"A palavra formação significa ato, efeito ou modo de formar. Não há dúvida de que a maioria dos cursos de
formação de professores, bem ou mal, desenvolve ações ministrando conteúdos, buscando habilitar o professor para exercer a profissão docente. No entanto, são poucos os cursos que formam o professor para refletir sobre a questão mais profunda que se coloca para todo educador: como trabalhar os conteúdos no contexto escolar de forma que possa contribuir para que o aluno compreenda e explique o mundo em que vive? Tal questão, embora pareça simples, é bastante complexa e implica indagar: como o educador percebe o educando? Como o sujeito/ aluno assimila algo novo? De que forma o aluno se apropria dos novos conteúdos no contexto escolar? O que há de comum entre a apropriação dos novos conteúdos e a inteligência? Como o educador pode ensinar, contribuindo para a consolidação do conhecimento e para o desenvolvimento da inteligência do aluno? De que forma o educador deve se relacionar com os conteúdos, aperfeiçoando sua própria formação?" (Dr. Mário Sérgio Vasconcelos)
formação de professores, bem ou mal, desenvolve ações ministrando conteúdos, buscando habilitar o professor para exercer a profissão docente. No entanto, são poucos os cursos que formam o professor para refletir sobre a questão mais profunda que se coloca para todo educador: como trabalhar os conteúdos no contexto escolar de forma que possa contribuir para que o aluno compreenda e explique o mundo em que vive? Tal questão, embora pareça simples, é bastante complexa e implica indagar: como o educador percebe o educando? Como o sujeito/ aluno assimila algo novo? De que forma o aluno se apropria dos novos conteúdos no contexto escolar? O que há de comum entre a apropriação dos novos conteúdos e a inteligência? Como o educador pode ensinar, contribuindo para a consolidação do conhecimento e para o desenvolvimento da inteligência do aluno? De que forma o educador deve se relacionar com os conteúdos, aperfeiçoando sua própria formação?" (Dr. Mário Sérgio Vasconcelos)
Leia mais sobre o assunto:
http://www.escolainterativa.com.br/canais/20_encontros_tem/2007/cuiaba/Texto_cuiaba.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário