Davenport definiu na Harvard Business Review: «Conhecimento é
a informação combinada com a experiência, contexto, interpretação e reflexão. É
uma forma de alto valor de informação que está pronta a ser aplicada a decisões
e ações». Esta definição aponta desde logo para a distinção entre conhecimento
e informação, distinção crucial em termos econômicos. Com efeito, como afirma
Foray: «O Conhecimento é fundamentalmente uma questão de capacidades
cognitivas, enquanto a Informação reveste a forma de dados estruturados e
formatados que permanecem inertes e passivos até serem utilizados por alguém
com o Conhecimento necessário para os interpretar e processar». O significado
desta distinção torna-se mais claro se considerarmos a diferença entre as
condições que governam a reprodução do conhecimento e da informação. Com efeito
enquanto o custo da replicação da informação é nulo ou quase, o processo de
reprodução do conhecimento é muito mais complexo, já que as capacidades
cognitivas não são simples de articular de forma explícita, e de transferir
para outros. Na opinião de Foray a reprodução do conhecimento continua a
basear-se nas relações de mestre/aprendiz ou nos contactos interpessoais entre
membros da mesma profissão ou comunidade de práticas.
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