Andréa Becker Narvaes (doutoranda) PPGE/ UFSM
Valeska Fortes de Oliveira (orientadora) PPGE/UFSM
"Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de tese. O objetivo deste texto é discutir a relação entre professores e alunos no contexto do ensino médio a partir da investigação realizada em uma escola pública estadual de um município de porte médio do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Desde sua origem oitocentista até meados do século XX, a relação professor/aluno se estabelecia fundada na certeza legítima sobre o lugar do professor e do aluno e sobre o modo de ensinar e de aprender. As recentes transformações na sociedade colocaram em questão a legitimidade de várias instituições, entre elas, a escola. A sala de aula também se torna um local de instabilidade; a relação professor/aluno está em questão. Enfrentamentos e incompreensões mútuas que parecem incorporadas às rotinas escolares em muitos lugares. A relação entre professores e alunos é considerada dinâmica central do funcionamento cotidiano da escolar e do exercício do trabalho docente. A abordagem de pesquisa adotada é a qualitativa, já que a intenção é descrever as variadas formas que as relações entre professores e alunos assumem no contexto escolar. Para tanto as técnicas de coleta de dados utilizadas são derivadas da entrevista: uma entrevista escrita com os docentes e o grupo focal com os alunos."
Leia o trabalho na íntegra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário