ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Webquests

Webquest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. É uma oportunidade de realizar algo diferente para obter resultados diferentes em relação à aprendizagem de nossos alunos.

Webquest é uma proposta de Berni Dodge (1995) contando com mais de 10 mil páginas da Web.

Como funciona ?

Introdução - É o primeiro passo para a produção de uma webquest, é a página onde o aluno se sentirá bem vindo. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema sugerido.
Tarefa - É a definição do que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte da webquest o aluno age participando e colaborando com a construção do conhecimento.
Processo - Ao apresentar a proposta de trabalho aos aluno, as regras devem ser poucas, possíveis de cumprir e ajustadas as condições da turma.
Recursos - Caminhos a serem percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).
Avaliação - Momento de reflexão e aprendizagem.É uma forma de análise das descobertas realizadas. Na avaliação o aluno deve ser informado sobre como seu desempenho será avaliado. Pode-se apresentar tabelas, fichas e questionários na avaliação.
Conclusão - Ligada a avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendisagens, bem como, os pontos que poderão ser retomadosem outros momentos.

(* Há direcionamento de trabalhos com títulos Copa do Mundo 2014, por exemplo.)

Saiba mais sobre esta ferramente útil para aprimorar e tornar suas aulas mais atrativas acessando:



Nenhum comentário:

Postar um comentário