representante daqueles que o elegeram. Ele fiscaliza os atos do prefeito que deve seguir um conjunto de leis na sua administração e ser um criador de leis que visam regulamentar todo o andar do seu município visando o bem comum. Através de articulações políticas consegue fazer estas duas atividades e é só. Não constrói pontes, elevadas, asfalta ruas, constrói ginásios, enfim ele apenas projeta a vontade da população e gestiona entre seus pares a aprovação de suas intenções. Ele não executa. O vereador propõe a execução de projetos a fim de atender as necessidades dos munícipes.
                Quem possui a função de aprovação e de realização é o executivo. O prefeito aprova ou revoga os projetos de lei que vem da câmara de vereadores. São poderes distintos e independentes. Prometer projetos que impliquem em gastos públicos onde a prefeitura deva arcar com o pagamento não está em conformidade com as leis existentes. O trabalho do edil é promover o entendimento de que seu projeto é viável e benéfico para a região. Lutar para que suas ideias sejam aprovadas primeiro entre seus pares e depois pelo executivo é o papel da vereança.
                Fora tudo isto são promessas que não serão cumpridas. Este candidato já deve ser descartado pela falta de conhecimento do seu trabalho e por tentar ludibriar seus eleitores. Então, para eleger um candidato devemos saber sim, sobre a dita política e seus caminhos administrativos, de gestão e de competências legais.Isto também é um processo educacional.

 ( Renato Hirtz - agosto 2012 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário