Mônica Sparta e William B. Gomes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
"O objetivo
deste estudo foi investigar a importância atribuída pelos alunos do
ensino médio ao ingresso na educação superior. A amostra foi composta
por 659 alunos da terceira série do ensino médio de oito escolas
públicas (50,1%) e particulares (49,9%) da cidade de Porto Alegre (RS),
de ambos os sexos (54,8% de moças e 45,2% de rapazes) e com idades
entre 15 e 23 anos (M=16,8; DP=0,85). Os resultados indicaram que
86,2 % dos jovens pretendem prestar vestibular depois da conclusão do
ensino médio. Não foram encontradas diferenças significativas entre
sexos, mas foram encontradas diferenças significativas entre tipos de
escola (pública e particular) e nível de escolaridade parental
(fundamental, médio e superior). Os resultados confirmam a educação
superior como uma alternativa praticamente isolada para os alunos que
chegam ao final do ensino médio."
Leia o estudo completo acessando:
Nenhum comentário:
Postar um comentário