por Dulce Mesquita
"Os livros e cadernos, aos poucos, estão sendo substituídos por
tablets. O quadro negro, que depois ficou branco, agora é digital. As
aulas podem ser assistidas a distância. E a tarefa de casa pode ser feita numa
rede social. O que antes parecia coisa de filme futurista tornou-se
realidade.
A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, assim como
na educação. Antes de isso tudo tornar-se tão evidente, o filósofo francês
Pierre Lévy já defendia a teoria da inteligência coletiva e da
cibercultura. Para ele, estamos vivendo o início de uma transformação
cultural, em que a forma de construir o conhecimento é colaborativa. Lévy
explica que os educadores precisam mergulhar na cultura digital, para
compreender o universo dos estudantes. Além disso, ele salienta que os
professores devem usar as ferramentas virtuais em benefício da educação,
explorando suas singularidades e dando mais espaço para que os estudantes
participem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Durante o V
Congresso Internacional Conexão RCE (Rede Católica de Educação), realizado em
Brasília, o filósofo conversou com a revista Gestão Educacional sobre
as mudanças que precisam ser aplicadas na educação."
Leia mais em:
http://www.gestaoeducacional.com.br/index.php/reportagens/entrevistas/115-internet-e-escola-de-maos-dadas
Leia mais em:
http://www.gestaoeducacional.com.br/index.php/reportagens/entrevistas/115-internet-e-escola-de-maos-dadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário