ESTE BLOG É NOSSO



Este blog tem como marco referencial a Educação.
O objetivo é ser uma fonte de informação,atualização,dicas,ponto de partida para consultas, reflexões, comentários, colaborações, histórias e causos que giram em torno do ensino, da aprendizagem, de toda a sua dinâmica e de fatos correlatos que influenciam todo este processo de alguma forma.


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto Festa Junina

"Nessa data comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de um povo e passa ser concreto."



Neste site o professor(a) terá a oportunidade de conhecer o Projeto Festa Junina elaborado pela equipe do PPD ( Projetos Pedagógicos Dinâmicos) onde toda a escola se vê envolvida. Além de todo o roteiro do projeto há sugestões de várias atividades que podem ser desenvolvidas para inc entivar a participação de todos.


O projeto é de criação da Profª. Sheila Blasques.
http://sheilacriia.blogspot.com/

Atividades e material para trabalhar as Festas juninas

"Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc."

Nesta página o professor(a) irá encontrar conteúdo interessante sobre a origem da fogueira, as músicas, os doces característicos, as brincadeiras e material para atividades em sala de aula.

Acesse:
 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atividades para festa junina!

    
      Neste blog o professor irá encontrar diversas atividades para incrementar suas aulas para desenvolver o assunto FESTA JUNINA.
     Histórias, desenhos para colorir, cruzadinhas, caça-palavras, ...

Acesse:
http://reridamaria.blogspot.com.br/2012/05/atividades-para-festa-junina.html

Festa Junina–Sua História e Tradição no Mundo e no Brasil

"Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário Juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João"."

Veja o artigo por completo, atividades e outras sugestões de atividades em sala de aula acessando:
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2013/04/festa-juninasua-historia-e-tradicao-no_20.html 


Fonte da imagem:
http://www.portalescolar.net/2012/05/festa-junina-origem-brincadeiras-jogos.html

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Divertindo-se com a matemática 2



Matemática e Poesia

Descartes colocou tudo nos eixos,
Cupido enviou os vectores,
E no quadriculado, de mãos dadas,
Ficaram a Geometria e a Álgebra.

O mar para atravessar,
O Universo para descobrir,
As pirâmides para medir.
Tudo existia, menos a Trigonometria.
Construíram-se triângulos,
Mediram-se ângulos,
Fizeram-se cálculos e
Quem sonharia que à Lua se iria?

Flor, fruto, flor, fruto, flor...
Sucessão da natureza.
Dois, quatro, seis, oito...
Sucessão de Matemática.
Quem gosta de Matemática
Tem de gostar da Natureza.
Quem gosta da Natureza
Aprenderá a gostar da Matemática.

O chá arrefece com o tempo,
As plantas florescem com o tempo,
A Matemática aprende-se com o tempo,
A vida vive-se com o tempo.
O que é que não é função do tempo?

Com um duplo cone e um serrote
Apolónio mostrou ao mundo
Elipses, hipérboles e parábolas.
Eram formas tão perfeitas,
Que na Matemática
Já tinham uma equação.
A sua beleza e harmonia
Levaram-nos do plano para o espaço
E também de Apolónio ao nosso dia-a-dia.

Quanto tempo gastou Arquimedes
Para desenhar rectângulos e rectângulos
Cada vez de menor base,
Até chegar à área de uma curva?
Arquimedes, Arquimedes,
Que paciência a tua.
Mas mostraste ao mundo
Que a Matemática ensina
Não a dizer: não sei
Mas a dizer: ainda não sei.

Trigonometria, Álgebra e Geometria,
Tudo junto para complicar.
Mas as relações são tão interessantes
Que até dá gosto estudar.

Matemática, Matemática
Para que serves tu?
Para dar força e autoconfiança
A quem te consegue tratar por tu.

Autor Desconhecido

Divertindo-se com a matemática 1


Resolução de equações

Uma equação é fogo para se resolver
é igualdade difícil e de grande porte
é necessário saber todas as regras
e ter até uma boa dose de sorte.

A primeira coisa a ter em conta
quando se olha uma equação
é ver se tem parênteses,
é que umas têm outras não.

Se tiver, é por ai que tudo deve começar.
Sinal "+" antes: fica tudo igual.
Mas tudo o que vem a seguir se deve trocar
se antes do parênteses o "-" for o sinal.

A seguir...alerta com os denominadores!
Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.
Os sinais negativos antes de fracções
são degraus onde podem tropeçar.

É preciso não esquecer nenhum sinal
e estar atento ao coeficiente maroto
e se um termo não interessa de um lado
muda-se o sinal e passa-se para o outro.

Quando a incógnita estiver sozinha
podemos então dar a tarefa por finda. E então,
sem nunca esquecer o que foi feito
escreve-se o conjunto solução.

Fonte:

Germina - Revista de Literatura e Arte

Na realidade é uma revista digital onde o professor ou aluno encontrará contos, livros on-line, artigos sobre literatura, notícias e eventos literários, trabalhos de inúmeros autores da literatura e arte.


Um site bem organizado e rico em conteúdo com uma boa dose de bom gosto.

Acesse:
http://www.germinaliteratura.com.br/index1.htm

(Obs.: clique nos pontihos vermelhos para acessar as páginas e no rádio para ouvir boa música)


Alfabetização


"A literacia está no centro da educação básica para todos e é essencial para a erradicação da pobreza, igualdade de género, saúde materna, redução da mortalidade infantil, desenvolvimento sustentável, paz e democracia."
Neste site encontraremos vários infográficos sobre educação, saúde, desenvolvimento sustentável e outras áreas afins muito com um layout de fácil assimilação servindo de fonte para reflexões, estudos e debates.
Acesse o site:
http://visual.ly/literacia-no-mundo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Como Fazer uma Redação

"Diferentemente da redação dissertativa, onde o argumento predomina, a redação narrativa tem como principal característica o conjunto de ações. Na narração, precisa-se distinguir e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo."


    Nesta página o aluno ou o professor também  irá encontrar orientações bem claras para evitar erros com os falsos sinônimos que utilizamos em nossas redações.

Veja estas e outras informações acessando:


Fonte da imagem:

A educação em tempos do Twitter

Especialista em projetos de mudança na educação presencial e a distância
Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp 

     "Com todos os recursos móveis e em rede, muitas questões nos desafiam como educadores. "

Leia as reflexões e alternativas do autor acessando:

Biologia - consulta a vários conteúdos

    Na página há diversos conteúdos para consulta bibliográfica dos alunos ou preparação de aulas.
    Entre os conteúdos:
Gimnospermas e angiospermas: Uma história de sucesso vegetal
Crustáceos: Os senhores do mar 
Caranguejeiras: Maiores aranhas da terra provocam medo e admiração
Sistema urinário: Conjunto de órgãos filtra o sangue e elimina toxinas
Interação gênica: Entenda como ocorre a interação de genes não alelos
Briófitas: Conheça os vegetais mais antigos do mundo 

Operações Matemáticas

     Site interessante para ser usado em aulas na sala de informática para complementação de conteúdo com as 4 operações.
     As operações são voltadas para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
     O aluno tem 3 chances de dar o resulado do exercício matemático.

     Na página existe outras alternativas para busca de conteúdos de outras disciplinas.

Acesse:
http://educacao.uol.com.br/operacoes-matematicas/ensino-fundamental.jhtm

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALGUMAS QUESTÕES EDUCACIONAIS

"As teorias não críticas, por alguns denominadas de concepções redentoras de educação ou de otimismo pedagógico, ou, ainda, de otimismo ingênuo, concebem a educação com grande margem de autonomia em relação à sociedade e, portanto, procuram entender a educação por ela mesma. A sociedade é vista como um todo harmonioso e que pode apresentar alguns "desvios" _ desvios estes que devem ser corrigidos pela educação. Assim é, que a marginalidade é percebida como um desses desvios. A escola, por exemplo, surge destro desta perspectiva para "redimir" os marginais, para equalizar as oportunidades sociais, enfim, para resolver os problemas da sociedade. A educação tem aqui um caráter supra-social, isto é, não está ligada a qualquer classe social específica, mas serve indistintamente a todas. " (Ausônia Donato)


Aprofunde o conhecimento sobre o assunto acessando:
http://www.obore.com/acontece/textos_especiais_em_torno_de_algumas.asp

Ensinar para a autonomia

"É preciso que o professor valorize e respeite os conhecimentos empíricos trazidos pelos alunos, pois é inevitável que esses façam parte do processo de aprendizagem. O conhecimento se dá traduzindo-se o que se aprende com o que já se conhece. Um novo saber se constrói em fusão com um conhecimento pré-existente."
(Suzana Ziareski)



Leia o artigo completo em:



Fonte da imagem: