Todos estão
cientes de que a escola sobrecarregou-se de responsabilidades além de seus
primeiros objetivos originais. E sua resposta a estes novos encargos criou uma
onda de conflitos que estão requerendo uma retomada de conceitos básicos para
que haja um redirecionamento de funcionalidade que irá despender muito tempo, boa
vontade e readaptações profundas.
Ao longo do tempo a escola assumiu a
responsabilidade da educação num sentido amplo. Um processo muito complexo para
uma instituição de ensino,envolvendo diferentes contextos sócio-culturais
envoltos em uma gama muito grande de acontecimentos que na formação de um
indivíduo. Portanto,educação é algo muito mais abrangente e ultrapassa os
limites estabelecidos pelos muros de um estabelecimento de ensino. Educar, então,
não é função apenas da escola e não é sua responsabilidade a ausência de
educação. Na escola formamos o educando. Ali deve ocorrer o processo de
escolarização. Nela ocorre a instrumentalização para a formação do indivíduo
que vai ser instruído para seu desenvolvimento como ser pensante. O resultado
final, prioritariamente será a aquisição de conhecimentos. Além disto, e por
todo o contexto vivido pelo aluno dentro da escola na convivência com seus
pares, professores, funcionários e gestores educacionais ocorrerá sua formação
como pessoa. Entretanto, isto não seria prioridade da escola e sim ela deve
servir como uma complementação da educação que é a escolarização. O indivíduo
não se educa apenas na escola. Ela tem seu início muito antes da escolarização.
Volto
a repetir que a educação vai muito mais além do processo ensino-aprendizagem. Desde
o momento do nascimento a criança está em processo de educação. A convivência
familiar é parte deste caminho que só termina quando o indivíduo deixa de
existir. Naquela festinha de aniversário a meninada pode e deve ser educada para saber conviver em comunidade. Nós
nos instruímos na escola. Nela também nos educamos, mas nas atividades de uma
associação de bairro, na igreja, no estágio, na convivência em um clube, enfim,estamos
sempre nos educando. Aqueles que renegam regras estabelecidas de convivência
certamente serão chamados de sem educação ou tiveram uma educação deficiente. E
vejam que há aqueles que mesmo antes de estarem matriculados numa escola podem
ser considerados mal-educados. “Partindo do princípio que a educação abrange
todas as possibilidades educativas e acontece em diferentes contextos de
socialização no decurso da vida (interações familiares, dos grupos de pares, laborais,
associativas, políticas, culturais, escolares, a Internet, a mídia. No fundo, a
sociedade em geral) ela não deverá ser redutoramente confinada à Escola.” (Maura Mendes
-Investigadora do CIID - Centro Identidades e Diversidades. IPL).
Educação
não é sinônimo de escolarização. Tornou-se assim através dos tempos, e
principalmente no nosso país pelas circunstâncias que foram se acumulando historicamente
e que serve de tema para outro momento. "O educando é idealizado pela
ideologia vigente e, na prática, pretende-se enformá-lo pelo sistema educativo,
através da instituição formal que é considerada a escola" (Vieira, 1999:
349).
É na Escola
que parecem depositar-se as maiores esperanças sociais no que concerne à
formação dos indivíduos. Porém, "todas as aprendizagens inscritas no
decurso da vida de um indivíduo começam muito antes da entrada na escola"
(Vieira, 1999: 349) e muito depois da saída desta, e "as situações
educativas já não podem atualmente dizer respeito unicamente a um [?] professor
perante um grupo" (Mialaret, 1999: 16).
Obvio
que não se pode fugir da obrigação do professor transmitir conhecimento
(escolarizar) ao educando. Não se pode deixar de lado todas as questões
educacionais que envolvem toda a caminhada do educando, inclusive sua educação
escolar. O que não podemos é assumir solitariamente a Educação de uma criança, de
um jovem ou mesmo de um adulto respeitando suas diferenças em todos os aspectos
humanos. Precisamos é reverter esta máxima da educação escolar ser considerada
como o ambiente mais significativo e primordial onde o processo educativo
acontece. Ela não é a única instituição responsável pelos processos de formação
pessoal, pela formação das identidades, pela construção dos objetivos de vida
de cada um. Ela é um espaço entre outros tantos tão importantes quanto um educandário.
Enfim, a escola deve escolarizar sempre e co-participar da educação do
indivíduo. Num próximo momento trataremos como podemos agir na educação do
indivíduo. (Renato Hirtz – maio 2012)
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