FLÁVIA YURI
Stanislas Dehaene
"O
cientista condena o construtivismo como método de alfabetização e diz
como os estudos com cérebro podem ajudar disléxicos a ler.
Uma das tarefas
comuns da ciência é desvendar a complexidade por trás de atividades
aparentemente simples. O matemático e neurocientista francês Stanislas
Dehaene dedica-se a decifrar as mudanças cerebrais causadas pelo ato de
ler. Para ele, a leitura moldou o cérebro humano e preparou-o para
assimilar habilidades impossíveis de ser aprendidas por iletrados. Em
seu livro Os neurônios da leitura (Editora Penso, R$ 71), ele afirma que
o conhecimento do impacto da leitura no cérebro pode melhorar métodos
de alfabetização para crianças e dá exemplos de como esse conhecimento
tem auxiliado pessoas com dislexia. E mais: Dehaene diz que a pedagogia
do construtivismo, altamente disseminada no Brasil, pode ser ineficaz
para o ensino da leitura."
Leia mais em:
http://blogdoedsonjoel.blogspot.fr/2013/06/cientista-condena-o-construtivismo-como.html?spref=fb
Páginas
ESTE BLOG É NOSSO
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
"A neurociência deve ir para a sala de aula"
Postado por
Unknown
às
segunda-feira, agosto 18, 2014
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Alfabetização,
Aluno,
Ato de ler,
Conhecimento,
Construtivismno,
Dislexia,
Educação,
Ensino,
Leitura,
Neurociência,
Neurônios,
Pedagogia,
Professor,
Psicopedagogia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário