ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


terça-feira, 7 de abril de 2015

AS MENINAS LEVAM ESCOLA MAIS A SÉRIO DO QUE MENINOS

por Raphael Kapa

"Meninas estudam mais horas por semana do que meninos, investem maior parte de suas horas livres em leitura e, hoje, passam mais tempo na escola ao longo da vida. Já os garotos empregam com mais facilidade as fórmulas de matemática na sua realidade e demonstram doses maiores de autoconfiança, mas têm uma relação mais displiscente com a escola.
Todas essas são conclusões de um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla em inglês) de 2012. Segundo a pesquisa, no final das contas, meninas têm desempenho melhor. De acordo com os resultados nas provas do programa, 14% dos garotos não atingem o nível básico de aprendizado. Já entre as meninas, o número cai para 9%. No Brasil, o percentual de meninos com baixa pontuação nos testes é de mais de 45%, enquanto o de meninas é menor que 40%."

Leia mais: 


Fonte da imagem:

A tecnologia no auxilio ao tratamento de crianças com TDAH

by  Luciano Galdino – CEO Theorica e especialista em Informática aplicada à Educação.


"Muitas vezes, nos deparamos com crianças que logo temos a coragem de arriscar em dar o diagnóstico: “É uma criança hiperativa”. Mas antes de dizermos isso, é necessário que um médico especializado possa diagnosticar a existência do transtorno. Ao todo, são 21 sintomas que determinam o TDAH: nove relativos à desatenção, nove à hiperatividade e três à impulsividade. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, mais conhecido como hiperatividade ou DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) é um transtorno que atinge de 3 a 5% das crianças, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), e é um dos causadores da hiperatividade infantil na escola."

Saiba mais sobre o assunto acessando:

Fonte da imagem:

Como usar o notebook para fazer anotações mais eficientes em sala de aula

"Usar notebooks em sala de aula é uma maneira bastante eficiente e prática de se fazer anotações, mas deve ser usada com cautela, já que ter essa ferramenta sobre a carteira pode, no fim das contas, acabar causando distrações. Mas como se atualizar e usufruir das inúmeras possibilidades da tecnologia sem correr o risco de o tiro sair pela culatra? Pois neste artigo vamos indicar ferramentas e mostrar como usar o notebook em sala de aula para aumentar a produtividade."


Confira acessando:

Inatismo, empirismo e construtivismo

by Beatriz Santomauro

Três ideias sobre a aprendizagem

"Platão, Aristóteles e Jean Piaget pensaram em diferentes concepções sobre a aquisição dos conhecimentos. Conheça as bases de cada uma."


A era do conhecimento e seus novos desafios

by Jocelito André Salvador

"Creio que você, independentemente da sua área de atuação, deve ter se dado conta que nos últimos anos, nem falamos nas últimas décadas, a velocidade das mudanças, “no nosso mundo”, vem ocorrendo com muita força, não é mesmo?

Refiro-me em especial à quantidade de informações e possibilidades de geração de conhecimento, ou não, que temos a nossa disposição através do advento da internet e a sua popularização através das ferramentas a nós disponibilizadas pela TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). "

Procure saber mais sobre o assunto em: