ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma manhã de reflexão


            Nestes dias fui ao centro da cidade onde moro. Gravataí é uma cidade interessante.Ao mesmo tempo que possui um desenvolvimento ativo contrapõe-se ainda o ar de cidade do interior.Tudo no centro desta cidade é próximo.O comércio,instituições municipais,hospitais  e bancos convivem lado a lado facilitando a vida dos munícipes.Gosto da zona central deste município.
            Nada disso tem haver com o que me levou a um dia de reflexão sobre a vida e dos encontros nada fortuitos encontrados em nossos caminhos. Já havia resolvido toda minha agenda daquela manhã de sol acalentador.Fui em direção a uma parada de ônibus para retornar para casa.Um grande número de pessoas estavam a espera de sua condução,assim como eu.Algumas formavam grupos de tagarelas que comentavam os mais diversos assuntos.Outros chegavam angustiados questionando se este ou aquele coletivo já havia passado e já emendavam uma boa prosa entre si.
            Observei que um rapaz atravessava a rua carregando uma pasta modelo executiva (as antigas 007) e pelo seu andar conclui que estava embriagado. Vinha em minha direção,aliás é uma coisa que eu atraio são indivíduos carentes,mendigos,problemáticos e embriagados.Talvez um “carma” ou uma missão.Sou bom ouvinte e tenho uma veia bem desenvolvida para o tipo “paizão”.
            - Bom dia meu senhor, com sua licença qual o ônibus que pego para ir ao Pan?
             ?  Raciocinei rápido e não consegui achar a informação solicitada.
            - PAN, meu senhor, P, A e N. Desculpe, mas é Pronto Atendimento.
            -Ah! Existem algumas linhas de ônibus que passam por lá - citei o nome delas e ele sorriu.
            Ele deposita a sua pasta no chão ao seu lado, olha para uma senhora que está próxima e diz:
            -Cuidado, minha senhora. Não vá bater na minha pasta.Aí dentro tem uma bomba.Se a senhora tropicar nela vai explodir e BUM ! Estaremos ao lado de Deus, Nosso Senhor, rapidinho.
            A senhora olha espantada e toma certa distancia olhando seriamente para o rapaz.
            -Desculpe minha senhora. Estou brincando com a senhora.estou feliz hoje e gosto de brincar respeitosamente.
            Sorri e olha para mim.
            - O senhor é um iluminado, um iluminado e enxerguei isto quando estava atravessando a rua. estava mal e cheguei perto do senhor e fiquei bem.O senhor é filho de Ogum e é iluminado.
            - Não é bem assim. Fico contente que estás feliz.
            - É estou indo para o PAN ver meu querido pai. Ele teve um derrame hoje pela manhã e eu,mesmo bebam,salvei a vida dele.Os para médicos da Samu disseram que seu não tivesse feito massagem cardíaca e respiração boca-a-boca até eles chegarem...ele tinha conhecido rapidinho meu irmão...Jesus Cristo.
            Passa outro senhor por perto e ele fala em voz mais alta ainda:
            - Olha a bomba!  Apontando para a pasta e sorrindo. Pede desculpas pela brincadeira ao senhor que lhe devolve um sorriso e um ar de estranheza.
            - E como está teu pai agora?
- Bem... quer dizer está no PAN fazendo exames e medições adequadas ao caso dele.
Notei que ele tinha uma facilidade em se expressar com certa correção gramatical. Não estava maltrapilho.No pescoço havia uma corrente com um crucifixo e nos dedos de uma das mãos havia um anel que não tinha aparência de bijuteria.
-Onde aprendeste a realizar os primeiros socorros?
- Meu senhor, tenho o ensino médio completo. Sou formado em Técnico em Eletricidade Industrial.Aprendi a fazer os primeiros socorros lá no Senai.Uma professora e um grupo de paramédicos nos ensinaram.Com isto salvei meu querido pai.
-E não exerces a tua profissão?
- Exerço. A de bebum ! (dá uma gostosa gargalhada). Sou baladeiro e bebum profissional.Até hoje não descobri o que fazer com meu certificado do ensino médio e muito menos com o do técnico.Virei bebum profissional...profi,meu senhor.
Com uma gargalhada gostosa se abaixa e começa a abrir a sua pasta.
-Olha a bomba! Olha a bomba! Vou lhe mostrar o que eu trago dentro desta pasta. Calma pessoal,é brincadeira,desculpem-me ! Sou muito brincalhão, mas não sou abusado!
Abre a pasta e para meu espanto lá dentro havia em torno de uma doze caixinhas de remédio, a maioria com tarja preta e uma garrafa pet pequena com um líquido cor de vinho. Havia documentos e papéis.Entre eles o certificado do ensino médio e do técnico que ele havia falado.
- O que é isto?
            - Senhor, isto é para que eu possa ficar feliz e se alguém não está feliz eu dou um destes comprimidos e pronto (grande gargalhada). Agora vou lhe mostrar a bomba.Aqui.Esta aqui é demais.
            Exibe uma garrafa pet cheia de vinho tinto e toma um gole.
- Esta faz esquecer que estudei para nada!Nada! Nada! Minha mãe é que me fez estudar e me levou no médico, pois eu era imperativo (outra gargalhada). Nada disso, eu sou bebum profi.Profi!
Aproxima-se o ônibus e ele rapidamente fecha a maleta. Dá um descoordenada corridinha.Entrando no ônibus vira-se e grita:
- Iluminado, fica com Deus! Olha a bomba! Olha a bomba!
Fiquei ali parado olhando o ônibus se afastar. O que leva uma pessoa a esta situação ? Como o espírito deste indivíduo vê este plano e a que veio, na verdade. Há culpados ? Quem?
Pensem nisto e tentem chegar a uma conclusão.

(Renato Hirtz - novembro 2011)

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário