Cléofas Lima Alves de Freitas Júnior,
(UEPB)
"Novas perspectivas de ensino de história surgem na hodiernidade tendo por alicerce a complementação dinâmica proporcionada pelas novas tecnologias e um melhoramento no foco pedagógico com o fito de solidificar novas aprendizagens. Surgem, portanto, multifacetadas formas de se conjugar tecnologia com ensino, transformando a plasticidade da pedagogia até então empregada na educação. Uma análise sintética sobre as fontes, realizada dentro do âmbito da História Cultural e de suas ramificações revela a potência didática advinda de tal inter‐relação. Neste sentido, o foco das análises se dará em um período coetâneo à ascensão da cultura cibernética, ou seja, nas três últimas décadas; sendo arrolados os ensaios de Pierre Lévy, Tomaz Tadeu da Silva, e Carla Bassanezi Pinsky, além dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) em seu terceiro e quarto ciclo, dos quais avaliamos poder auxiliar com novas ferramentas o docente no contexto do ensino fundamental, haja vista o fino estudo traçado pelo primeiro em torno das multiplicidades dialógicas e suas possibilidades de inserção na sala de aula, além das alternativas sistemáticas apresentadas pelo último documento a fim de fornecer um norteamento didático vasto para o professor.
Desta forma, com todos estes subsídios, têm‐se novas oportunidades de implementação do ensino fundamental e sugestões de gradual renovação dos instrumentos do saber, inserindo‐se os equipamentos frutos da tecnologia no contexto escolar."
Desta forma, com todos estes subsídios, têm‐se novas oportunidades de implementação do ensino fundamental e sugestões de gradual renovação dos instrumentos do saber, inserindo‐se os equipamentos frutos da tecnologia no contexto escolar."
Veja o artigo por inteiro em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário