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Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Debate - uma forma de intervir numa situação.


Sou bom ouvinte. E esta característica atraí pessoas que descarregam nos teus ouvidos todo o tipo de assunto. Não me faço de rogado. Tendo disponibilidade paro e escuto. Tudo que podemos ver, ouvir ou ler de uma forma ou de outra, por mais insólita que seja, no final adiciona alguma parcela de conhecimento. Acrescento a este poder de atração o fato de estar entrando na terceira idade e ter sido professor. Ainda há resquícios de respeito e credibilidade pela profissão.
            Caminhar em direção ao supermercado de meu bairro proporciona encontros com várias figuras. E num destes encontros falo com um cidadão que possui uma boa bagagem cultural. Depois de vários assuntos comentados argumento quanto à possibilidade de ele colocar em debate suas teorias sobre aquilo que achava correto até para chegar a uma avaliação de suas posições. Sugeri as redes sociais e os grupos de discussões específicos ou não, até porque é uma ferramenta interessante, pois amplia ou consolida nossas opiniões. O cidadão com um ar de incredulidade sorriu, fez um meneio e afirmou secamente que as redes sociais ainda não serviam para este fim e ainda tínhamos muito que crescer para as pessoas saberem o poder de informação e transformação que estes instrumentos de comunicação possuíam. Concordei que ainda estamos longe ou muito perto do fim de apenas “curtir” e “compartilhar”. Ainda é algo muito passivo, porém tínhamos que tentar.
            O que me passou pela cabeça logo depois das despedidas é que não há valor nenhum em termos conhecimento ou muito conhecimento sobre fatos, situações ou em áreas do conhecimento humano se houver passividade. Não há acréscimo se não soubermos ser eqüitativos entre o humor e a coisa séria. Qualquer assunto pode ser debatido e o fato de ser debatido torna-o conhecido por um grande número de pessoas. E quando cai no domínio público já ocorre uma forma de intervenção, pública. Na discussão ou no debate, como queiram, sempre encontraremos os radicais, os incrédulos, os chatos, os pernósticos, os soberbos e os que trazem conteúdo. Já estamos diante de uma vitória se todos estes elementos participarem de um debate sobre determinada questão. E ainda mais quando pudermos ter uma visão diferente da que possuímos ou acrescentarmos novos embasamentos a nossa avaliação. Todo este processo é uma forma de Educação. (Renato Hirtz – maio 2012)

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