ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Planejamento escolar Participativo e Estratégico



     Muitas insituições de ensino, mesmo antes do término do ano letivo já estão em processo de planejamento para o próximo ano letivo.
     Uma das críticas que se faz as instituições públicas é a falta de planejamento. Há um hábito muito prejudicial  no serviço público, dito por muitos especialistas, que é a falta de planejmento a curto, médio e longo prazo. Os gestores públicos, na realidade vivem "apagando incendios" quando surgem necessidades ou problemas no cotidiano de suas funções extamente pela falta de planejamento para atender as demandas que lhes são atribuídas.
   
"O planejamento  é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação." (Emanuelle de Oliveira )

Leia mais sobre o assunto acessando:


Fonte da imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário