ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

METODOLOGIAS DE ENSINO NA ATUALIDADE: NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR A HISTÓRIA

Edivaldo Gomes Pinto Júnior
Cléofas Lima Alves de Freitas Júnior,
(UEPB)

"Novas perspectivas de ensino de história surgem na hodiernidade tendo por alicerce a complementação dinâmica proporcionada pelas novas tecnologias e um melhoramento no foco pedagógico com o fito de solidificar novas aprendizagens. Surgem, portanto, multifacetadas formas de se conjugar tecnologia com ensino, transformando a plasticidade da pedagogia até então empregada na educação. Uma análise sintética sobre as fontes, realizada dentro do âmbito da História Cultural e de suas ramificações revela a potência didática advinda de tal inter‐relação. Neste sentido, o foco das análises se dará em um período coetâneo à ascensão da cultura cibernética, ou seja, nas três últimas décadas; sendo arrolados os ensaios de Pierre Lévy, Tomaz Tadeu da Silva, e Carla Bassanezi Pinsky, além dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) em seu terceiro e quarto ciclo, dos quais avaliamos poder auxiliar com novas ferramentas o docente no contexto do ensino fundamental, haja vista o fino estudo traçado pelo primeiro em torno das multiplicidades dialógicas e suas possibilidades de inserção na sala de aula, além das alternativas sistemáticas apresentadas pelo último documento a fim de fornecer um norteamento didático vasto para o professor.
Desta forma, com todos estes subsídios, têm‐se novas oportunidades de implementação do ensino fundamental e sugestões de gradual renovação dos instrumentos do saber, inserindo‐se os equipamentos frutos da tecnologia no contexto escolar."

Veja o artigo por inteiro em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário