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sexta-feira, 8 de março de 2013

A Gestão Ambiental e os recursos hídricos



Apesar do planeta Terra ser chamado de planeta água, sabemos que nem todo este manancial pode ser utilizado pelos seres vivos.Toda a cadeia de seres bióticos depende da água para sua sobrevivência.
A maioria dos seres vivos depende,porém, da água doce e potável para sua manutenção fisiológica. Ela participa de quase todos os processos do metabolismo celular. Do total da água existente no mundo, 97% é salgada e apenas 3% é água doce que é própria para consumo. Desta porção de água doce, apenas 0,03% são de fácil acesso (rios, lagos e sub-superfícies). E temos que considerar nestes 0,03% uma porrcentagem bstante expressiva de água imprópria para consumo seja por resultado de poluição ou contaminação.
O Brasil possui possui 20% de toda a água existente no mundo, exatamente pela expressiva quantidade de recursos hídricos. E voltamos a região Amazônica, mais especificamente a Bacia Amazônica onde se concentra o maior volume de água pára consumo. Consumo este que envolve a sua utilização em 70% na agricultura, outros 22% nas indústrias e 8% nos demais setores da atividade humana.
Não vamos entrar no mérito, neste momento, de que a quantidade de água existente é o suficiente para o abastecimento e uso por toda a população brasileira. Nem, que ela é mal distribuída e carece de uma reformulação neste aspecto. Sabemos que quanto mais desenvolvido for o país, maior será o consumo de água nos mais diversos setores.
Há necessidade urgente de conscientização do uso deste recurso natural de forma sustentável. E volto a ser repetitivo que os aspectos culturais e educacionais são o caminho para o entendimento da real importância da utilização equilibrada e racional da água. Enfatizo um planejamento sério para uma mudança cultural neste sentido. Dos bancos escolares deve partir projetos sistemáticos interdisciplinares que trabalhem deforma muito massiva informações sobre, não só este recurso natural tão necessário a manutenção de nossas cadeias tróficas, mas que englobem de forma interrelacional todos os recursos naturais, sua importância, o trato adequado e o uso racional. Nada mais do que levar o educando a utilizar no seu cotidiano uma verdadeira gestão ambiental individual e coletiva. Certamente ele será um multiplicador ( ou um tutor ) destas informações aos que estão em seu entorno.
Todo este processo se faz ou de baixo para cima ( com ações iniciando nas escolas, órgãos públicos, empresas privadas e ONGs ) ou de cima para baixo ( através de ações conscientes e sérias dos órgãos governamentais). É necessário deixar bem claro que, na visão biológica e fisiológica, a água é um alimento tal qual outro qualquer e que sem ela vamos perecer no momento que ela de tornar ausente em nossa alimentação.

04/03/2013 09:08  Renato Hirtz

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