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Este blog tem como marco referencial a Educação.
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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Educação x Escolaridade


              Todos estão cientes de que a escola sobrecarregou-se de responsabilidades além de seus primeiros objetivos originais. E sua resposta a estes novos encargos criou uma onda de conflitos que estão requerendo uma retomada de conceitos básicos para que haja um redirecionamento de funcionalidade que irá despender muito tempo, boa vontade e readaptações profundas.
            Ao longo do tempo a escola assumiu a responsabilidade da educação num sentido amplo. Um processo muito complexo para uma instituição de ensino,envolvendo diferentes contextos sócio-culturais envoltos em uma gama muito grande de acontecimentos que na formação de um indivíduo. Portanto,educação é algo muito mais abrangente e ultrapassa os limites estabelecidos pelos muros de um estabelecimento de ensino. Educar, então, não é função apenas da escola e não é sua responsabilidade a ausência de educação. Na escola formamos o educando. Ali deve ocorrer o processo de escolarização. Nela ocorre a instrumentalização para a formação do indivíduo que vai ser instruído para seu desenvolvimento como ser pensante. O resultado final, prioritariamente será a aquisição de conhecimentos. Além disto, e por todo o contexto vivido pelo aluno dentro da escola na convivência com seus pares, professores, funcionários e gestores educacionais ocorrerá sua formação como pessoa. Entretanto, isto não seria prioridade da escola e sim ela deve servir como uma complementação da educação que é a escolarização. O indivíduo não se educa apenas na escola. Ela tem seu início muito antes da escolarização.
            Volto a repetir que a educação vai muito mais além do processo ensino-aprendizagem. Desde o momento do nascimento a criança está em processo de educação. A convivência familiar é parte deste caminho que só termina quando o indivíduo deixa de existir. Naquela festinha de aniversário a meninada  pode e deve ser educada para saber conviver em comunidade. Nós nos instruímos na escola. Nela também nos educamos, mas nas atividades de uma associação de bairro, na igreja, no estágio, na convivência em um clube, enfim,estamos sempre nos educando. Aqueles que renegam regras estabelecidas de convivência certamente serão chamados de sem educação ou tiveram uma educação deficiente. E vejam que há aqueles que mesmo antes de estarem matriculados numa escola podem ser considerados mal-educados. “Partindo do princípio que a educação abrange todas as possibilidades educativas e acontece em diferentes contextos de socialização no decurso da vida (interações familiares, dos grupos de pares, laborais, associativas, políticas, culturais, escolares, a Internet, a mídia. No fundo, a sociedade em geral) ela não deverá ser redutoramente confinada à Escola.” (Maura Mendes -Investigadora do CIID - Centro Identidades e Diversidades. IPL).
            Educação não é sinônimo de escolarização. Tornou-se assim através dos tempos, e principalmente no nosso país pelas circunstâncias que foram se acumulando historicamente e que serve de tema para outro momento. "O educando é idealizado pela ideologia vigente e, na prática, pretende-se enformá-lo pelo sistema educativo, através da instituição formal que é considerada a escola" (Vieira, 1999: 349).
É na Escola que parecem depositar-se as maiores esperanças sociais no que concerne à formação dos indivíduos. Porém, "todas as aprendizagens inscritas no decurso da vida de um indivíduo começam muito antes da entrada na escola" (Vieira, 1999: 349) e muito depois da saída desta, e "as situações educativas já não podem atualmente dizer respeito unicamente a um [?] professor perante um grupo" (Mialaret, 1999: 16).
            Obvio que não se pode fugir da obrigação do professor transmitir conhecimento (escolarizar) ao educando. Não se pode deixar de lado todas as questões educacionais que envolvem toda a caminhada do educando, inclusive sua educação escolar. O que não podemos é assumir solitariamente a Educação de uma criança, de um jovem ou mesmo de um adulto respeitando suas diferenças em todos os aspectos humanos. Precisamos é reverter esta máxima da educação escolar ser considerada como o ambiente mais significativo e primordial onde o processo educativo acontece. Ela não é a única instituição responsável pelos processos de formação pessoal, pela formação das identidades, pela construção dos objetivos de vida de cada um. Ela é um espaço entre outros tantos tão importantes quanto um educandário. Enfim, a escola deve escolarizar sempre e co-participar da educação do indivíduo. Num próximo momento trataremos como podemos agir na educação do indivíduo. (Renato Hirtz – maio 2012)

           

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