ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dislexia - Falha de conexão entre partes do cérebro

 
"O pesquisador Bart Boets, da Universidade de Lovaina, na Bélgica, estudou o funcionamento do cérebro de 22 adultos saudáveis e 23 disléxicos por ressonância magnética. Os cientistas utilizaram duas técnicas para tentar mapear as principais diferenças entre as funções dos nervos cerebrais nos dois grupos enquanto respondiam a alguns estímulos de fala."
 
 
 
Leia mais em:  

Síndromes e Doenças

Observação:

"Um Laifi pode ser desde uma simples imagem até uma história detalhada e ilustrada. Na era da Informática, nada melhor do que expor o conteúdo aos alunos de forma didática e interativa, utilizando o Laifi. A ferramenta é gratuita, fácil de usar e permite que os professores organizem os seus conteúdos de maneira gráfica e esquematizada, como se fosse uma enciclopédia visual.
A vida é feita de histórias. A cada instante, novas informações e acontecimentos estão surgindo e passando a fazer parte da vida de quem os presencia. Registrar o que acontece na sua vida e no mundo de forma ilustrada e interativa torna-se possível no Laifi.
Assim, as pessoas podem utilizar imagens, vídeos e textos para construírem juntas as histórias dos momentos que vivenciaram: uma festa de aniversário, um show, um evento esportivo, etc. Também é possível registrar informações sobre acontecimentos históricos, explicar conteúdos didáticos, retratar a vida de celebridades, bandas, times de futebol e muito mais."(http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=3776&idC=65361#)

No link abaixo você encontrará um laifi muito interessante sobre Síndrome e Doenças. Este recurso poderá ser usado em aulas de Biologia e outras disciplinas afins com resultados positivos e muito esclarecedores. 


REFLEXÕES SOBRE A BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA E NAS LICENCIATURAS

By
André Barcellos Carlos de Souza
" Na reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano, e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico, uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações políticas
relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas."
Veja mais em:

EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

By JANE GERALDA FERREIRA SANTANA

"... A análise dos dados permitiu pressupor, dentre outros itens, que o tema água é abordado na instituição em estreita relação com os conhecimentos específicos de cada disciplina, com pouca valorização dos aspectos sociais, econômicos e culturais que deveriam estar associados ao tema. Quanto aos educandos, foram investigados a concepção de uso sustentável da água, suas visões a respeito da água de consumo da escola e o tratamento do tema nas disciplinas que compõem os cursos e, por fim, alguns de seus hábitos de consumo. Na visão dos alunos, os principais problemas relacionados à água do IF Baiano – Campus Guanambi/BA foram: o gosto salobro, a escassez e o desperdício, sendo que estes aspectos praticamente não são discutidos pelas disciplinas de seus cursos. Isso contribuiu para que o aluno considerasse pouco significativa a participação dos conhecimentos adquiridos no Instituto no desenvolvimento de uma consciência para o uso mais eficiente da água, consciência esta nem sempre verificada quando analisados os hábitos de consumo dos estudantes."

Leia o trabalho na sua totalidade acessando:
http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/dissertacao/Jane%20Geralda%20Ferreira%20Santana.pdf

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Novas práticas no ensino de Geografia

"É a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem que o presente artigo está fundamentado, particularmente, no que diz respeito à adoção de novas metodologias no ensino de disciplinas escolares, no caso, analisa se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Hoje eu vou à Escola! É um artigo resultado de um projeto de pesquisa, em que foram tecidas discussões apoiadas em uma experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). É por meio desta, que o acadêmico na figura de estagiário defronta se com a realidade do espaço escolar nas suas mais diversas manifestações (educativa, cultural, plural, etc.), e inserido nessa existência busca por meio de diálogos e práticas promover aos estudantes uma relação de permuta (aluno-aluno/professor-aluno), seja sobre os conhecimentos geográficos ou na construção de novas práticas ou metodologias (Recursos Didáticos) no ensino de Geografia."
Ronaldo Mendes Lourenço

Saiba mais acessando:

METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

"Este trabalho apresenta resultados parciais de um a pesquisa que vem sendo desenvolvida há 05 anos no Curso de Licenciatura em Matemática – Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PEF PEB), nos Municípios de Rio Branco e Senador Guiomard, pela Universidade Federal do Acre.
Nesse Programa, trabalhou-se com a disciplina Oficina de Matemática e verificou-se a necessidade de criação de novas metodologias de ensino para a matemática, no intuito de despertar nos professores e alunos dos níveis de ensino fundamental e médio, o raciocínio lógico, a criatividade e o interesse pela disciplina, de forma dinâmica e participativa."

Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra
Salete Maria Chalub Bandeira
 
Veja o trabalho na íntegra em:

Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química

"Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência." 
José Ossian Gadelha de Lima


Leia o trabalho acessando:

Retorno às aulas

Excelente retorno às aulas equipe diretiva, professores, funcionários de escola, alunos, pais ou responsáveis.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Jogos de Ciências e Biologia

Aprender de um jeito descontraído, motivando o aluno a interpretar fenômenos da natureza e relacionados aos seres vivos, assim como interpretar de forma lúdica os conteúdos é o que se propõe este site.


Veja outras informações em:


Software 'poupa' rãs nas aulas práticas

"As 20 rãs que morreriam a cada ano nas aulas práticas de fisiologia e bioquímica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem respirar aliviadas. Para poupar os anfíbios de serem dissecados por alunos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física, o biólogo Francisco Cubo Neto, desenvolveu um software didático que se mostrou mais eficaz que o corpo dos animais para avaliar os reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica."

Veja na íntegra a reportagem acessando:


Fonte da imagem:

Amazonas vai se transformar em emissor de CO2, indica estudo

"A bacia amazônica deixará de resfriar a atmosfera e se transformará em mais uma fonte de emissão de dióxido de carbono (CO2) se as alterações climáticas, como os extremos nas precipitações, continuarem, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica Nature."

Leia o artigo por completo em:

Fonte da imagem:

Muito Obrigado !


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Biologia sintética

O redesenho da vida existente e a criação de novas formas de vida 

"... Por sua vez, Antonio Diéguez-Lucena, coordenador do departamento de Filosofia da Universidad de Málaga, na Espanha, defende que é preciso ponderar com cautela os riscos que envolvem a criação de vida sintética, e não se ater à velha discussão de “brincar de Deus”. A grande discussão seria a da redução da natureza a um mero objeto..."

Veja a temática  XIV Simpósio Internacional IHU a ser realizado em outubro de 2014 em:

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/524653-biologia-sintetica-o-redesenho-da-vida-existente-e-a-criacao-de-novas-formas-de-vida

Fonte da imagem:  http://novaciencia.tumblr.com/post/32781246707/convencao-da-biodiversidade-biologia-sintetica-na-mesa 

Os distúrbios de aprendizagem e os distúrbios específicos de leitura e da escrita

 "Um número muito elevado de crianças tem sido apontado como apresentando dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente da língua escrita (ZORZI, 2000). Porém, esta situação não se restringe à realidade brasileira, apresentando-se como um grande problema para os educadores de todo o mundo. Mesmo em países mais desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos, estima-se que, no mínimo, 20 a 30% dos jovens estudantes têm dificuldades acima da média para tal aprendizagem (LYON, 1999)."

Leia o trabalho de Jaime Luiz Zorzi (CEFAC) acessando:



Fonte da imagem:

LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER

COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL
Carlo Schmidt - UFSM
Cristiane Kubaski – UFSM


"Este artigo tem como objetivo oferecer uma análise da comunicação de um aluno com Síndrome de Asperger a partir das teorias cognitivas utilizadas para a compreensão dos déficits nos Transtornos Globais do Desenvolvimento, sendo elas a Teoria da Mente e a Teoria da Coerência Central. A primeira entende que as dificuldades na comunicação derivam das falhas em atribuir estados mentais aos outros, e dessa forma não conseguindo prever adequadamente seus comportamentos. Já a segunda entende que o processo subliminar a essas falhas está na tendência em processar as informações e integrá-las em um todo coerente. Foram utilizadas vinhetas da fala desse aluno como base para o entendimento dos processos cognitivos subjacentes. Conclui-se que as especificidades da comunicação de alunos com Transtornos do Espectro do Autismo podem ser compreendidas não como déficits, mas como diferenças, constituindo um estilo cognitivo diferenciado."

Leia o trabalho dos autores por completo em:

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA

COMO ALUNOS E PROFESSORES CARACTERIZAM A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA? 
  
MARILIS DE LARA 


"Neste trabalho são abordados aspectos da prática educativa no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, particularmente a relação entreteoria e prática segundo o que dizem os professores e os alunos. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se nos estudos de Alves (2005), Cunha (2004), Marx e Engels (1979), Kuenzer (1999; 2002), Pistrak (1981), Vasquez (1977)e Veiga (2000). Os objetivos da pesquisa consistem em: analisar a relação teoria-prática na prática educativa no curso Técnico em Agropecuária Integrado; caracterizar a organização e os conteúdos das disciplinas de Agroecologia, Criações, Culturas e Horticultura, e identificar qual a compreensão dos alunos e professores sobre a relação teoria-prática nas disciplinas. Através de questionários, entrevistas e observações durante as aulas, foram obtidos dados sobre as concepções da relação teoria-prática, técnica de ensino e a organização das referidas disciplinas. Na compreensão dos alunos, teoria-prática são importantes e valorizadas; afirmam que a teoria vincula-se aos fundamentos recebidos em sala de aula e a prática vincula-se a ação realizada fora dela. Na perspectiva dos professores, percebe-se a concepção de uma prática que, ultrapassando a visão utilitária, gera a de unida de, que articula teoria-prática em sua prática educativa." 
Leia o trabalho por completo em:
Fonte da imagem:

Transtornos Emocionais na Escola

"Dentro da sala de aula há situações psíquicas significativas, nas quais os professores podem atuar tanto beneficamente quanto, consciente ou inconscientemente, agravando condições emocionais problemáticas dos alunos. Os alunos podem trazer consigo um conjunto de situações emocionais intrínsecas ou extrínsecas, ou seja, podem trazer para escola alguns problemas de sua própria constituição emocional (ou personalidade) e, extrinsecamente, podem apresentar as conseqüências emocionais de suas vivências sociais e familiares."

Leia na íntegra este e outros artigos interessantes acessando:
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=127 
 
 

Escolarização dos alunos com transtornos funcionais específicos

 By Vicente Martins
Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA),em Sobral, Estado do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1996). Atua, principalmente, nos seguintes temas: dislexia e suas disfunções correlatas (disgrafia e disortografia), lingüística, língua portuguesa, formação de professores, políticas educacionais, educação especial, legislação educacional.


"O que devemos entender por leitura ou alfabetização em leitura? Afinal, o que é dislexia? Devemos entender a alfabetização em leitura como uma habilidade adquirida (portanto não é inata) pela criança, em idade escolar, de decifrar signos gráficos (letras, diacríticos, sinais de pontuação, números etc.) que traduzem a linguagem oral. A alfabetização em leitura é a primeira fase de acesso ao código ao léxico. Nos anos 80, fala-se, no campo pedagógico, em letramento como um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. Para as crianças que não tendo desenvolvido a habilidade de decodificar textos escritos, podem ser letradas no sentido da fazer uso social dos textos escritos (anúncios, panfletos etc )."

Leia o trabalho completo em:
http://www.profala.com/arteducesp158.pdf