ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

REFLEXÕES SOBRE A BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E NAS LICENCIATURAS

By
André Barcellos Carlos de Souza
" Na reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano, e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico, uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações políticas
relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas."
Veja mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário